Questões de Arquivologia do ano 2007

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A organização do trabalho de um funcionário reflete, além da sua imagem, a da Instituição da qual faz parte, portanto, é correto afirmar que:

  • A.

    os compromissos devem ser agendados em um lugar próprio, independente da ordem de prioridade.

  • B.

    para facilitar o acesso às informações, devemos arquivá-las de forma aleatória para que qualquer pessoa possa encontrá-las na sua ausência.

  • C.

    a agenda é um instrumento básico e indispensável para organizar todos os compromissos e ordem/prazo de executá-los.

  • D.

    para que uma reunião formal seja satisfatória, em busca de bons resultados à instituição, é dispensável a emissão de convite aos participantes.

De acordo com o ciclo de vida dos documentos, os arquivos dividem-se em correntes, intermediários e permanentes. Ao arquivo corrente refere-se a atividade de

  • A.

    difusão.

  • B.

    restauração.

  • C.

    protocolo.

  • D.

    inventário.

Um arquivo bem organizado deve permitir, quando necessário, que, além do responsável pelo arquivamento, outros servidores que necessitem consultá-lo o façam com facilidade e agilidade. Existem várias alternativas para a organização de arquivos, que podem ser utilizadas isoladamente ou combinadas. Essas alternativas não incluem a técnica de classificação

  • A.

    alfabética.

  • B.

    imediata.

  • C.

    por assunto.

  • D.

    por data.

Acerca de noções de arquivamento, assinale a opção correta.

  • A.

    É feita no arquivo intermediário a guarda de documentos que perderam seu valor administrativo, mas que mantêm seu valor histórico.

  • B.

    São classificados como ostensivos os documentos que requerem medidas especiais de salvaguarda para custódia e para divulgação.

  • C.

    A instalação de arquivo de documentos em papel deve ser feita em local arejado e que não receba luz direta do Sol.

  • D.

    É vedada, em qualquer hipótese, a circulação de documentos secretos por meio impresso.

Considerando o arquivamento de documentos, assinale a opção incorreta com relação às regras de alfabetação cujo elemento principal seja o nome.

  • A.

    Branco, Maria Margarida Castelo; Junqueira, Antonio Carlos; Lima, João Pedro Ferreira de; Tiago, Antonio Carlos de São.

  • B.

    Araújo, Antonio de Paula (Juiz); Cardoso, Eliseu de Souza (Desembargador); Ferreira, Diogo de Arruda (Diretor); Gonçalves, Maria Aparecida (Juíza).

  • C.

    Cabral, Pedro Celso de Alcântara Ferreira; José Carlos C; Ferreira, José Carlos Costa; Ferreira, José Carlos Expedito.

  • D.

    Barbosa Neto, Carlos Eduardo; Camargo Sobrinho, Pedro Paulo de; Carneiro Júnior, Vicente de Paula; Castro Filho, Manoel Moreira de.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos arquivos.

Protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo, consulta e destinação são atividades dos arquivos correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos arquivos.

Arquivos intermediários, também denominados limbos ou purgatórios, são constituídos de documentos em curso ou consultados freqüentemente, conservados em escritórios ou em dependências próximas de fácil acesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos arquivos.

Documentos transferidos a arquivos intermediários devem conservar a classificação que lhes foi dada nos arquivos correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as características dos arquivos em cada etapa de seu ciclo vital, pode-se afirmar que

  • A.

    os documentos da fase intermediária correspondem aos que foram gerados no desempenho das atividades- fim da instituição de origem.

  • B.

    a freqüência de uso e a validade das disposições contidas nos documentos constituem critérios para a configuração dos depósitos de primeira e segunda idades.

  • C.

    o processo de avaliação decorre da transferência, isto é, da passagem dos documentos da fase intermediária para a permanente, depois de cumpridos os prazos estabelecidos nas tabelas de temporalidade.

  • D.

    o instrumento de pesquisa típico da fase corrente é o guia, por oferecer uma visão panorâmica das principais séries documentais que integram o acervo.

  • E.

    os critérios de classificação dos documentos correntes devem ser substituídos, nas instituições de custódia permanente, por aqueles que privilegiam temas ligados à pesquisa histórica.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo incluem-se

  • A.

    a redação de ofícios e seu encaminhamento.

  • B.

    a elaboração de tabelas de temporalidade e a eliminação de documentos desprovidos de valor.

  • C.

    o calendário de eventos e a programação cultural da instituição.

  • D.

    a microfilmagem e a digitalização de arquivos de valor intermediário.

  • E.

    o registro e a movimentação de documentos.

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