Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Relacione o método de arquivamento listado na primeira coluna com o elemento que determina a classificação do documento constante na segunda coluna. A seqüência correta é:

  • A. 1, 2, 3, 4, 6
  • B. 3, 4, 5, 6, 1
  • C. 4, 1, 5, 6, 3
  • D. 4, 2, 5, 3, 1
  • E. 5, 1, 2, 3, 4

A escolha do método de arquivamento mais adequado dependerá do ramo de atividade da organização ou firma a quem pertence o acervo do arquivo e da natureza do documento. Quando o elemento principal a ser considerado em um documento é a sua procedência, o melhor método de arquivamento é:

  • A. geográfico.
  • B. alfanumérico.
  • C. numérico.
  • D. alfabético.
  • E. alfabético.

Considerando as características dos arquivos em cada etapa de seu ciclo vital, pode-se afirmar que

  • A.

    os documentos da fase intermediária correspondem aos que foram gerados no desempenho das atividades- fim da instituição de origem.

  • B.

    a freqüência de uso e a validade das disposições contidas nos documentos constituem critérios para a configuração dos depósitos de primeira e segunda idades.

  • C.

    o processo de avaliação decorre da transferência, isto é, da passagem dos documentos da fase intermediária para a permanente, depois de cumpridos os prazos estabelecidos nas tabelas de temporalidade.

  • D.

    o instrumento de pesquisa típico da fase corrente é o guia, por oferecer uma visão panorâmica das principais séries documentais que integram o acervo.

  • E.

    os critérios de classificação dos documentos correntes devem ser substituídos, nas instituições de custódia permanente, por aqueles que privilegiam temas ligados à pesquisa histórica.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo incluem-se

  • A.

    a redação de ofícios e seu encaminhamento.

  • B.

    a elaboração de tabelas de temporalidade e a eliminação de documentos desprovidos de valor.

  • C.

    o calendário de eventos e a programação cultural da instituição.

  • D.

    a microfilmagem e a digitalização de arquivos de valor intermediário.

  • E.

    o registro e a movimentação de documentos.

Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.

Recebimento e classificação, registro e movimentação e conservação e preservação são rotinas de protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.

As correspondências particulares recebidas por um órgão público devem ser registradas no protocolo e enviadas aos seus destinatários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.

Os prazos de prescrição e decadência de direitos, que podem ser verificados na legislação em vigor, são elementos importantes para o trabalho de avaliação de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A qualidade pela qual os documentos de arquivo evidenciam fatos e permitem reconstituir a estrutura e o funcionamento da instituição responsável por sua acumulação é conhecida como

  • a.

    valor probatório.

  • b.

    prescrição.

  • c.

    jurisprudência.

  • d.

    princípio da proveniência.

  • e.

    vigência.

Acerca de noções de arquivamento, assinale a opção correta.

  • A.

    É feita no arquivo intermediário a guarda de documentos que perderam seu valor administrativo, mas que mantêm seu valor histórico.

  • B.

    São classificados como ostensivos os documentos que requerem medidas especiais de salvaguarda para custódia e para divulgação.

  • C.

    A instalação de arquivo de documentos em papel deve ser feita em local arejado e que não receba luz direta do Sol.

  • D.

    É vedada, em qualquer hipótese, a circulação de documentos secretos por meio impresso.

Considerando o arquivamento de documentos, assinale a opção incorreta com relação às regras de alfabetação cujo elemento principal seja o nome.

  • A.

    Branco, Maria Margarida Castelo; Junqueira, Antonio Carlos; Lima, João Pedro Ferreira de; Tiago, Antonio Carlos de São.

  • B.

    Araújo, Antonio de Paula (Juiz); Cardoso, Eliseu de Souza (Desembargador); Ferreira, Diogo de Arruda (Diretor); Gonçalves, Maria Aparecida (Juíza).

  • C.

    Cabral, Pedro Celso de Alcântara Ferreira; José Carlos C; Ferreira, José Carlos Costa; Ferreira, José Carlos Expedito.

  • D.

    Barbosa Neto, Carlos Eduardo; Camargo Sobrinho, Pedro Paulo de; Carneiro Júnior, Vicente de Paula; Castro Filho, Manoel Moreira de.

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