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Considere o documento abaixo para responder às questões de números 46 e 47.
O documento transcrito pode ser identificado, quanto à tipologia, como
compromisso, isto é, conjunto de normas que regem as finalidades, funcionamento, direitos e obrigações de uma entidade privada.
despacho, isto é, decisão proferida por autoridade em autos ou papéis administrativos, sobre assunto de sua competência.
precatório, isto é, documento pelo qual a autoridade judiciária ou fazendária emite ordem relativa à apreensão de bens.
assento, isto é, registro de compromisso feito a partir de declaração ou de cópia certificada de um ato.
aviso, isto é, veículo pelo qual certos ministros e secretários de Estado transmitiam a outros secretários ou a presidentes de tribunais ordens régias, expedidas em nome do soberano.
Considere o documento abaixo para responder às questões de números 46 e 47.
Quanto ao órgão que o produziu, trata-se
da Marinha.
da Câmara de Lisboa.
da Praça Comercial.
do Conselho da Fazenda.
da Alfândega.
Do ponto de vista diplomático, são estágios de preparação e transmissão de documentos
original e cópia.
manuscrito e impresso.
processo e dossiê.
forma e conteúdo.
identificação e disseminação.
Nos arquivos permanentes, o potencial informativo dos documentos
é inversamente proporcional ao seu grau de sigilo.
extrapola as razões pelas quais foram acumulados.
depende de sua vigência jurídico-administrativa.
equivale ao que lhes permite o valor primário.
não favorece a pesquisa retrospectiva.
O princípio arquivístico da organicidade baseia-se na relação entre
as atividades-fim e as atividades-meio.
as atividades da instituição e as de entidades congêneres.
os documentos e as atividades da instituição.
os originais e as cópias dos documentos.
os documentos e os assuntos tratados.
Um plano de classificação deve basear-se
nos gêneros documentais, formatos e suportes.
no conteúdo informacional dos documentos que integram as diferentes séries.
no grau de sigilo e no período de vigência dos documentos.
nas classes ou assuntos dos documentos de interesse histórico.
na estrutura, funções e atividades das instituições de origem dos documentos.
Quando se suprime a unidade produtora de documentos tem-se um fundo
eliminado.
protocolado.
fechado.
sob custódia.
contínuo.
A identificação dos fundos é tarefa que requer, previamente, o conhecimento
do levantamento do potencial informativo dos documentos acumulados.
da disposição dos documentos no interior das diferentes séries.
dos métodos de classificação empregados pelos órgãos produtores.
das determinações estabelecidas na tabela de temporalidade.
da estrutura organizacional e do funcionamento das instituições.
Notação, em Arquivística, equivale
ao registro do documento em arquivo notarial.
ao código de localização dos documentos no acervo.
à reunião de dois processos sobre o mesmo assunto.
à anotação sobre a adequada tramitação dos processos.
à complementação do registro de entrada no protocolo.
A norma ISAD(G) estabelece, para a descrição arquivística,
avaliação, seleção e descarte.
autor, título e data.
contexto, conteúdo e estrutura.
análise, síntese e difusão.
tramitação, transferência e recolhimento.
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