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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente é o que chamamos de:
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Avalie as afirmativas a seguir, sobre documentos de arquivo:
I. são produzidos e/ou recebidos por pessoa física ou jurídica, pública ou privada.
II. constituem elementos de prova ou de informação.
III. formam um conjunto sem organicidade.
IV. não refletem as atividades a que se vinculam.
V. expressam os atos de seus produtores no exercício de suas funções.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Na elaboração de planos de classificação de documentos de arquivo, é preciso levar em conta, no âmbito da instituição de origem, entre outros elementos,
a estrutura organizacional, isto é, o conjunto de atividades conferidas legalmente ao órgão e suas unidades, para cumprimento de objetivos específicos.
as atividades, isto é, o conjunto de ações ou encargos desenvolvidos de modo contínuo e rotineiro, para cumprimento das competências do órgão.
as atribuições, isto é, o fracionamento e escalonamento da autoridade em diferentes níveis.
a hierarquia, isto é, o conjunto de ações desempenhadas por autoridades e servidores, para cumprimento das competências do órgão a que estão subordinados legalmente.
a competência, isto é, o conjunto de unidades administrativas ligadas por relações de hierarquia e coordenação.
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Nas administrações pública e privada as unidades responsáveis pelo conjunto de operações técnicas que caracterizam os serviços de gestão de documentos correntes são geralmente conhecidas como:
arquivo permanente e arquivo administrativo.
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O principal instrumento de destinação de documentos é
o guia de fundos.
a tabela de equivalência.
a tabela de temporalidade.
o plano de classificação.
o inventário topográfico.
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Podemos dizer que a rotina de arquivamento de documentos correntes constitui-se das seguintes atividades:
inspeção, análise, descrição, arquivamento, empréstimo e consulta;
inspeção, análise, transferência, arquivamento, empréstimo e consulta;
inspeção, análise, gestão, arquivamento, empréstimo e consulta;
inspeção, análise, ordenação, arquivamento, empréstimo e consulta;
inspeção, análise, conceituação, arquivamento, empréstimo e consulta.
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Helen Samuels afirma, em seu livro Varsity letters, que o arquivista precisa realizar pesquisas a fim de articular projetos coerentes. Tais pesquisas, em sua opinião, não se confundem com aquelas levadas a efeito pelo historiador, preocupado em responder a determinadas questões a partir da interpretação das fontes. A pesquisa arquivística tem por objeto precípuo
a instituição produtora dos documentos.
os fatos mencionados nos documentos.
as relações causais entre os fatos mencionados nos documentos.
as datas tópicas e cronológicas dos documentos.
a biografia dos signatários dos documentos.
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Para a elaboração da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos são desenvolvidas as seguintes atividades:
I. diagnóstico da situação dos arquivos e levantamento da produção documental.
II. elaboração de um código de classificação.
III. levantamento de prazos de guarda.
IV. descrição dos documentos.
V. ordenação dos documentos.
Estão corretos apenas os itens:
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O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos (2001), sofreu críticas dos profissionais da área porque, entre outros motivos,
apresentou níveis heterogêneos de subdivisão das classes, valendo-se indistintamente de estruturas administrativas, funções, atividades, espécies e tipos documentais.
fez uso do método dígito-terminal, decompondo em grupos de três dígitos, a serem lidos da direita para a esquerda, os números de ordem atribuídos aos diferentes assuntos.
traduziu, com poucas concessões à realidade administrativa brasileira, código similar elaborado pelo Conselho Internacional de Arquivos para os países da Comunidade Européia.
limitou-se a identificar apenas dois níveis de classificação, permanecendo num grau de generalidade que não dá conta das rotinas do poder público brasileiro no cumprimento de seus objetivos.
dedicou-se exclusivamente às atividades-fim do Ministério da Justiça, a que estava subordinado o Arquivo Nacional, como exemplo a ser estendido aos demais órgãos do serviço público federal.
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O método ideográfico é aquele que permite a recuperação da informação de acordo com:
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