Questões sobre Geral

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Dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo

  • A.

    as entidades mantenedoras.

  • B.

    a tipologia documental.

  • C.

    os estágios de sua evolução.

  • D.

    a extensão de sua atuação.

  • E.

    a natureza dos documentos.

Entre as atividades apresentadas a seguir, assinale aquela que não corresponde a uma atividade desenvolvida nos serviços de protocolo.

  • A.

    Registro

  • B.

    Avaliação

  • C.

    Autuação

  • D.

    Expedição

  • E.

    Recebimento

Conforme consta na obra Arquivo: teoria e prática, de Marilena Leite Paes, receber de vários setores documentos a serem redistribuídos é uma rotina característica de

  • A.

    protocolo.

  • B.

    arquivo corrente.

  • C.

    arquivo intermediário.

  • D.

    arquivo permanente.

  • E.

    sala de consulta.

Observe o quadro abaixo:

De acordo com a obra Arquivo: teoria e prática, de Marilena Leite Paes, a forma de ordenação adotada no exemplo acima corresponde à

  • A.

    duplex.

  • B.

    enciclopédica.

  • C.

    alfabética.

  • D.

    dicionária.

  • E.

    decimal.

Nas operações de destinação propostas por T. R. Schellenberg, na obra Arquivos Modernos, não consta

  • A. a doação.
  • B. a destruição.
  • C. a microfilmagem.
  • D. a transferência.
  • E. o recolhimento.

T. R. Schellenberg, em sua obra Arquivos Modernos, elabora várias recomendações a serem consideradas quando da avaliação documental. Assinale a opção que não corresponde a uma recomendação do autor.

  • A.

    Os padrões para a avaliação não devem ser encarados como absolutos ou finais.

  • B.

    O arquivista deve avaliar o acervo em partes, baseando-se nas unidades administrativas do órgão, separadamente.

  • C.

    O arquivista deve aplicar os padrões de avaliação com moderação e bom senso. Não deve conservar nem demais nem de menos.

  • D.

    Na avaliação de documentos sobre assuntos que não domine o arquivista deverá buscar o auxílio de especialistas na área.

  • E.

    O arquivista pode usar diferentes critérios na avaliação de documentos de diferentes períodos históricos.

Quanto ao prazo precaucional utilizado para a definição de prazos de guarda de documentos de arquivo, é correto afirmar que

  • A.

    se relaciona ao valor secundário.

  • B.

    ocorre durante a vigência do documento.

  • C.

    se cumpre no arquivo corrente.

  • D.

    pressupõe a garantia de direitos.

  • E.

    se define durante a tramitação.

A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

 Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.

O método de arquivamento numérico simples é aquele em que as pastas são ordenadas de acordo com o registro de entrada correspondente. Usa-se, também, um índice alfabético remissivo para a codificação das pastas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta.

  • A.

    Escritura é um documento diplomático, testemunhal, de assentamento, notarial.

  • B.

    Instrução normativa é um documento diplomático dispositivo normativo.

  • C.

    Edital é um documento não-diplomático, de convocação, informativo.

  • D.

    Norma é um documento não-diplomático, informativo.

  • E. Ofício é um documento diplomático, informativo.

A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

 Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.

A manutenção da processabilidade dos registros digitalizados ao longo do tempo é um processo complexo que pode ser dividido em três pontos distintos mas interdependentes, que são visibilidade, durabilidade e tratamento multinível.

  • C. Certo
  • E. Errado
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