Questões de Arquivologia do ano 2006

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Além dos conhecimentos teóricos e metodológicos, o profissional de arquivos deve apresentar as seguintes características para o bom desempenho de suas funções:

I- O arquivista deve ter habilidade em lidar com o público, dispensando a todos os usuários um tratamento cordial, empenhando-se em atendê-los com rapidez e eficiência.

II- O arquivista pode colecionar documentos originais, desde que não tenha sido retirado de fundos ou coleções sob custódia do arquivo onde trabalha.

III- O arquivista tem o dever de facilitar o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, mas deve-se respeitar a legislação em vigor e não revelar informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei.

IV- O arquivista deve respeitar os limites impostos pela política das instituições, a legislação e a regulamentação, os direitos dos indivíduos e os acordos com os doadores, no que diz respeito à comunicabilidade dos documentos.

  • A. as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • B.

    apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.

  • C.

    apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

  • D.

    apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

  • E.

    as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Na organização de um arquivo de instituição pública, o código de classificação de documentos, referente às atividades-meio ou fim, tem seus "assuntos" hierarquicamente estabelecidos de acordo com:

  • A.

    as espécies documentais produzidas pelo órgão.

  • B.

    as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.

  • C.

    as normas internas do órgão.

  • D.

    a tipologia documental produzida pelo órgão.

  • E.

    a estrutura organizacional do órgão.

A passagem de um conjunto documental do arquivo intermediário para o arquivo permanente denomina-se:

  • A. recolhimento.
  • B. expedição.
  • C. transferência.
  • D. recebimento.
  • E. remanejamento.

A proliferação dos documentos levou, pois, os arquivistas a encarregarem-se dos "arquivos vivos", a aplicarem-lhes a sua competência e a desenvolverem sobre eles novas capacidades. (...) E mesmo quando um arquivista pratica apenas a sua profissão em arquivos históricos, ele já não pode ignorar uma ou outra componente de sua missão. (...) O arquivista moderno pode contar com vários dados adquiridos. Assim, a utilidade da sua função é incontestável, quer seja como colaborador da administração, como responsável dos arquivos a conservar ou como apoio à investigação. As tarefas ligadas a essas funções modificaram-se consideravelmente. O arquivista é doravante considerado especialista no que se refere ao conjunto das suas responsabilidades, e isso quaisquer que sejam os termos pelos quais é designada a sua função.

(Rousseau, J. e Couture, C. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística)
Levando em consideração o texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Colaborar na administração tornou-se a principal competência do arquivista moderno.
II. No atual contexto, as atribuições do arquivista ampliaram-se, transformando-o em gestor de documentos e da informação.
III. A multiplicidade de funções adquiridas pelo arquivista na atualidade irá direcioná-lo para sua especialização na investigação histórica.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

De acordo com o as normas de gestão de documentos, no momento em que o Arquivo Intermediário recebe os documentos transferidos do Arquivo Corrente, o acesso:

  • A.

    passa a ser público;

  • B.

    passa a ser de responsabilidade do arquivo intermediário;

  • C.

    passa a ser de responsabilidade do arquivo permanente;

  • D.

    continua a ser de responsabilidade do arquivo corrente;

  • E.

    fica impossibilitado até o final da avaliação.

O Sistema de acondicionamento horizontal de fotografias permite, desde que obedecidos certos critérios, que as caixas sejam postas umas sobre as outras. Analise as opções a seguir:

As opções que obedecem aos critérios técnicos estabelecidos são somente:

  • A. I e II;
  • B. II e III;
  • C. I, II e III;
  • D. I, III e IV;
  • E. II, IV e V.

A efetivação de uma política de gestão documental é uma das formas mais racionais para possibilitar a multiplicidade de usos dos documentos em seus diferentes estágios, uma vez que dela depende a manutenção das principais propriedades dos documentos arquivísticos. Analise as propriedades a seguir:

I- imparcialidade e autenticidade;

II- regularidade e naturalidade;

III- intencionalidade e individualidade;

IV- naturalidade e unicidade;

V- interelacionamento.

As principais propriedades dos documentos arquivísticos são somente:

  • A. I, II e III;
  • B. I, II, III e V;
  • C. I, III e IV;
  • D. I, IV e V;
  • E. III, IV e V.

Arquivo é o conjunto de documentos produzidos oficialmente, recebidos por uma organização pública ou privada e conservados para fins de consulta. Os documentos são classificados em arquivo corrente, arquivo intermediário e arquivo permanente, segundo o estágio, a idade ou a fase de sua evolução. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os documentos devem estar guardados e classificados de forma a se atender ao usuário conforme suas necessidades e à recuperação rápida das informações neles contidas. Assim, é na fase de planejamento da organização e da administração dos arquivos que deve ser definida a centralização ou a descentralização dos serviços de arquivo em todas as suas fases, conforme a conveniência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Quando os documentos já estão arquivados, o assistente administrativo não deve permitir mais o empréstimo desses documentos nem a consulta a eles, para que não sejam misturados, danificados ou perdidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Ao receber documentos encaminhados ao arquivo corrente, o assistente administrativo deve examiná-los para ter certeza de que as ações neles descritas já se encerraram e de que realmente devem ser arquivados. Para isso, ele deve verificar se há despacho ou rotina pré-estabelecida que determine o arquivamento. Quando um documento chega ao arquivo apenas acompanhando uma solicitação de informações, o assistente administrativo não o arquiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
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