Questões de Arquivologia do ano 2006

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O uso de condicionadores de ar para a climatização de um arquivo deve:

  • A. Ser substituído por umidificadores e vaporizadores em regiões secas e áridas.
  • B. Garantir um controle de temperatura e umidade constantes em todo o acervo
  • C. Integrar em uma única circulação de ar tanto o acervo como a sala de consulta.
  • D. Ter o uso restringido em dias mais frios para não resfriar demais o ambiente.
  • E. Ser suspenso nos horários em que o arquivo está fechado ao público.

Tendo em vista os princípios norteadores da atividade de preservação de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    O filme de acetato não é mais utilizado na produção de documentos, por estar sujeito à combustão espontânea.

  • B.

    Toda luz é potencialmente danosa para o papel e os danos são cumulativos.

  • C.

    Os filtros de raios ultravioletas não reduzem a intensidade dos componentes mais danosos da luz.

  • D.

    O equipamento de climatização dos depósitos de arquivo deve ser desligado quando as instalações estiverem desocupadas.

  • E.

    Temperaturas abaixo de 21º C e umidade relativa abaixo de 55-60% favorecem o aparecimento de insetos e fungos.

Com relação à preservação e conservação de documentos, analise os itens a seguir.

( ) A umidade relativa de um depósito de arquivo pode ser calculada com um simples higrômetro capilar ou com o mais completo termohigrógrafo.

( ) As fotografias em grandes formatos devem ser embaladas individualmente e os álbuns, guardados horizontalmente em mapotecas ou em caixas.

( ) A estabilidade dos materiais utilizados nas áreas de armazenamento aumenta quando a temperatura e a umidade do ar diminuem.

( ) As reações químicas são responsáveis por grande parte dos danos observados no papel, na forma de enrijecimento e descoloração.

A quantidade dos itens corretos é igual a

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E. 4

Com relação à preservação e conservação de documentos, analise os itens a seguir.

( ) A umidade relativa de um depósito de arquivo pode ser calculada com um simples higrômetro capilar ou com o mais completo termohigrógrafo.

( ) As fotografias em grandes formatos devem ser embaladas individualmente e os álbuns, guardados horizontalmente em mapotecas ou em caixas.

( ) A estabilidade dos materiais utilizados nas áreas de armazenamento aumenta quando a temperatura e a umidade do ar diminuem.

( ) As reações químicas são responsáveis por grande parte dos danos observados no papel, na forma de enrijecimento e descoloração. A quantidade dos itens corretos é igual a

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Com relação ao setor responsável pelo protocolo, pela expedição e pelo controle interno de documentos em uma instituição, julgue os itens a seguir.

Ao receber documentos para serem expedidos, o assistente administrativo deve verificar se não faltam neles folhas ou anexos. Então, ele deve numerar as folhas e os anexos, e fazer duas cópias de cada documento. Por fim, deve expedir a primeira cópia (através de correio, malote ou outros meios), enviar a segunda cópia ao setor de origem do documento e guardar os originais, em ordem cronológica, a fim de que seja preservado o seu valor jurídico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Quando um documento chegar ao arquivo sem ter recebido um código de classificação no setor de protocolo, o assistente administrativo deverá proceder à devida classificação. Para isso, ele precisa analisar o documento para poder enquadrá-lo, adequadamente, no plano de classificação dos documentos da instituição. Em seguida, ele deve registrar o código de classificação no documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao setor responsável pelo protocolo, pela expedição e pelo controle interno de documentos em uma instituição, julgue os itens a seguir.

Denomina-se protocolo o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos que estão em curso. Essa palavra também é apropriadamente utilizada para denominar o número de registro que cada documento recebe e, ainda, para o nome do livro de registro de documentos recebidos e(ou) expedidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao setor responsável pelo protocolo, pela expedição e pelo controle interno de documentos em uma instituição, julgue os itens a seguir.

O assistente administrativo responsável por receber a correspondência encaminhada à instituição tem como primeira tarefa abrir toda a correspondência, numerá-la e registrá-la em um livro. Em seguida, deve analisar cada documento para separar a correspondência em três conjuntos: o de caráter particular, o de caráter oficial e o de cunho sigiloso. Finalmente, ele deve encaminhar a correspondência aos destinatários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao setor responsável pelo protocolo, pela expedição e pelo controle interno de documentos em uma instituição, julgue os itens a seguir.

Quando um documento novo chega a esse setor, o assistente administrativo deve atribuir um número a esse documento, registrá-lo (em fichas ou em livro), anotando a data em que o documento foi recebido, bem como a procedência, a espécie e o código correspondente no plano de classificação dos documentos da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Quando um documento chegar ao arquivo sem ter recebido um código de classificação no setor de protocolo, o assistente administrativo deverá proceder à devida classificação. Para isso, ele precisa analisar o documento para poder enquadrá-lo, adequadamente, no plano de classificação dos documentos da instituição. Em seguida, ele deve registrar o código de classificação no documento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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