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Julgue os itens seguintes, com relação às atividades de descrição arquivística.
É chamado de guia o instrumento de pesquisa em que estão reunidos e organizados registros e informações relativos a um tema ou período, presentes em fundos, grupos, séries ou coleções pertencentes a uma ou mais instituições de arquivo.
Julgue os itens seguintes, com relação às atividades de descrição arquivística.
A General International Standard Archival Description ISAD(G) é uma norma internacional que propõe padronizar os instrumentos de pesquisa a partir de descrição multinível, em que o mesmo esquema básico possa ser usado para descrever tanto peças individuais como conjuntos inteiros ou divisões desses conjuntos, de maneira independente, sem subordinação entre os diferentes níveis, e partindo-se das informações contidas nos documentos para as informações mais gerais, com base na demanda dos consulentes.
Julgue os itens seguintes, com relação às ações culturais e educativas desenvolvidas em instituições arquivísticas públicas.
Promover atividades culturais e educativas que atinjam a comunidade é a principal função do arquivo. É nesse âmbito que a atuação arquivística ganha contornos sociais, agregando-se a ela a dimensão cultural e de cidadania que justifica e alimenta sua existência.
Julgue os itens seguintes, com relação às ações culturais e educativas desenvolvidas em instituições arquivísticas públicas.
O arquivo público pode realizar atividades culturais, tais como palestras, debates, lançamentos de obras, exposições de documentos, comentários sobre conjuntos de documentos no próprio arquivo ou em meios de comunicação de massa e visitas escolares (alunos de ensino fundamental e médio).
O que vem a ser um Fundo Fechado:
Conjunto de documentos ao qual juntarão mais documentos, por extinção do órgão produtor, ou personalidade falecida.
Com relação aos instrumentos de pesquisa, pode-se afirmar que
o catálogo permite um mapeamento panorâmico do acervo da instituição.
para o trabalho de descrição, o inventário toma por base a peça documental.
o guia deve abordar conjuntos documentais com algum nível de organização.
o catálogo seletivo escolhe documentos que atendam a critérios temáticos.
o inventário busca oferecer um quadro sumário de um ou mais fundos.
Quanto ao arranjo e à descrição das séries, assinale a opção que corresponde a um instrumento de uso interno dos arquivistas.
Catálogos seletivos.
Listagens de recolhimento.
Índices
Inventários.
Guias.
Os itens abaixo correspondem a áreas estabelecidas pela Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (g), a serem contempladas no trabalho de descrição, exceto,
Área de Identificação.
Área de Relacionamento.
Área de Contexto de Produção.
Área de Fontes Relacionadas.
Área de Acesso e Uso.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Para o Arquivo Nacional, avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções.
Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.
Conseguir a participação ativa de autoridade da área administrativa, conhecer o funcionamento da instituição a que está subordinado o arquivo e conhecer as atividades típicas referentes às várias fases de arquivamento são requisitos para o processo de avaliação.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Para o Arquivo Nacional, avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções.
Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.
Há inúmeras possibilidades de serem inventadas técnicas que reduzam o trabalho de decidir sobre os valores dos documentos a uma operação mecânica.
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