Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O arquivo especial é aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas e que, por essa razão, merecem tratamento especial, não apenas quanto ao armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle e à conservação. Essa é uma classificação que diz respeito

  • A.

    ao gênero.

  • B.

    aos estágios da sua evolução.

  • C.

    à natureza dos documentos.

  • D.

    à natureza do assunto.

  • E.

    à extensão de sua atração.

No desenvolvimento da organização de documentos num arquivo, o arquivista precisa criar um vocabulário controlado, visando a garantir a fidedignidade do seu trabalho. Nesse sentido, quando ele cria os vocábulos notação, indexação coordenada e ideográfico, utiliza como parâmetros os seguintes correspondentes:

  • A.

    seleção, produção e avaliação.

  • B.

    organização, direção e orientação.

  • C.

    função, procedência e incorporação.

  • D.

    símbolo, unitermo e assunto.

  • E.

    conta, parâmetro e elaboração.

Um arquivista precisa organizar o arquivo de uma empresa estatal no Rio de Janeiro. Ao iniciar o trabalho, se depara com muitos documentos de diversos departamentos, além de alguns conjuntos documentais de filiais dessa empresa em outros estados. Como esses documentos são considerados de guarda definitiva, antes de proceder à ordenação dos documentos em séries, o arquivista deve estabelecer o

  • A.

    recolhimento sistemático.

  • B.

    critério de avaliação.

  • C.

    levantamento da espécie.

  • D.

    quadro de arranjo.

  • E.

    arranjo interno.

Numa pesquisa via Internet, realizada a partir de São Paulo, sobre quais eram os documentos que estavam custodiados pelo Arquivo Municipal de uma cidade, o usuário afirmou que as informações não eram suficientes para a sua pesquisa. Ele precisava saber quais os conjuntos de documentos mantidos pelo arquivo. Queria conhecer e precisava ler sobre o histórico, a natureza, a estrutura, o período de tempo abrangido e a quantificação de cada conjunto documental. Assim, justificaria sua viagem àquela cidade.

Com base nos elementos apresentados pelo usuário, o Arquivo Municipal dessa cidade deverá reestruturar o seu

  • A.

    repertório.

  • B.

    catálogo.

  • C.

    índice.

  • D.

    inventário.

  • E.

    guia.

A Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) dá direcionamentos para a preparação de registro de autoridade arquivística. Tal registro fornece descrições de entidades que tenham relação com a produção e a manutenção de arquivos. Assim, qualquer elemento que puder ser usado para identificar e localizar descrições arquivísticas, inclusive registros de autoridades, denomina-se

  • A.

    ponto de acesso.

  • B.

    campo de referência.

  • C.

    área de descrição.

  • D.

    fase de controle.

  • E.

    estágio de registro.

Um arquivista precisa descrever documentos visando a explicar como e por que esses documentos foram produzidos e utilizados. Além disso, registra o papel que tiveram num organismo e como se ajustaram nesses organismos, e como se ligaram ou não a outros documentos que foram produzidos. Essa descrição específica será muito bem efetivada se for usada como apoio à Norma

  • A.

    ISBN

  • B.

    ISDF

  • C.

    ISAD

  • D.

    ISOB

  • E.

    ISAAR

A legislação arquivística nacional tem avançado muito em relação aos aspectos ligados à cidadania e à função social dos arquivos, relacionando-os à difusão da informação para o pleno exercício da cidadania e da pesquisa científica. Nesse sentido, estabelece procedimentos relativos à declaração de interesse público e social de arquivos privados que contenham documentos relevantes para a história, a cultura e o desenvolvimento nacional. A declaração de interesse público e social de arquivos privados é de competência do Presidente da(o)

  • A.

    República.

  • B.

    Câmara.

  • C.

    Comissão.

  • D.

    Conarq.

  • E.

    Sinar.

Todos os arquivos públicos possuem equipamentos de informática, como impressoras e scaners, que auxiliam muito no desenvolvimento das atividades cotidianas. De acordo com a gestão de documentos eletrônicos, esses recursos tecnológicos são classificados como

  • A.

    redes.

  • B.

    mídias.

  • C.

    periféricos.

  • D.

    metadados.

  • E.

    dispositivos.

A inserção de documentos digitais em programas de gestão arquivística de entidades que integram o Sistema Nacional de Arquivos está definida na legislação arquivística e deve prever a implantação de sistemas eletrônicos de gestão arquivística, referentes a elementos como: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação. Em relação aos sistemas eletrônicos de gestão de documentos, esses elementos são definidos como

  • A.

    metadados.

  • B.

    interoperabilidade de sistema.

  • C.

    requisitos funcionais.

  • D.

    eficácia administrativa.

  • E.

    registros suscetíveis.

A contratação de serviços de certificação digital pelos órgãos da administração pública federal somente será permitida mediante autorização prévia do Comitê Executivo do Governo

  • A.

    Federal.

  • B.

    Estadual.

  • C.

    Municipal.

  • D.

    Eletrônico.

  • E.

    Interino.

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