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O arquivista de uma universidade recebe documentação de várias unidades acadêmicas e verifica que, devido às suas características, os documentos recebidos são para a guarda permanente. Desse modo, a partir da identificação dos órgãos que enviaram a documentação, será possível colocar os documentos recolhidos no quadro de
descrição.
arranjo.
levantamento.
avaliação.
temporalidade.
Analise os seguintes enunciados, a respeito de arranjo:
I - todo conjunto de documentos deve ser colocado em ordem de procedência, data, número, assunto e nome;
II - se o documento original está em boas condições, cópias esparsas (que não pertençam a dossiês ou séries e sem valor paleográfico) podem ser destruídas;
III - nenhum conjunto, encadernado ou não, deve ser desmembrado sem que se tenha investigado o motivo de sua constituição.
Está(ão) correto(s) o(s) enunciado(s)
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
O potencial de informações de um depósito de arquivos somente chega até o usuário por intermédio de instrumentos de pesquisa, que resumem e localizam os documentos dentro de um arquivo permanente e podem ser genéricos e globais. Dentre estes instrumentos encontram-se
catálogos.
inventários.
índices.
repertórios.
guias.
O objetivo de uma descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo, visando efetivar o acesso aos mesmos. Com esse objetivo, existem áreas e regras gerais para descrição arquivística que abrangem alguns elementos. Na área conhecida como contextualização, considere a informação a seguir.
Essa informação se refere a
sistema de arranjo.
dimensão e suporte.
história arquivística.
condição de acesso.
nível de descrição.
Para efetivar o acesso aos documentos permanentes de qualquer instituição, pública ou privada, o arquivista pode elaborar vários instrumentos, mas só um vai descrever os conjuntos documentais ou partes dos fundos. Este instrumento segue, fundamentalmente, a ordem sequencial dos verbetes, sem fazer seleção ou pular documentos, sendo que a apresentação pode seguir ou não a disposição física dos documentos. Este instrumento é o(a)
índice.
inventário.
repertório.
guia.
relação.
Um pesquisador necessita obter informações sobre um arquivo do IBGE, mas não está certo sobre qual. Nesse caso, o arquivista deverá indagar ao pesquisador sobre nomes, termos, códigos ou expressões que possam ser usados para a pesquisa, identificação e localização das descrições arquivísticas. Esses elementos de informação que levam ao arquivo desejado são os(as)
pontos de acesso.
níveis de descrição.
entidades coletivas.
áreas de controle.
fases de relacionamento.
O movimento de centralização, ao criar a primeira rede de arquivos da era moderna, e a consagração do princípio de que os arquivos sejam consultáveis por todos permitiram a todo cidadão ter acesso aos documentos do Estado. Esse direito foi consolidado em que país e em que época?
Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e/ou recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público, entidades privadas e pessoas físicas, qualquer que seja o suporte da informação, em decorrência
O documento de arquivo possui um caráter que o diferencia dos documentos de bibliotecas ou de museus, que é o caráter
A função básica dos arquivos é
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