Questões de Arquivologia do ano 2010

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na eventualidade da comissão setorial de avaliação documental da Terracap precisar de orientação para o desenvolvimento de suas atividades, ela será dada pelo(a)

  • A. Comissão Central de Arquivos.
  • B. Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).
  • C. Secretaria de Gestão Administrativa.
  • D. Arquivo Nacional.
  • E. Sistema de Gestão de Documentos e Arquivo.

Quando o arquivista elabora uma descrição que tem por finalidade criar uma visão de conjunto dos serviços de arquivo, de modo a permitir ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, ele está produzindo um

  • A. guia.
  • B. inventário analítico.
  • C. catálogo sumário.
  • D. catálogo analítico.
  • E. repertório

Acerca da legislação arquivística brasileira, assinale a alternativa correta.

  • A. Os arquivos públicos são conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
  • B. A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação obrigatoriamente ao Conselho Nacional de Arquivos.
  • C. A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização do Ministério da Justiça.
  • D. São arquivos do Distrito Federal os arquivos dos Poderes Executivo e Judiciário.
  • E. Os critérios de organização e vinculação dos arquivos do Distrito Federal serão definidos por legislação federal.

Acerca do código de classificação de documentos e da tabela de temporalidade de documentos no âmbito do governo do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

  • A. A tabela de temporalidade de documentos, de acordo com a legislação do Distrito Federal em vigor, não precisa ser publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.
  • B. O órgão central do sistema de arquivos do Distrito Federal tem como atribuição reexaminar, a qualquer tempo, as tabelas de temporalidades e destinação de documentos adotados nos órgãos do Distrito Federal.
  • C. O código de classificação de documentos deverá ser submetido à análise pelo Conselho Nacional de Arquivos, antes de sua aplicação nos órgãos.
  • D. O código de classificação de documentos e a tabela de temporalidade de documentos das atividades-fim deverão ser elaborados pela comissão central de arquivos.
  • E. A elaboração do código de classificação e da tabela de temporalidade de documentos pode ser feita por empresas contratadas.

O recolhimento dos acervos arquivísticos de valor histórico acumulados pelos órgãos do governo do Distrito Federal deve seguir alguns procedimentos. Assinale a alternativa que descreve um desses procedimentos, de acordo com a legislação do Distrito Federal em vigor.

  • A. As atividades técnicas que precedem ao recolhimento de documentos deverão ser custeadas pelo órgão central do sistema de arquivos do Distrito Federal.
  • B. Os documentos a serem recolhidos devem ser acondicionados em pastas suspensas.
  • C. A higienização e a organização desses documentos devem ser realizadas pela instituição arquivística pública.
  • D. O acervo deve ser acompanhado de um instrumento descritivo; e os documentos, classificados de acordo com o plano de classificação.
  • E. Os documentos históricos devem ser avaliados pela instituição arquivística pública.

Acerca da eliminação de documentos no âmbito dos órgãos do governo do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

  • A. O edital de ciência de eliminação de documentos tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação.
  • B. O termo de eliminação de documentos tem por objetivo registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados.
  • C. A listagem de eliminação de documentos tem por objetivo dar publicidade ao ato de eliminação dos documentos arquivísticos sob a guarda de cada órgão.
  • D. Na listagem de eliminação, não é necessária a identificação do código do assunto dos itens ou dos conjuntos documentais listados.
  • E. A eliminação de documentos públicos será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, com a supervisão de servidor autorizado.

O princípio arquivístico que fundamenta as atividades de arranjo dos documentos de arquivo é o princípio

  • A. do registro universal.
  • B. da proveniência territorial.
  • C. da abrangência.
  • D. da pertinência.
  • E. da ordem original.

O início do processo de arranjo ocorre com

  • A. a eliminação dos documentos com valor informativo.
  • B. o recolhimento dos documentos.
  • C. a transferência dos documentos dos arquivos correntes.
  • D. a descrição dos documentos.
  • E. a higienização dos documentos.

O princípio norteador do estabelecimento de fundos de arquivos é o

  • A. temático.
  • B. assunto.
  • C. temático.
  • D. tipológico.
  • E. seriado.

Descrição é o elo que se estabelece entre a indagação do pesquisador e sua solução. Os produtos da função descrição de documentos de arquivo são conhecidos como

  • A. instrumento de destinação.
  • B. instrumento de pesquisa.
  • C. plano de difusão.
  • D. plano de destinação.
  • E. quadro de arranjo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...