Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Ao lidar com os documentos, usa-se a tabela de temporalidade como instrumento para a
avaliação.
codificação.
classificação.
descrição.
indexação.
No processo de avaliação, o instrumento que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos chama-se
quadro de arranjo.
organograma.
princípio da proveniência.
tabela de temporalidade.
teoria das três idades.
No processo de avaliação de documentos de arquivo, constitui instrumento de destinação
a tabela de temporalidade.
o termo de eliminação.
o quadro de arranjo.
a lista de descarte.
o guia de fontes.
A descrição é uma função arquivística que Luis Carlos Lopes considerou como parte do coração das práticas arquivísticas. A base para o trabalho de descrição é a função
difusão.
classificação.
criação.
aquisição.
avaliação.
As massas documentais acumuladas são comuns nas organizações públicas brasileiras. Uma das primeiras intervenções arquivísticas é feita a partir da função avaliação. Nesse caso, o instrumento de avaliação a ser utilizado na massa documental acumulada é o
quadro de arranjo.
plano de classificação.
tabela de temporalidade.
plano de destinação.
plano de prevenção.
No processo de avaliação, é importante considerar a condição sob a qual os direitos assegurados pelos documentos têm seus prazos de aquisição ou perda extintos. O termo jurídico que exprime tal condição é
alienação.
preempção.
prescrição.
sub-rogação.
consignação.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.
Alguns autores recomendam o estabelecimento de um prazo precaucional de retenção dos documentos antes de sua destinação final, aplicável aos arquivos permanentes.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.
Embora o objetivo da avaliação de documentos seja, prioritariamente, a preservação da memória da instituição, essa função prevê a seleção de documentos a partir dos seus valores primários e secundários.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.
Dada sua complexidade, o processo de avaliação pode ser orientado por critérios temáticos, que sintetizam as funções que originaram os documentos.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.
Parte dos documentos classificados, de acordo com a tabela de temporalidade, como de valor histórico pode ser eliminada após processo de amostragem, por meio do qual se elege um subconjunto representativo desses documentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...