Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.
Documento de arquivo é aquele que se torna útil à entidade ou à pessoa que o reuniu graças a seu conteúdo informativo único, fortemente ancorado nos assuntos substanciais, identificados por meio da análise documentária e organizados em sistemas de informações, os quais são ferramenta utilizada nos processos decisórios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens abaixo, relativos aos arquivos no âmbito da gestão da informação.
I Os arquivos não podem, por suas características específicas, ser tratados como recurso informacional primário da organização.
II O acesso rápido e eficiente é incompatível com a manutenção da qualidade da informação.
III O arquivo é uma fonte privilegiada, pois registra, prova, testemunha e fala sobre as funções e atividades desenvolvidas pela organização.
IV O arquivo é um recurso estratégico, pois é uma fonte de informação para a tomada de decisão, para a garantia de direitos e deveres e para a produção de novas informações.
Estão certos apenas os itens
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.
O estabelecimento de definição e legislação acerca da política nacional de arquivos públicos e privados é atribuição do Chefe da Casa Civil da Presidência da República. Para subsidiar suas decisões, foi criado o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), vinculado à Casa Civil, sendo uma de suas finalidades propor àquela instância as medidas necessárias ao aperfeiçoamento da política nacional de arquivos.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao conceito de fundo de arquivo.
I O fundo abarca documentos gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas necessários à sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justifiquem a sua existência.
II Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, não podendo seus componentes ser separados.
III O fator norteador da constituição do fundo é o órgão produtor, a origem do documento, o que ele representa no momento de sua criação.
Assinale a opção correta.
Nenhum item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O conceito de arquivo vem sendo moldado há muitos anos. O mais antigo manual de arquivística, o Manual de Arranjo e Descrição dos arquivistas holandeses, publicado em 1898, conceituou arquivo como "o conjunto de documentos escritos, desenhos e material impresso, recebidos ou produzidos oficialmente por determinado órgão administrativo ou por um de seus funcionários, na medida em que tais documentos se destinavam a permanecer na custódia deste órgão ou funcionário".
As mudanças do conceito de arquivo a partir das primeiras décadas do século XX não incluem o(a)
uso, cada vez maior, dos diversos suportes materiais.
superação da idéia de que os arquivos constituem conjuntos de documentos destinados a permanecer sob custódia permanente das instituições arquivísticas.
abandono da noção de que os arquivos podem ser formados também por documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas.
consenso de que os arquivos podem ser constituídos por documentos acumulados pelas entidades privadas.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.
Um dos princípios fundamentais da arquivologia é o da unicidade, segundo o qual, nos arquivos, devem ser preservados documentos únicos, eivados de valor jurídicoadministrativo, em um primeiro momento, ou de valor histórico-informativo, posteriormente. Assim, não devem ser minutas, cópias ou exemplares múltiplos, uma vez que seu conteúdo é repetido, independentemente de cumprirem diferentes funções nos trâmites administrativos.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
RONDINELLI (2004) diz que, exatamente como os documentos arquivísticos convencionais, os eletrônicos se constituem em elementos que podem ser identificados e avaliados por meio da análise diplomática. Assinale a alternativa que contém esses elementos.
Nome e endereço do autor – Modo de transmissão – Relação orgânica – Suporte – Assunto – Tipo de arquivo.
Suporte – Conteúdo – Forma – Ação – Pessoas – Relação orgânica – Contexto.
Data do documento – Conteúdo – Tipo de arquivo – Metadados – Contexto.
Autor – Título – Assunto – Data e hora do recebimento – Modo de transmissão – Número de anexos – Suporte.
Autor – Título – Assunto – Tipo de arquivo – Data do documento.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No Brasil, a definição de gestão de documentos encontrou sua melhor expressão no texto da Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Acerca da gestão de documentos, assinale a opção correta.
Os documentos com valor secundário são os principais objetos tratados pela gestão de documentos.
A gestão de documentos foi um conceito elaborado na administração e, posteriormente, apropriado pela arquivística.
A gestão de documentos não prevê uma intervenção na gestão dos documentos eletrônicos.
O principal objetivo da gestão de documentos é a eliminação de documentos acumulados pela atividade-meio das organizações.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.
ma das competências do CONARQ é, na condição de orgão central e normatizador do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), estabelecer diretrizes para o seu funcionamento, promovendo inter-relacionamento, intercâmbio e integração entre arquivos públicos e privados.
A Norma Internacional de Descrição Arquivística ISAD(G) tem como objetivo padronizar a descrição de documentos arquivísticos por meio de uma estruturação multinível, que vai do geral para o particular. Ela define campos específicos, agrupados em grandes áreas. Assinale a opção que corresponde a uma das grandes áreas propostas pela referida norma.
prazo de guarda
controle de autoridade
conteúdo e estrutura
acesso e utilização
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...