Lista completa de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições
do órgão central, como
proceder ao arranjo dos documentos da fase corrente.
fazer a transcrição paleográfica dos papéis mais antigos.
promover a articulação entre os órgãos integrantes do sistema.
controlar empréstimos.
indexar o conteúdo dos documentos de guarda temporária.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A passagem de documentos do arquivo intermediário para o arquivo permanente denomina-se:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições
dos órgãos setoriais, como
arranjar e descrever documentos recolhidos ao depósito permanente.
aprovar a padronização de formulários.
promover cursos de treinamento de pessoal administrativo.
emitir pareceres jurídicos sobre desclassificação de informações.
transferir documentos ao órgão central.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições
dos órgãos detentores de arquivos correntes, como
elaborar a política arquivística da instituição.
transferir documentos aos órgãos setoriais.
publicar guias e inventários.
promover intercâmbio metodológico com entidades similares, dentro e fora do país.
receber dos órgãos setoriais documentos de guarda intermediária.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições
do órgão responsável pelo protocolo central, como
acompanhar métodos e rotinas de trabalho.
selecionar documentos e transferi-los para o órgão central.
atribuir graus de sigilo aos documentos produzidos na unidade.
controlar o trâmite e recuperar as informações dos documentos em curso.
microfilmar os processos autuados.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação às técnicas de arquivo e controle de documentação é correto:
classificar os documentos de acordo com o seu gênero e a natureza do assunto.
identificar a documentação de acordo com sua natureza, que pode ser apenas comercial ou científica.
classificar um arquivo de terceira idade ou permanente quando é constituído de documentos em curso ou consultados, de fácil acesso e conservados nas instituições que os receberam ou os produziram.
utilizar o método Referência Cruzada quando é necessário arquivar os documentos, considerando uma visão geográfica previamente estabelecida.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à redação técnica de documentos oficiais, ao tratamento de correspondências recebidas e uso de serviços postais, podemos afirmar que o correto é:
a redação técnica caracterizar-se por ser um texto informal, gramaticalmente correto, claro, objetivo e com vocabulário adequado à área de atuação.
quando uma instituição deseja encaminhar um ofício ao Governador do Estado e ao Reitor de uma Universidade, a forma única de tratamento adequada utilizada é Vossa Excelência, cuja abreviatura é V.Exª.
que nas correspondências recebidas por uma instituição, o assistente administrativo deve fazer inicialmente uma triagem, em seguida registrar em um determinado controle (protocolo) e encaminhar devidamente lacradas, de forma correta, ao seu destinatário.
utilizar o serviço postal Aviso de Recebimento (AR), com apenas as iniciais do destinatário, para encaminhar uma encomenda de no máximo 2 kg, sem valor comercial, para o exterior.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A organização do trabalho de um funcionário reflete, além da sua imagem, a da Instituição da qual faz parte, portanto, é correto afirmar que:
os compromissos devem ser agendados em um lugar próprio, independente da ordem de prioridade.
para facilitar o acesso às informações, devemos arquivá-las de forma aleatória para que qualquer pessoa possa encontrá-las na sua ausência.
a agenda é um instrumento básico e indispensável para organizar todos os compromissos e ordem/prazo de executá-los.
para que uma reunião formal seja satisfatória, em busca de bons resultados à instituição, é dispensável a emissão de convite aos participantes.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
De acordo com o ciclo de vida dos documentos, os arquivos dividem-se em correntes, intermediários e permanentes. Ao arquivo corrente refere-se a atividade de
difusão.
restauração.
protocolo.
inventário.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um arquivo bem organizado deve permitir, quando necessário, que, além do responsável pelo arquivamento, outros servidores que necessitem consultá-lo o façam com facilidade e agilidade. Existem várias alternativas para a organização de arquivos, que podem ser utilizadas isoladamente ou combinadas. Essas alternativas não incluem a técnica de classificação
alfabética.
imediata.
por assunto.
por data.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...