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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O processo de avaliação visa a definir, dentro do ciclo de vida documental, quais os prazos em que os documentos deverão ser preservados, quando deverão ser eliminados ou destinados ao arquivo permanente. Em Arquivística, a função de "avaliação" está intimamente ligada à elaboração e utilização da tabela de:
intencionalidade;
preservacionalidade;
prescricionalidade;
temporalidade;
legibilidade.
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Um técnico de arquivo inicia, em uma determinada empresa, operações com vários conjuntos de documentos; dentre elas, a principal é a passagem do arquivo intermediário para o arquivo permanente. Essa última atividade está arquivisticamente relacionada:
à fragmentação;
à transferência;
ao recolhimento;
à substituição;
à recuperação.
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Ao examinar um livro de atas, o técnico de arquivos observou que este, ao ser elaborado, apresentava uma falha quanto a sua paginação. O verso de suas folhas não estava sendo considerado, comprometendo portanto, sua fidedignidade. O arquivista, ao ser alertado pelo técnico de arquivo, pediu-lhe então que preparasse um termo para numeração também do anverso das folhas daquele livro de atas. O técnico de arquivo procedeu à/ao:
reprodução;
edição;
arranjo;
descrição;
foliação.
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O arquivista é chamado a opinar acerca do estabelecimento de um novo esquema das várias áreas de depósito de um arquivo. Ele terá que indicar a disposição das várias estanterias e a nova distribuição de equipamentos. O arquivista, então, terá que estabelecer o plano de:
indexação;
classificação;
armazenamento;
emergência;
destinação.
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Um arquivista de um consulado é convidado a falar sobre uma temática que envolve as questões relativas aos vários significados do denominado "Patrimônio Arquivístico Comum". É então questionado sobre a possibilidade da separação de várias unidades territoriais que constituem o patrimônio arquivístico comum. Em resposta, afirma que as unidades territoriais não podem ser divididas, sob pena do patrimônio perder a sua:
dinâmica;
mobilidade;
integridade;
forma;
importância.
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Em uma reunião de presidência, o arquivista foi convidado a opinar sobre as novas medidas de racionalização no tratamento dos diversos arquivos que se encontram descentralizados, no âmbito daquela organização. A idéia de centralização dos arquivos levou-o a redimensionar os espaços ora utilizados pelo acervo. Após a reunião, ele chamou sua equipe e a orientou sobre a utilização de uma unidade de medida na determinação da racionalização do novo espaço a ser ocupado pelos documentos na ambiência do novo depósito . Perguntado sobre a adoção de uma unidade de medida para o arquivo, ele informou que adotariam a metragem:
linear;
quadrada;
cúbica;
diagnóstica;
hexágona.
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Em uma instituição arquivística, foi solicitado aos técnicos de arquivo que verificassem os motivos que levaram ao desaparecimento de documentos de fundamental importância para o acervo, e que indicassem, em relatório formal, as suas conclusões. Após checagem de todo acervo, os técnicos concluíram que, entre os vários problemas enfrentados pelo pessoal do arquivo, o mais usual era a falta do indicador colocado no lugar das unidades ou itens documentais para sinalização da remoção temporária, que, em Arquivística, é denominado guia:
arquivo;
fora;
sinalética;
secundária;
fonte.
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Em um arquivo público observou-se que a coleção de recortes de jornais apresentava alguns problemas de preservação. O local que abrigava a documentação era inadequado e a forma de armazenamento não era ideal. O profissional responsável por esse trabalho, através de um relatório, indicou um conjunto de soluções para sanar o problema. Solicitou que os documentos não mais ficassem em estantes de madeira e que também não permanecessem da mesma forma que se encontravam armazenados. O profissional recomendou utilizar estantes de:
madeira e pasta de papelão;
resina e caixa de sulfite;
ferro pasta de plástico;
alumínio e caixa de madeira;
aço e pasta de polionda.
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De acordo com a teoria arquivística das três idades, a aplicação dos critérios de avaliação deve efetivar-se na fase:
permanente;
produtiva;
definitiva;
corrente;
intermediária.
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O conjunto de operações que visam ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de maneira a assegurar a imediata localização e recuperação dos mesmos, garantindo, dessa forma, o acesso à informação denomina-se atividade de:
organização;
protocolo;
avaliação;
arranjo;
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