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Na entrada de acervos arquivísticos no Arquivo Nacional, por meio de transferência ou recolhimento, caberá ao órgão detentor do acervo:
compor grupo de trabalho, para orientar as atividades inerentes à transferência e recolhimento.
elaborar termo de transferência ou de recolhimento do acervo a ser transferido ou recolhido.
programar o período de transferência ou de recolhimento.
De acordo com a Resolução nº 19 do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, as pessoas jurídicas de direito privado sucessoras de empresas públicas, detentoras de documentos públicos devem garantir a sua preservação e acesso, procedendo às seguintes atividades arquivísticas:
I. identificação.
II. avaliação.
III. acondicionamento.
IV. restauração.
A quantidade de itens certos é igual a
De acordo com a legislação vigente, na microfilmagem de documentos cada série será sempre precedida de imagem de abertura, com os seguintes elementos:
I. registro da empresa no Ministério da Indústria e do Comércio.
II. ordenação, identificação e resumo da série de documentos a serem microfilmados.
III. identificação do equipamento utilizado, da unidade filmada e do grau de redução.
IV. informações sobre o estado de conservação dos documentos originais.
O número de itens certos é igual a
De acordo com a Resolução nº 10 do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ baseada na ISO 9878/1990, assinale qual dos símbolos utilizados na microfilmagem de documentos arquivísticos corresponde à informação original ilegível.
A partir de 1º de janeiro de 2001, os atos normativos de competência dos órgãos do Poder Executivo passaram a ser recebidos na Casa Civil da Presidência da República, por meio eletrônico. A transmissão desses documentos, assinados eletronicamente pela autoridade competente, deve ser feita por sistema que lhes garanta
I. a autenticidade.
II. a integridade.
III. a retratabilidade.
IV. a recusabilidade.
A quantidade de itens certos é igual a
Entre as atividades de conservação, assinale a que corresponde à utilização de agentes químicos para a destruição de insetos e microorganismos que causam danos aos documentos.
Os materiais fotográficos, para uma conservação adequada, devem estar em contato com invólucros de boa qualidade. Tendo em vista os padrões de qualidade, julgue os itens abaixo.
I. As embalagens plásticas devem ser de poliéster, polietileno de alta densidade e polipropileno.
II. Os papéis usados para o acondicionamento de-vem ser neutros, com pH próximo ao 7,0.
III. O mobiliário deve ser de aço. Não devem ser usa-dos móveis ou prateleiras de madeira.
IV. A área de armazenamento deve ser climatizada. Paredes, pisos e tetos devem ter acabamento inerte.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a assertiva correta com relação à conservação e preservação adequada dos acervos arquivísticos.
Um meio simples e seguro de destruir a infestação por insetos é submeter o material a congelamento.
Os extintores de incêndio devem empregar substâncias líquidas e ser instalados em locais bem visíveis.
Os documentos textuais, em suporte papel, de-vem ser guardados na posição horizontal, em estantes e em ambientes bem ventilados.
Os documentos atacados pelo mofo devem ser expostos ao sol para secagem e depois aspirados.
Na identificação das caixas, devem ser usadas etiquetas auto-adesivas e tintas hidrográficas.
Para tornar desnecessárias as duplicações entre os Arquivos Permanente e Corrente, formados a partir dos Papéis de Trabalho, recomenda-se, além do uso conveniente do Arquivo Permanente, a feitura de adequada(s)
referências cruzadas.
análise documental.
conferência de cálculos.
correlação das informações obtidas.
inspeção física.
O modelo de Evans para o desenvolvimento de coleções caracteriza-se por ser um processo sistêmico, composto das seguintes atividades:
estudo de comunidade, critérios de seleção, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação da coleção.
planejamento, política de seleção, seleção, compra, descarte e avaliação da coleção.
estudo de usuários, estabelecimento de políticas, seleção, doação, compra e desbastamento da coleção.
avaliação, seleção, compra, permuta, doação e descarte da coleção.
planejamento, implementação, avaliação, remanejamento e descarte da coleção.
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