Questões sobre Geral

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Com relação à análise diplomática dos documentos de arquivo é correto afirmar que

  • A.

    o conjunto de elementos internos é o que dá ao documento o aspecto que corresponde à sua função.

  • B.

    a estrutura física de um documento é um elemento interno considerado na análise diplomática.

  • C.

    na perspectiva diplomática os documentos normativos podem ser de assentamento ou de ajuste.

  • D.

    os documentos enunciativos são opinativos e visam fundamentar uma resolução.

  • E.

    os caracteres internos relacionam-se à forma, ao formato e ao gênero.

A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

 Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.

A gestão de documentos engloba todo o ciclo vital dos documentos, desde a sua criação até a sua eliminação ou guarda permanente, passando pelos estágios corrente e intermediário.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo que consiste na ordenação dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries é

  • A.

    a catalogação.

  • B.

    o arranjo.

  • C.

    a análise.

  • D.

    a avaliação.

  • E.

    a descrição.

A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

 Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.

O procedimento de microfilmagem elimina o prévio tratamento técnico da documentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para efeito da aplicação da ISAD, nível de descrição é

  • A.

    a posição da unidade de descrição na hierarquia do fundo.

  • B.

    o código que pode ser utilizado para pesquisar, identificar e localizar uma descrição.

  • C.

    o termo mais amplo que abrange qualquer descrição arquivística.

  • D.

    a representação de uma unidade de descrição e de suas partes componentes.

  • E.

    a subdivisão de um fundo, compreendendo um conjunto de documentos relacionados entre si.

A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

 Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.

O registro e o controle da tramitação dos documentos são atividades desenvolvidas por seções específicas, que figuram nas estruturas organizacionais com as denominações de protocolo, protocolo e arquivo, comunicação administrativa, documentação e comunicação administrativa, entre outras. Nem todos os documentos são registrados nesses setores. Normalmente, apenas os processos recebem um número, que constitui a chave de sua busca. Essas atividades geram uma quantidade muito grande de fichas, livros e formulários. Mas sempre há relação entre essas atividades e aquelas executadas nas outras seções das organizações, no que se refere à classificação dos documentos arquivísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à operação de arranjo, é incorreto afirmar que

  • A.

    se resume na ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações.

  • B.

    a ordenação adotada no arranjo pode ser temática, cronológica ou geográfica.

  • C.

    o princípio do respeito aos fundos é o norteador da sistemática de arranjo.

  • D.

    é uma operação, ao mesmo tempo, intelectual e material.

  • E.

    o processo do arranjo se inicia a partir do recolhimento.

A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

 Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.

A gestão de documentos pode ser interpretada como o processo de reduzir seletivamente a proporções manipuláveis a massa de documentos, de forma a conservar permanentemente os que têm valor cultural futuro, sem menosprezar a integridade substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um programa de gestão de documentos eficiente prevê a gestão dos acervos e dos recursos nela empregados. Isso implica planejar a distribuição prévia das áreas de depósito, indicando a utilização atual e futura dos espaços disponíveis. Conforme o Dicionário de Terminologia Arquivística da Associação dos Arquivistas de São Paulo, esse planejamento consubstancia-se no plano de

  • A. destinação.
  • B. arquivamento.
  • C. armazenamento.
  • D. classificação.
  • E. descrição.

A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

 Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.

Segundo Schellenberg, um sistema de arquivamento deve ter a qualidade de um sistema simples de assunto, flexível e que admita expansões.

  • C. Certo
  • E. Errado
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