Questões de Arquivologia do ano 2012

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Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

A expedição de documentos é uma atividade exercida exclusivamente pelo protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O órgão responsável pelo recebimento, registro, movimentação, controle, expedição e classificação de documentos de caráter corrente é conhecido como

  • A.

    Almoxarifado.

  • B.

    Arquivo.

  • C.

    Protocolo.

  • D.

    Depósito.

  • E.

    Recepção.

O registro, uma das funções principais em protocolo, consiste na

  • A.

    tramitação de documentos por vários setores.

  • B.

    indicação do tempo de guarda de um documento.

  • C.

    distribuição de documentos aos destinatários.

  • D.

    separação entre documentos ostensivos e sigilosos.

  • E.

    identificação de elementos que sirvam de busca ao documento.

No que se refere às atividades de protocolo, assinale a opção correta.

  • A.

    A anexação de documentos é temporária.

  • B.

    Os documentos apensados passam a fazer parte do processo original.

  • C.

    A apensação é a juntada de documentos em caráter definitivo.

  • D.

    Os processos e os dossiês constituem unidades de arquivamento.

  • E.

    A anexação é a juntada do documento ou processo a outro processo, prevalecendo o número do documento mais recente.

Ainda com relação ao protocolo, é correto afirmar que

  • A.

    a expedição de documentos não é realizada com o mesmo controle dado à entrada de documentos, visto que sairão da instituição.

  • B.

    a entrada de documentos no arquivo acontece exclusivamente por transferência ou recolhimento.

  • C.

    o registro de entrada de documentos é feito, geralmente, considerando-se o tema dos documentos.

  • D.

    a distribuição e a tramitação de documentos acontecem, atualmente, somente em meio eletrônico.

  • E.

    a unidade de protocolo responsabiliza-se, institucionalmente, pela autuação de documentos.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O recebimento de documentos em um setor de protocolo compreende a separação da correspondência oficial da particular e a separação da correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Receber, registrar, distribuir e controlar a tramitação de documentos são encargos do

  • A.

    arquivo corrente.

  • B.

    setor de reprografia.

  • C.

    setor de protocolo.

  • D.

    centro de processamento de dados.

  • E.

    arquivo intermediário.

Receber, registrar e distribuir documentos, cuidando de sua tramitação, são atividades rotineiras do setor de

  • A.

    embalagens.

  • B.

    compras.

  • C.

    transporte.

  • D.

    reprografia.

  • E.

    protocolo.

No setor de protocolo, após a chegada de documentos, a primeira rotina consiste em

  • A.

    avaliar os documentos.

  • B.

    descrever os documentos.

  • C.

    separar os documentos oficiais dos particulares.

  • D.

    distribuir os documentos aos destinatários.

  • E.

    classificar os documentos.

O serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos denomina-se:

  • A.

    arquivo.

  • B.

    protocolo.

  • C.

    almoxarifado.

  • D.

    tesouraria.

  • E.

    financeiro.

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