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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda de documentos de arquivo. Esse conceito corresponde a
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
A avaliação em arquivos é uma metodologia que se caracteriza pela:
análise e seleção de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando apenas seu valor primário.
descrição e higienização e acondicionamento de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização e análise de documentos de arquivos, identificando seu valor secundário.
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Compete ao arquivo elaborar o regulamento da sala de consultas, estabelecendo as categorias de usuários que terão acesso ao acervo e como os documentos devem ser consultados. A definição destas estratégias para o funcionamento do arquivo se refere a uma política de:
informação do acervo.
restrição aos documentos.
uso dos documentos.
conservação do acervo.
acesso aos documentos.
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Na implantação de sistemas de arquivos, a estruturação do arquivo intermediário apresenta a dupla vantagem de:
centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações evitando um recolhimento descontrolado e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.
centralizar e administrar os documentos que perderam a sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.
centralizar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma avaliação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de organização dos documentos.
centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação controlada e permitindo uma verdadeira política de recolhimento dos documentos.
descentralizar e controlar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de produção de documentos.
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Sobre a avaliação de documentos é CORRETO afirmar que:
I- Avaliar significa atribuir valores e definir prazos de guarda para os documentos, independente de seu suporte material, contribuindo para a racionalização dos arquivos.
II- O único objetivo da avaliação é reduzir a massa documental acumulada nos arquivos.
III- Para avaliar um conjunto de documentos é necessário instituir uma comissão, integrada unicamente por um arquivista, uma autoridade administrativa de nível superior e um profissional da área jurídica.
IV- A avaliação é um processo que incide sobre séries documentais e nunca sobre documentos isolados.
apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
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Os dois instrumentos básicos utilizados no procedimento da eliminação de documentos chamam-se:
Lista de eliminação e guia.
Tabela de temporalidade e lista de eliminação.
Lista de eliminação e inventário.
Tabela de temporalidade e inventário
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Na metodologia da organização de arquivos, o símbolo apresentado na forma de números ou letras ou de maneira combinada, que é utilizado como elemento de identificação das unidades de arquivamento, para a localização de fundos e séries de documentos dentro do acervo, denomina-se:
Índice.
Dossiê
Guia-fora.
Protocolo.
Notação.
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O arquivo corrente é constituído de documentos freqüentemente consultados para tomada de decisões das administrações. Segundo Marilena Leite Paes (Arquivo, teoria e prática, 2002:54), no cumprimento de sua função, muitas vezes responde ainda pelas atividades de protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo/consulta e destinação dos documentos, razão pela qual encontra-se na estrutura organizacional das instituições a designação de órgão de Protocolo e Arquivo, ou outra similar. Baseado nesta afirmativa assinale a alternativa correta.
A análise e avaliação dos documentos ocorrem na fase de empréstimo e consulta.
O arquivamento dos documentos não ocorre na rotina da expedição.
A análise e avaliação dos documentos ocorrem no protocolo.
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No Brasil, os dispositivos expressos na Constituição de 1988, onde se afirma que "cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem" (art. 216, parag. 2), oferecem os fundamentos necessários para dotar o país de uma legislação arquivística. A citada Lei 8.159/1991 possui características marcadamente conceituais, definindo no artigo 3º a gestão de documentos, como um conjunto de procedimentos que se referem à:
produção, tramitação e arquivamento de documentos em fase corrente, visando a sua eliminação e recolhimento para guarda permanente.
produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, intermediária e permanente.
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A modernização das instituições arquivísticas brasileiras depende, em boa medida, de investimentos captados em agências de fomento, nacionais e internacionais, que patrocinam projetos na área dos arquivos. Assinale a alternativa ERRADA sobre as características que devem apresentar um tal projeto.
A linguagem utilizada na redação deve estar adequada ao público a que se destina.
Deve atender a uma demanda verdadeira, com um orçamento real e ser administrado por um profissional qualificado.
Deve haver interesses mútuos nas parcerias propostas.
O que importa é a competência da equipe executora, mesmo que o coordenador do projeto não comprove experiência na área.
Deve garantir transparência no uso dos recursos utilizados.
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