Questões de Arquivologia do ano 2012

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Segundo Paes (2005), o arquivamento de nomes obedece a treze regras de alfabetação. Em uma dessas regras aparece a orientação para arquivamento de nomes espanhóis, como:

- José Lopez Guerra.

-Alfonso de Builes Mejia.

- Javier Sotomayor de Mello.

- Pedro PabloArco y Oviedo.

A ordenação correta dos nomes relacionados acima, segundo o método de alfabetização é:

  • A.

    Arco y Oviedo, Pedro Pablo – de Builes Mejia, Alfonso – de Mello, Javier Sotomayor – Guerra, José Lopez.

  • B.

    Alfonso de Builes Mejia – Javier Sotomayor de Mello – José Lopez Guerra – Pedro Pablo Arco y Oviedo.

  • C.

    de Mello, Javier Sotomayor – de Bulies Mejia, Alfonso – Guerra, José Lopez – Y Oviedo, Pedro PabloArco.

  • D.

    Guerra, José Lopez – Mejia, Alfonso de Builes – Mello, Javier Sotomayor de – Oviedo, Pedro Pablo deArco y.

  • E.

    Arco y Oviedo, Pedro Pablo – Builes Mejia, Alfonso de – Lopez Guerra, José – Sotomayor de Mello, Javier.

Assinale a opção correta no que diz respeito ao processo de arquivamento:

  • A.

    O menor rigor na necessidade de preservação de documentos nos órgãos públicos dificulta a adoção de métodos de arquivamento em conformidade com o avanço verificado no setor privado.

  • B.

    Nas instituições públicas, ao prevalecer a teoria arquivística, o arquivamento obedece apenas às formas de arquivo inativo e de arquivo morto.

  • C.

    Dada a descaracterização dos documentos, considera-se a microfilmagem, que é um processo de reprodução fotográfica, um método inadequado para a transferência dos arquivos ativos para os inativos dos órgãos públicos.

  • D.

    A ausência de sistema de arquivamento organizado na repartição indica a desnecessidade da guarda de quaisquer documentos.

  • E.

    Um sistema de arquivamento é um conjunto de princípios interligados que procura orientar o encadeamento de ações para o satisfatório cumprimento das tarefas fins.

Um arquivo bem organizado deve permitir, quando necessário, que outro auxiliar da secretaria o consulte facilmente. Há varias alternativas de organização e, muitas vezes, a combinação de dois critérios é a solução mais útil. Classificação alfabética – é a mais usada e admite vários procedimentos:

I – palavra por palavra, letra por letra, até o final de cada palavra;

II – o último sobrenome e, só depois, o nome. OBS.: As partículas de, da, do, d’, são consideradas;

III – prefixos escritos com maiúsculas porque integram o sobrenome.

Quais afirmativas acima estão corretas?

  • A.

    apenas II

  • B.

    apenas II e III

  • C.

    apenas I e III

  • D.

    todas as afirmativas acima

Organize o arquivo geográfico por estados, considerando as seis pastas a seguir:

I. Pernambuco – Caruaru – Ministério Público Estadual.

II. Bahia – Salvador – Prefeitura Municipal.

III. Pernambuco – Recife – Faculdade Pio III.

IV. Alagoas – Arapiraca – Câmara Municipal.

V. Alagoas – Maceió – Prefeitura Municipal.

VI. Alagoas – Traipu – Associação de Catadores de Lixo.

A ordem correta é dada pela opção

  • A.

    I – III – IV – V – VI – II.

  • B.

    V – IV – VI – II – III – I.

  • C.

    IV – V – VI – II – I – III.

  • D.

    III – I – V – IV – VI – II.

  • E.

    II – III – I – V – IV – VI.

A respeito da ordenação dos documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Na ordem alfabética, considera-se a sequência numéricocronológica.

  • B.

    Os documentos, no sistema numérico simples, são agrupados em sequência numérica, exigindo o índice alfabético remissivo.

