Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O arquivista de uma universidade recebe documentação de várias unidades acadêmicas e verifica que, devido às suas características, os documentos recebidos são para a guarda permanente. Desse modo, a partir da identificação dos órgãos que enviaram a documentação, será possível colocar os documentos recolhidos no quadro de

  • A.

    descrição.

  • B.

    arranjo.

  • C.

    levantamento.

  • D.

    avaliação.

  • E.

    temporalidade.

Analise os seguintes enunciados, a respeito de arranjo:

I - todo conjunto de documentos deve ser colocado em ordem de procedência, data, número, assunto e nome;

II - se o documento original está em boas condições, cópias esparsas (que não pertençam a dossiês ou séries e sem valor paleográfico) podem ser destruídas;

III - nenhum conjunto, encadernado ou não, deve ser desmembrado sem que se tenha investigado o motivo de sua constituição.

Está(ão) correto(s) o(s) enunciado(s)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O potencial de informações de um depósito de arquivos somente chega até o usuário por intermédio de instrumentos de pesquisa, que resumem e localizam os documentos dentro de um arquivo permanente e podem ser genéricos e globais. Dentre estes instrumentos encontram-se

  • A.

    catálogos.

  • B.

    inventários.

  • C.

    índices.

  • D.

    repertórios.

  • E.

    guias.

O objetivo de uma descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo, visando efetivar o acesso aos mesmos. Com esse objetivo, existem áreas e regras gerais para descrição arquivística que abrangem alguns elementos. Na área conhecida como contextualização, considere a informação a seguir.

Essa informação se refere a

  • A.

    sistema de arranjo.

  • B.

    dimensão e suporte.

  • C.

    história arquivística.

  • D.

    condição de acesso.

  • E.

    nível de descrição.

Para efetivar o acesso aos documentos permanentes de qualquer instituição, pública ou privada, o arquivista pode elaborar vários instrumentos, mas só um vai descrever os conjuntos documentais ou partes dos fundos. Este instrumento segue, fundamentalmente, a ordem sequencial dos verbetes, sem fazer seleção ou pular documentos, sendo que a apresentação pode seguir ou não a disposição física dos documentos. Este instrumento é o(a)

  • A.

    índice.

  • B.

    inventário.

  • C.

    repertório.

  • D.

    guia.

  • E.

    relação.

Um pesquisador necessita obter informações sobre um arquivo do IBGE, mas não está certo sobre qual. Nesse caso, o arquivista deverá indagar ao pesquisador sobre nomes, termos, códigos ou expressões que possam ser usados para a pesquisa, identificação e localização das descrições arquivísticas. Esses elementos de informação que levam ao arquivo desejado são os(as)

  • A.

    pontos de acesso.

  • B.

    níveis de descrição.

  • C.

    entidades coletivas.

  • D.

    áreas de controle.

  • E.

    fases de relacionamento.

O movimento de centralização, ao criar a primeira rede de arquivos da era moderna, e a consagração do princípio de que os arquivos sejam consultáveis por todos permitiram a todo cidadão ter acesso aos documentos do Estado. Esse direito foi consolidado em que país e em que época?

  • A. França – Revolução Francesa.
  • B. EUA – 2ª Guerra Mundial.
  • C. Inglaterra – Revolução Industrial.
  • D. França – 2ª Guerra Mundial.
  • E. EUA – Guerra da Secessão.

Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e/ou recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público, entidades privadas e pessoas físicas, qualquer que seja o suporte da informação, em decorrência

  • A. de aquisição ou compra.
  • B. de coleção.
  • C. de acumulação aleatória.
  • D. do exercício de suas atividades.
  • E. das atividades-meio.

O documento de arquivo possui um caráter que o diferencia dos documentos de bibliotecas ou de museus, que é o caráter

  • A. informacional.
  • B. cultural.
  • C. orgânico.
  • D. oficial.
  • E. histórico.

A função básica dos arquivos é

  • A. preservar as informações sigilosas.
  • B. atender às pesquisas históricas.
  • C. atender às pesquisas genealógicas.
  • D. servir à posteridade.
  • E. dar acesso às informações contidas nos documentos.
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