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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
Um conjunto de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas que ainda podem ser solicitados, é classificado como arquivo de terceira idade ou permanente.
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Acerca dos arquivos correntes, julgue os itens subseqüentes.
A grande freqüência de uso do documento é um elemento importante para identificar um documento como pertencente ao arquivo corrente.
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Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
O setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em curso, além da abertura de processos e expedição de documentos, é identificado como arquivo setorial.
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Acerca dos arquivos correntes, julgue os itens subseqüentes.
A escolha do método de arquivamento no arquivo corrente é determinada pela espécie ou pelo gênero do documento.
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Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
Considere o endereçamento apresentado a seguir.
Ao Departamento de Pesquisa
Empresa Brasileira de Desenvolvimento
Dr. Antônio Silva Rua das Flores, 152
23200-100 – Rio de Janeiro – RJ
O exemplo acima é uma forma correta de preenchimento de um envelope dirigido a uma instituição ou a qualquer de suas subunidades, mesmo contendo, em segundo plano, o nome do servidor e sem fazer menção ao cargo que exerce.
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Acerca dos arquivos correntes, julgue os itens subseqüentes.
O método alfanumérico é uma combinação de letras e números e faz parte do sistema semi-indireto.
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Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.
De acordo com as orientações do Arquivo Nacional para a classificação de documentos de arquivo na administração pública federal, os documentos, quando produzidos ou recebidos nos setores de trabalho, antes de serem ordenados, devem ser classificados e, em seguida, higienizados.
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Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
As rotinas adotadas para a distribuição e tramitação de documentos envolvem, normalmente, o recebimento da correspondência, a verificação da falta de folhas ou anexos, a separação dos originais das cópias e a expedição do original.
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Acerca dos arquivos correntes, julgue os itens subseqüentes.
O método numérico simples atribui um número a cada pasta de cliente (pessoa física ou jurídica), obedecendo à ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordenação alfabética.
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Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.
A estrutura básica de uma tabela de temporalidade deve, necessariamente, contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária e a destinação final - eliminação ou guarda permanente -, além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação.
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