Questões de Arquivologia do ano 2006

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A possibilidade de consulta aos documentos arquivísticos vem aumentando consideravelmente desde o processo de redemocratização do Brasil. Essa possibilidade de consulta, segundo a terminologia arquivística, recebe o nome de:

  • A.

    restrição;

  • B.

    sigilo;

  • C.

    consulta pública;

  • D.

    direito;

  • E.

    acesso.

Um grande número de documentos foi encontrado em um depósito de uma instituição pública, sem nenhuma ordem. Para saber se são documentos de arquivo, ou seja, documentos que precisam ser guardados e organizados, uma das primeiras medidas a tomar é

  • A.

    higienizar os documentos com muito cuidado para não rasurá-los.

  • B.

    elaborar um plano de classificação que garanta o acesso aos documentos

  • C.

    identificar os documentos e agrupá-los de acordo com sua espécie ou tipo.

  • D.

    investigar as razões pelas quais os documentos foram colocados nesse lugar.

  • E.

    avaliar com que freqüência são consultados e por qual tipo de público.

Os documentos apresentam elementos característicos comuns que são considerados para a sua organização, entre eles:

  • A.

    caráter corrente, temporário e permanente.

  • B.

    suporte, formato, espécie e contexto de produção.

  • C.

    primários, secundários, terciários e quaternários.

  • D.

    catálogos, guias, repertórios e índices.

  • E.

    impressos, eletrônicos, virtuais e objetos.

Na identificação diplomática do documento, deve-se estabelecer e reconhecer, seqüencialmente, a

  • A.

    origem/proveniência, transmissão, fixação, autenticidade e datação.

  • B.

    autenticidade, datação, origem/proveniência, transmissão e fixação.

  • C.

    datação, origem/proveniência, fixação, transmissão e autenticidade.

  • D.

    autenticidade, fixação, transmissão, datação e origem/proveniência.

Louise Gagnon-Arguin apresentou uma classificação de categorias documentais capaz de fazer aproximar, sob cada uma de suas classes, os tipos documentais de forma mais estreita do que a classificação tradicional em normativos, testemunhais e informativos. A categoria intitulada documentos constitutivos inclui

  • A.

    aviso de convocação, ordem do dia, ata e resolução.

  • B.

    plano de negócios, plano estratégico, políticas, diretivas e organograma.

  • C.

    carta-patente, estatutos, regulamentos gerais e contrato social.

  • D.

    notificação, contrato de seguro, hipoteca e certificado de invenção.

Assinale a opção que contenha apenas tipologias documentais.

  • A.

    processo de estrutura curricular, relatório de atividades, plano de trabalho

  • B.

    agenda de reunião, instrução de serviço, apostila de cursos

  • C.

    nota fiscal, apólice de seguro em grupo, atestado de capacidade técnica

  • D.

    abaixo-assinado, carta-patente, cadastro de fornecedores

Consiste no estágio de preparação e de transmissão de documentos constituído por original, cópia, rascunho e minuta:

  • A. Formato
  • B. Natureza
  • C. Espécie
  • D. Forma
  • E. Gênero

Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Essa definição corresponde a

  • A. Tipologia Documental.
  • B. Gênero Documental.
  • C. Documento Eletrônico.
  • D. Espécie Documental.
  • E. Documento Diplomático.

Tipologia documental é um dos temas centrais da Arquivologia. Trata-se de um método de análise que estuda o documento a partir de sua gênese, revelando o porque e o como ele é formatado. Estes estudos são fundamentais para o desenvolvimento das metodologias da avaliação, classificação e descrição, aplicadas aos documentos ao longo do seu ciclo de vida. Analise as características que apresenta o tipo documental e assinale a alternativa ERRADA.

  • A.

    originado na atividade administrativa a que serve, se manifesta em um formato, uma diagramação e conteúdo distintivos, cuja identificação serve de elemento para denominá-lo e classificá-lo.

  • B.

    tende a caracterizar coletividades, porque corresponde a uma atividade administrativa.

  • C.

    sua denominação sempre corresponde à espécie anexada à atividade concernente e pode ser alterada pelo arquivista se não tiver sido corretamente efetuada no órgão de origem.

  • D. sua correta denominação é estabelecida pelos administradores, no órgão de origem, no momento de sua produção.
  • E.

    vale como conjunto representativo da atividade que o caracteriza, ao contrário da espécie documental, que é um documento indivíduo, que obedece a formulas estabelecidas pelo direito administrativo ou notarial.

O arquivo da universidade recebeu por transferência dois pacotes de documentos para arquivamento: um encaminhado pela Diretoria do Campus e um outro pelo Departamento de Matemática, da Faculdade de Engenharia. Analise a denominação dada aos documentos e identifique o que é tipo e espécie documental, assinalando a alternativa CORRETA:

  • A.

    São tipos os documentos 1 e 3, os demais são espécies documentais.

  • B. Todos os documentos são tipos, porque foram corretamente denominados no órgão de origem.
  • C.

    Apenas os documentos 2 e 6 são espécies, os demais são tipos documentais.

  • D. São espécies, os documentos 1 e 3 e os demais são tipos documentais.
  • E.

    São tipos, os documentos 4 e 6 e os demais são espécies documentais.

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