Questões de Arquivologia do ano 2006

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Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda de documentos de arquivo. Esse conceito corresponde a

  • A. Termo de Eliminação.
  • B. Tabela de Temporalidade.
  • C. Listagem de Transferência.
  • D. Termo de Recolhimento.
  • E. Tabela de Equivalência.

A avaliação em arquivos é uma metodologia que se caracteriza pela:

  • A.

    análise e seleção de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.

  • B.

    descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando apenas seu valor primário.

  • C.

    descrição e higienização e acondicionamento de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.

  • D.

    descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.

  • E.

    descrição e higienização e análise de documentos de arquivos, identificando seu valor secundário.

Compete ao arquivo elaborar o regulamento da sala de consultas, estabelecendo as categorias de usuários que terão acesso ao acervo e como os documentos devem ser consultados. A definição destas estratégias para o funcionamento do arquivo se refere a uma política de:

  • A.

    informação do acervo.

  • B.

    restrição aos documentos.

  • C.

    uso dos documentos.

  • D.

    conservação do acervo.

  • E.

    acesso aos documentos.

Na implantação de sistemas de arquivos, a estruturação do arquivo intermediário apresenta a dupla vantagem de:

  • A.

    centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações evitando um recolhimento descontrolado e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.

  • B.

    centralizar e administrar os documentos que perderam a sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.

  • C.

    centralizar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma avaliação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de organização dos documentos.

  • D.

    centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação controlada e permitindo uma verdadeira política de recolhimento dos documentos.

  • E.

    descentralizar e controlar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de produção de documentos.

Sobre a avaliação de documentos é CORRETO afirmar que:

I- Avaliar significa atribuir valores e definir prazos de guarda para os documentos, independente de seu suporte material, contribuindo para a racionalização dos arquivos.

II- O único objetivo da avaliação é reduzir a massa documental acumulada nos arquivos.

III- Para avaliar um conjunto de documentos é necessário instituir uma comissão, integrada unicamente por um arquivista, uma autoridade administrativa de nível superior e um profissional da área jurídica.

 IV- A avaliação é um processo que incide sobre séries documentais e nunca sobre documentos isolados.

  • A.

    apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

  • B. apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
  • C.

    as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

  • D.

    apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.

  • E.

    as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Os dois instrumentos básicos utilizados no procedimento da eliminação de documentos chamam-se:

  • A.

    Lista de eliminação e guia.

  • B.

    Tabela de temporalidade e lista de eliminação.

  • C.

    Lista de eliminação e inventário.

  • D. Guia e inventário.
  • E.

    Tabela de temporalidade e inventário

Na metodologia da organização de arquivos, o símbolo apresentado na forma de números ou letras ou de maneira combinada, que é utilizado como elemento de identificação das unidades de arquivamento, para a localização de fundos e séries de documentos dentro do acervo, denomina-se:

  • A.

    Índice.

  • B.

    Dossiê

  • C.

    Guia-fora.

  • D.

    Protocolo.

  • E.

    Notação.

O arquivo corrente é constituído de documentos freqüentemente consultados para tomada de decisões das administrações. Segundo Marilena Leite Paes (Arquivo, teoria e prática, 2002:54), no cumprimento de sua função, muitas vezes responde ainda pelas atividades de protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo/consulta e destinação dos documentos, razão pela qual encontra-se na estrutura organizacional das instituições a designação de órgão de Protocolo e Arquivo, ou outra similar. Baseado nesta afirmativa assinale a alternativa correta.

  • A.

    A análise e avaliação dos documentos ocorrem na fase de empréstimo e consulta.

  • B.

    O arquivamento dos documentos não ocorre na rotina da expedição.

  • C. O protocolo é responsável pelas fases de recebimento, classificação, registro e movimentação dos documentos.
  • D. O protocolo é responsável somente pelas fases de recebimento e classificação.
  • E.

    A análise e avaliação dos documentos ocorrem no protocolo.

No Brasil, os dispositivos expressos na Constituição de 1988, onde se afirma que "cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem" (art. 216, parag. 2), oferecem os fundamentos necessários para dotar o país de uma legislação arquivística. A citada Lei 8.159/1991 possui características marcadamente conceituais, definindo no artigo 3º a gestão de documentos, como um conjunto de procedimentos que se referem à:

  • A.

    produção, tramitação e arquivamento de documentos em fase corrente, visando a sua eliminação e recolhimento para guarda permanente.

  • B.

    produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • C. produção, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária.
  • D.

    avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • E.

    produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, intermediária e permanente.

A modernização das instituições arquivísticas brasileiras depende, em boa medida, de investimentos captados em agências de fomento, nacionais e internacionais, que patrocinam projetos na área dos arquivos. Assinale a alternativa ERRADA sobre as características que devem apresentar um tal projeto.

  • A.

    A linguagem utilizada na redação deve estar adequada ao público a que se destina.

  • B.

    Deve atender a uma demanda verdadeira, com um orçamento real e ser administrado por um profissional qualificado.

  • C.

    Deve haver interesses mútuos nas parcerias propostas.

  • D.

    O que importa é a competência da equipe executora, mesmo que o coordenador do projeto não comprove experiência na área.

  • E.

    Deve garantir transparência no uso dos recursos utilizados.

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