Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em uma instituição bancária, o acesso a determinadas informações deve ser limitado àqueles funcionários autorizados pelo proprietário da informação, uma vez que o vazamento desse tipo de informação representa quebra de sigilo bancário, expondo a instituição a riscos. O princípio que limita o acesso às informações tão somente às entidades legítimas é denominado

  • A.

    acessibilidade.

  • B.

    confidencialidade.

  • C.

    responsabilidade.

  • D.

    integridade.

  • E.

    disponibilidade.

Dois arquivistas discutem sobre questões específicas referentes à configuração interna de documentos, ao estado jurídico das partes e aos caracteres dos documentos, objetivando a constatação de fidedignidade. Discutem, também, questões referentes a documentos como componentes de conjuntos orgânicos, ou seja, como parte da mesma série documental, vinda da junção de documentos correspondentes à mesma atividade. Esses arquivistas estão discutindo sobre os objetos da

  • A.

    diplomática e tipologia.

  • B.

    extensão e natureza.

  • C.

    descrição e arranjo.

  • D.

    avaliação e levantamento.

  • E.

    classificação e gênero.

Algumas pessoas, ao longo da vida, tornam-se notórias e produzem documentos importantes que serão, num futuro, de interesse público e social. Se isso ocorrer, os arquivos que contêm tais documentos não poderão ser alienados, com dispersão ou perda da unidade de arquivamento, e nem transferidos para o exterior. Contudo, se a alienação desses arquivos for inevitável, o Poder Público

  • A.

    terá preferência na aquisição.

  • B.

    deverá impedir as ações de alienação.

  • C.

    será informado sobre o procedimento da transferência.

  • D.

    poderá mover ação de inventário dos documentos.

  • E.

    orientará quanto à divisão das unidades.

Um arquivista inicia um trabalho no arquivo de um banco, identificando e classificando os documentos. Observa que já existe uma prévia separação de acervos. Essa separação é a partir da natureza das entidades mantenedoras. Assim, esse arquivo sugere a seguinte divisão:

  • A.

    corrente, intermediário e permanente.

  • B.

    geral, setorial e central.

  • C.

    público, institucional e comercial.

  • D.

    especial, especializado e sistemático.

  • E.

    principal, secundário e definitivo.

Em uma reunião no Arquivo Central, sugere-se que alguns documentos tenham um tratamento diferenciado dos demais, em razão de se apresentarem sob formas diversas, tais como, fitas, fotografias, discos, etc. Mesmo antes de definir a metodologia de organização, sabe-se que esses documentos constituirão o arquivo

  • A.

    onomástico.

  • B.

    especial.

  • C.

    convencional.

  • D.

    ideográfico.

  • E.

    especializado.

Em uma instituição financeira, o arquivista identifica os conjuntos documentais que fazem parte do ciclo vital. Tais documentos vinculam-se à vida política e institucional da empresa e interessam, principalmente, ao público em geral. Essas características são específicas da fase

  • A.

    especializada.

  • B.

    permanente.

  • C.

    descritiva.

  • D.

    intermediária.

  • E.

    analítica.

As constantes transferências de locais dos arquivos de uma instituição pública fizeram dispersar os documentos que estavam organizados de acordo com critérios previamente estabelecidos, o que contraria as Normas arquivísticas. Assim, partindo do entendimento de que é imprescindível garantir a relação entre a individualidade do documento e o conjunto em que ele se insere geneticamente, o arquivista deve reconstruir esse arquivo a partir dos seguintes elementos:

  • A.

    produtor, função e tipo documental.

  • B.

    acumulador, espécie e gênero do documento.

  • C.

    conservador, período e análise documental.

  • D.

    expedidor, controle e recepção do documento.

  • E.

    custodiador, natureza e acumulação documental.

A documentação produzida e acumulada ao longo de 70 anos num arquivo público estadual necessita de uma sistemática de organização eficaz, pois o volume de documentos é muito grande e não há pessoal qualificado em número suficiente para o desenvolvimento de todo o trabalho. Para tal fim, o diretor desse arquivo pretende contratar uma equipe prestadora de serviços para a realização de todo o trabalho. No entanto, sabe-se que, em arquivos públicos, só é possível contratar serviços para execução de atividades

  • A.

    científicas profissionais.

  • B.

    pedagógicas acadêmicas.

  • C.

    permanentes.

  • D.

    intelectuais.

  • E.

    técnicas auxiliares.

Um arquivo público de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais faz todos os preparativos para a eliminação de documentos, com base na Resolução nº 7, de 20 de maio de 1997. Procede-se então à elaboração da listagem e do termo de eliminação de documentos, que inclui, dentre outros tópicos, o código de assunto, datas-limite, quantidades, especificação das unidades de arquivamento a serem descartados, etc. Contudo, em relação aos órgãos e entidades do Poder Público, para a efetivação da eliminação, é necessário dar publicidade em periódicos oficiais ao ato de descarte dos acervos arquivísticos sob sua guarda, por meio de edital de

  • A.

    comunicação dos assuntos dos documentos.

  • B.

    convocação dos detentores dos acervos.

  • C.

    especificação dos processos de eliminação.

  • D.

    ciência de eliminação de documentos.

  • E.

    chamada para interessados nos documentos.

Para que o serviço de protocolo tenha o controle da movimentação dos documentos, deve distribuí-los às unidades administrativas destinatárias, acompanhados de

  • A.

    ficha de protocolo.

  • B.

    guia de encaminhamento.

  • C.

    guia-fora.

  • D.

    código de classificação.

  • E.

    notação.

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