  • C.

    A ordenação pelo sistema numérico cronológico determina que os documentos sejam organizados conforme sua sequência numérica, dispensando o índice alfabético remissivo.

  • D.

    Na ordenação temática dicionária, as letras são distribuídas conforme a sequência dos assuntos.

  • E.

    A ordem geográfica prevê que os verbetes sejam ordenados por temas.

A fim de facilitar sua consulta, os prontuários dos servidores de um órgão público são armazenados em pastas suspensas e ordenados pelo método alfabético. Considere os nomes dos funcionários abaixo relacionados e indique a sequência em que devem ficar seus respectivos prontuários.

I. Jair de Moraes Neto

II. Odair de Morais

III. José de Morais Filho

IV. Antônio de Moraes Carvalho

V. Joaquim da Silva Moreira

VI. Carlos Moura

VII. Beatriz Moreira

VIII. Ana Beatriz Moreira de Morais

  • A.

    VIII, VII, VI, I, II, IV, III, V.

  • B.

    IV, I, VIII, III, II, VII, V, VI.

  • C.

    VI, IV, III, VIII, I, VII, V, II.

  • D.

    II, I, IV, III, VI, V, VIII, VII.

  • E.

    I, III, V, II, VIII, VII, VI, IV.

A existência do Arquivo Escolar possibilita a identificação de todos os alunos, que estudam ou estudaram, em uma unidade de ensino, assegurando a cada um, a guarda dos documentos escolares relativos ao seu período de permanência. Complete as lacunas, atribuindo AV para Arquivo Vivo e AM para Arquivo Morto, considerando os documentos escolares que integram cada um deles.

( ) Pastas para correspondências expedidas e correspondências recebidas no ano em curso.

( ) Registro de matrícula do ano em curso.

( ) Livro de Ponto em desuso.

( ) Livro para registro das Atas de Resultados Finais de anos anteriores.

( ) Registro de matrículas dos anos anteriores.

 ( ) Calendário Anual Letivo do ano em curso.

( ) Livro de Registros e Certificados.

( ) Diário de Classe dos anos anteriores.

( ) Pastas Individuais dos alunos matriculados no ano vigente.

( ) Dados estatísticos do ano letivo em curso.

( ) Pasta contendo a legislação do ensino em vigor.

O preenchimento terá a seguinte sequência:

  • A.

    AV – AV – AM – AM – AM –AV – AM – AM –AV –AV – AV.

  • B.

    AM – AV – AM – AM – AM – AV – AM – AM – AV – AV – AM.

  • C.

    AV – AV – AV – AM – AM – AV – AM – AM – AV – AV – AV.

  • D.

    AM – AV – AM – AM – AM – AV – AM – AM – AV – AV – AV.

O princípio arquivístico que deve ser aplicado na constituição de um fundo de arquivo é o

  • A.

    da territorialidade.

  • B.

    das três idades.

  • C.

    da proveniência.

  • D.

    da ordem original.

  • E.

    da pertinência.

No Departamento de Recursos Humanos de uma instituição, há pastas correspondentes aos seguintes funcionários:

a. João Manuel de Souza

b. Luiz Alberto de Sousa

c. Maria Regina da Silva

d. José Dias Silva

e. Doroti Silveira

f. Sérgio Sampaio

g. Carlos Souza Silva

Se tais pastas forem submetidas a ordenação alfabética, sua disposição correta será

  • A.

    f, g, d, c, e, b, a.

  • B.

    f, c, b, d, a, c, g.

  • C.

    b, d, a, c, f, e, g.

  • D.

    g, e, f, c, a, d, b.

  • E.

    g, b, a, d, c, e, f.

A sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade denomina-se:

  • A.

    método temporal.

  • B.

    método de arquivamento.

  • C.

    método de escalonamento.

  • D.

    sistema administrativo

  • E.

    sistema de material.

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