Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Ao conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e à eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de documentos de arquivo costuma-se denominar

  • A.

    sistema de informações.

  • B.

    gestão de documentos.

  • C.

    base de dados.

  • D.

    ciência da informação.

  • E.

    gerenciamento de dados.

Na implantação de um sistema estadual de arquivos, o diagnóstico da situação das unidades produtoras de documentos é o instrumento que

  • A.

    identifica as competências, funções e atividades do poder público estadual, correlacionando-as com os documentos que as viabilizam e comprovam.

  • B.

    combina elementos físicos e lógicos no processamento automático de dados das diferentes áreas do governo.

  • C.

    permite obter a mesma polaridade dos documentos originais produzidos pelos organismos da administração direta e indireta.

  • D.

    avalia o suporte lógico dos diferentes sistemas operacionais aplicados às atividades-fim e atividadesmeio do governo estadual.

  • E.

    estabelece relação de equivalência entre diferentes sistemas de notação adotados nas secretarias de Estado.

São rotinas dos serviços de protocolo:

  • A.

    recebimento de correspondência e elaboração de inventários topográficos da documentação.

  • B.

    autuação de processos e reprodução do material a ser descartado.

  • C.

    coordenação de equipes de avaliação e elaboração de tabelas de temporalidade.

  • D.

    ações de conservação preventiva e montagem de guia do acervo.

  • E.

    distribuição de correspondência e controle de tramitação dos documentos.

No método dígito-terminal,

  • A.

    as unidades de arquivamento são divididas em grande classes temáticas numeradas consecutivamente, podendo subdividir-se em classes subordinadas mediante o uso de números justapostos aos dos assuntos principais.

  • B.

    cada documento recebe um número de ordem crescente, de acordo com sua entrada no arquivo, reproduzido em tantas fichas quantos forem os descritores ou palavras-chave a ele relacionados.

  • C.

    os assuntos secundários ficam subordinados aos assuntos principais, distribuídos ambos conforme a seqüência das letras do alfabeto.

  • D.

    cada número de ordem atribuído aos documentos é decomposto em pequenos grupos de dois ou três dígitos que, lidos da direita para a esquerda, passam a constituir chaves para sua localização física.

  • E.

    as letras correspondem às classes principais dos documentos, reservando-se os números às suas subdivisões temáticas.

Aos arquivos intermediários compete, entre outras atividades,

  • A.

    promover a descrição do acervo.

  • B.

    atender às consultas dos órgãos produtores.

  • C.

    desenvolver ações educativas junto às escolas da região.

  • D.

    estimular a pesquisa histórica.

  • E.

    processar tecnicamente os documentos de origem privada.

No processo de avaliação,

  • A.

    os valores secundários dos documentos têm precedência sobre os primários.

  • B.

    a correspondência expedida, por ser formada de cópias, pode ser completamente eliminada.

  • C.

    só têm valor histórico os documentos correspondentes às atividades-fim da instituição.

  • D.

    é preciso assegurar a representatividade da instituição ao longo do tempo.

  • E.

    os documentos de mais de cinqüenta anos, que pela lei brasileira já não surtem efeito legal, devem ser descartados.

A análise dos documentos deve considerar, para efeitos de avaliação, que

  • A.

    os valores probatórios e informativos podem ser coincidentes.

  • B.

    os documentos de guarda permanente são desprovidos de valor primário.

  • C.

    os documentos de valor administrativo asseguram a aquisição, manutenção e extinção de direitos.

  • D.

    os valores probatórios e históricos são mutuamente excludentes.

  • E.

    todos os documentos de valor probatório têm valor legal.

A elaboração de tabelas de temporalidade resulta

  • A.

    da eliminação de documentos repetitivos e supérfluos.

  • B.

    de pesquisa sobre a estrutura e o funcionamento da entidade acumuladora dos documentos.

  • C.

    do registro de documentos a serem digitalizados e/ou microfilmados.

  • D.

    do estabelecimento de remissivas entre documentos da fase corrente e da fase intermediária.

  • E.

    da passagem de documentos da fase intermediária para a permanente.

Em uma tabela de temporalidade é importante indicar prazos de

  • A.

    retenção, isto é, seqüência de diligências e ações prescritas para o andamento de documentos de natureza administrativa, até seu julgamento ou solução.

  • B.

    segurança, isto é, esquema preestabelecido para armazenamento, ordenação e classificação de documentos de valor primário.

  • C.

    vigência, isto é, qualidade pela qual permanecem efetivos e válidos os encargos e disposições contidos nos documentos.

  • D.

    jurisdição, isto é, competência legalmente atribuída a determinados documentos relacionados com o patrimônio público.

  • E.

    prescrição, isto é, condição pela qual se renovam os dispositivos que asseguram aquisição ou perda de direitos contidos em documentos.

Entende-se por notação

  • A.

    o conjunto dos documentos notariais.

  • B.

    a forma que antecede a elaboração de manuscritos.

  • C.

    o material sobre o qual as informações são registradas.

  • D.

    a primeira etapa no processo de arranjo documental.

  • E.

    o código de localização dos documentos no acervo.

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