Questões de Arquivologia do ano 2017

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No que se refere à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subsequentes. A guarda e a preservação dos documentos considerados como permanentes da Administração Pública Federal são de responsabilidade do Arquivo Nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subsequentes. Não há previsão legal contra a destruição de documentos de valor permanente ou considerados como de interesse público e social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos da arquivologia, julgue os itens a seguir. Os arquivos setoriais cumprem funções de arquivo permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica, denomina-se

  • A. inventário.
  • B. guia.
  • C. catálogo.
  • D. repertório.
  • E. índice.

Sobre o arranjo documental, é INCORRETO afirmar que

  • A. é ao mesmo tempo uma operação intelectual e material: deve-se organizar os documentos uns em relação aos outros, as séries umas em relação às outras, os fundos uns em relação aos outros; dar números de identificação aos documentos; colocá-los em pastas, caixas, etc.; ordená-los nas estantes.
  • B. consiste no processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si.
  • C. resume-se à ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações (ditadas pelas tabelas de temporalidade e executadas nos arquivos correntes e intermediários), obedecendo a critérios que respeitam o caráter orgânico dos conjuntos, interna ou externamente.
  • D. tem como embasamento metodológico, para a ordenação dos conjuntos documentais nos arquivos permanentes, o método funcional desde meados do século XIX, na França.
  • E. é o processo e o resultado da organização de arquivos, documentos e manuscritos de acordo com princípios arquivísticos consagrados, respeitando- se os seguintes níveis: arquivo, fundo, grupo ou seção, série, conjunto lógico dentro de série e documento.

Amissão de umarquivo só se completa com a elaboração de instrumentos de pesquisa, que contêm a descrição ou representação de unidades documentais: seja do arquivo como umtodo, de uma parte ou de peças documentais específicas nele contidas.

O instrumento destinado à orientação geral dos usuários no conhecimento e no uso dos fundos existentesemumarquivo é o

  • A. Índice.
  • B. Guia.
  • C. Inventário de fontes.
  • D. Catálogo.
  • E. Inventário.

O processo de descrição de documentos produz instrumentos de pesquisa que, por serem representações das unidades documentais que descrevem, são essenciais para o uso dos arquivos.

Dentre os instrumentos de descrição, qual é organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos?

  • A. Repertório
  • B. Guia
  • C. Inventário
  • D. Sumário
  • E. Catálogo

O conjunto dos arquivos de valor permanente, públicos ou privados, existentes no âmbito de uma nação, de um estado ou de um município, denomina-se

  • A. Memória Institucional.
  • B. Jurisdição Arquivística.
  • C. Memória Documental.
  • D. Patrimônio Arquivístico.
  • E. Patrimônio Memorial.

Uma das competências do arquivo de uma organização é

  • A. evitar trocas e intercâmbio entre unidades organizacionais, visando à segurança e unidade.
  • B. guardar documentos mesmo que sejam aprovados para eliminação por órgão responsável.
  • C. preservar o acervo produzido e recebido no desenvolvimento de suas funções e atividades.
  • D. garantir que os documentos sob sua guarda não sejam movimentados, emprestados ou consultados.

A avaliação é o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a sua destinação final, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assim sendo, o valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, é conhecido como valor

  • A. informativo.
  • B. secundário.
  • C. probatório.
  • D. intrínseco.
  • E. primário.
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