Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto aos instrumentos de pesquisa utilizados nos arquivos, assinale a opção incorreta.
O inventário é o instrumento que descreve conjuntos ou unidades documentais na ordem em que foram arranjados.
No catálogo a descrição exaustiva ou parcial de um fundo toma por base a série documental.
O guia de arquivo tem por finalidade oferecer informações básicas sobre um ou mais arquivos e seus fundos.
Um inventário pode contemplar um fundo inteiro, uma série, parte dela ou mesmo uma unidade de arquivamento.
O repertório é um instrumento de pesquisa que seleciona documentos pertencentes a um ou mais fundos e os descreve minuciosamente.
A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).
Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.
O fluxo da informação em uma organização é um processo de agregação de valor, e o sistema de informação pode ser considerado como a sua cadeia de valor, por ser o suporte para a produção e a transferência da informação.
A norma geral internacional de descrição arquivística – ISAD contém regras gerais para descrição que podem ser aplicadas independentemente da forma ou do suporte dos documentos. Assinale qual das assertivas abaixo não se configura como objetivo do processo de descrição.
Assegurar a criação de descrições consistentes, apropriadas e auto-explicativas.
Facilitar a recuperação e a troca de informação sobre documentos arquivísticos.
Possibilitar a elaboração de catálogos e inventários eletrônicos.
Possibilitar o compartilhamento de dados de autoridade.
Possibilitar a integração de descrições de diferentes arquivos num sistema unificado de informação.
Estão relacionados, a seguir, os elementos essenciais de um programa descritivo. Assinale o que não se caracteriza como tal.
Deve-se traçar o programa descritivo de modo que se preste informação imediata sobre todos os documentos do repositório.
Deve-se traçar o programa descritivo de modo que forneça a informação necessária sobre os documentos.
Deve-se traçar um programa descritivo que facilite o uso dos documentos.
Deve-se traçar o programa descritivo de modo que se forneça informação pormenorizada dos documentos.
Os meios de busca preparados no curso do programa descritivo devem ser facilmente acessíveis aos consulentes.
Com relação aos guias de arquivo é incorreto afirmar que
um guia de arquivo deve conter uma descrição sumária dos fundos que compõem seu acervo.
um guia de arquivo deve conter indicação dos instrumentos de pesquisa de que dispõe.
um guia de arquivo deve conter dados sobre localização e funcionamento do arquivo.
o guia é, preferencialmente, o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por um arquivo.
o guia de arquivo deve abordar conjuntos documentais já organizados e acessíveis ao público.
O instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo, ou de uma ou mais de suas subdivisões, toma por base a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação é o
catálogo.
Ao organizar um acervo, o arquivista pode selecionar documentos referentes a um tema que julga importante, para descrever pormenorizadamente. O instrumento de pesquisa resultante dessa descrição chama-se
Entre os serviços educativos oferecidos à sociedade pelos arquivos públicos, inclue(m)-se
I. o atendimento a alunos isolados ou a grupos.
II. a divulgação de reproduções de documentos e publicações.
III. as exposições de originais no recinto do arquivo.
IV. a aula prática com a adoção de documentos.
A quantidade de itens certos é igual a
O Sistema Nacional de Arquivos – SINAR tem como uma de suas competências
promover a elaboração do cadastro nacional de arquivos públicos e privados, bem como desenvolver atividades censitárias referentes a arquivos.
recomendar providências para a apuração e a reparação de atos lesivos à política nacional de arquivos públicos e privados.
implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental.
estimular programas de gestão e de preservação de documentos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o funcionamento e o acesso aos arquivos públicos.
São membros conselheiros do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, exceto,
dois representantes do SINAR.
um representante do Arquivo Nacional.
dois representantes dos arquivos públicos estaduais e do Distrito Federal.
um representante das instituições mantenedoras de curso superior de arquivologia.
três representantes de instituições que congreguem profissionais que atuem nas áreas de ensino, pesquisa, preservação ou acesso a fontes documentais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...