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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Em uma instituição bancária, o acesso a determinadas informações deve ser limitado àqueles funcionários autorizados pelo proprietário da informação, uma vez que o vazamento desse tipo de informação representa quebra de sigilo bancário, expondo a instituição a riscos. O princípio que limita o acesso às informações tão somente às entidades legítimas é denominado
acessibilidade.
confidencialidade.
responsabilidade.
integridade.
disponibilidade.
Dois arquivistas discutem sobre questões específicas referentes à configuração interna de documentos, ao estado jurídico das partes e aos caracteres dos documentos, objetivando a constatação de fidedignidade. Discutem, também, questões referentes a documentos como componentes de conjuntos orgânicos, ou seja, como parte da mesma série documental, vinda da junção de documentos correspondentes à mesma atividade. Esses arquivistas estão discutindo sobre os objetos da
diplomática e tipologia.
extensão e natureza.
descrição e arranjo.
avaliação e levantamento.
classificação e gênero.
Algumas pessoas, ao longo da vida, tornam-se notórias e produzem documentos importantes que serão, num futuro, de interesse público e social. Se isso ocorrer, os arquivos que contêm tais documentos não poderão ser alienados, com dispersão ou perda da unidade de arquivamento, e nem transferidos para o exterior. Contudo, se a alienação desses arquivos for inevitável, o Poder Público
terá preferência na aquisição.
deverá impedir as ações de alienação.
será informado sobre o procedimento da transferência.
poderá mover ação de inventário dos documentos.
orientará quanto à divisão das unidades.
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Um arquivista inicia um trabalho no arquivo de um banco, identificando e classificando os documentos. Observa que já existe uma prévia separação de acervos. Essa separação é a partir da natureza das entidades mantenedoras. Assim, esse arquivo sugere a seguinte divisão:
corrente, intermediário e permanente.
geral, setorial e central.
público, institucional e comercial.
especial, especializado e sistemático.
principal, secundário e definitivo.
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Em uma reunião no Arquivo Central, sugere-se que alguns documentos tenham um tratamento diferenciado dos demais, em razão de se apresentarem sob formas diversas, tais como, fitas, fotografias, discos, etc. Mesmo antes de definir a metodologia de organização, sabe-se que esses documentos constituirão o arquivo
onomástico.
especial.
convencional.
ideográfico.
especializado.
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Em uma instituição financeira, o arquivista identifica os conjuntos documentais que fazem parte do ciclo vital. Tais documentos vinculam-se à vida política e institucional da empresa e interessam, principalmente, ao público em geral. Essas características são específicas da fase
especializada.
permanente.
descritiva.
intermediária.
analítica.
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As constantes transferências de locais dos arquivos de uma instituição pública fizeram dispersar os documentos que estavam organizados de acordo com critérios previamente estabelecidos, o que contraria as Normas arquivísticas. Assim, partindo do entendimento de que é imprescindível garantir a relação entre a individualidade do documento e o conjunto em que ele se insere geneticamente, o arquivista deve reconstruir esse arquivo a partir dos seguintes elementos:
produtor, função e tipo documental.
acumulador, espécie e gênero do documento.
conservador, período e análise documental.
expedidor, controle e recepção do documento.
custodiador, natureza e acumulação documental.
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A documentação produzida e acumulada ao longo de 70 anos num arquivo público estadual necessita de uma sistemática de organização eficaz, pois o volume de documentos é muito grande e não há pessoal qualificado em número suficiente para o desenvolvimento de todo o trabalho. Para tal fim, o diretor desse arquivo pretende contratar uma equipe prestadora de serviços para a realização de todo o trabalho. No entanto, sabe-se que, em arquivos públicos, só é possível contratar serviços para execução de atividades
científicas profissionais.
pedagógicas acadêmicas.
permanentes.
intelectuais.
técnicas auxiliares.
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Um arquivo público de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais faz todos os preparativos para a eliminação de documentos, com base na Resolução nº 7, de 20 de maio de 1997. Procede-se então à elaboração da listagem e do termo de eliminação de documentos, que inclui, dentre outros tópicos, o código de assunto, datas-limite, quantidades, especificação das unidades de arquivamento a serem descartados, etc. Contudo, em relação aos órgãos e entidades do Poder Público, para a efetivação da eliminação, é necessário dar publicidade em periódicos oficiais ao ato de descarte dos acervos arquivísticos sob sua guarda, por meio de edital de
comunicação dos assuntos dos documentos.
convocação dos detentores dos acervos.
especificação dos processos de eliminação.
ciência de eliminação de documentos.
chamada para interessados nos documentos.
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Para que o serviço de protocolo tenha o controle da movimentação dos documentos, deve distribuí-los às unidades administrativas destinatárias, acompanhados de
ficha de protocolo.
guia de encaminhamento.
guia-fora.
código de classificação.
notação.
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