Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atividade de seleção dos documentos de arquivo é a separação física dos documentos de acordo com a sua destinação, sendo efetivada por profissionais qualificados e realizada no âmbito dos arquivos

  • A.

    ostensivos e sigilosos.

  • B.

    científicos e técnicos.

  • C.

    correntes e intermediários.

  • D.

    especiais e especializados.

  • E.

    permanentes e custodiais.

Os procedimentos referentes a diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assuntos, pesquisa dos prazos de guarda e relatórios são componentes essenciais do processo de

  • A.

    encerramento do período de arquivamento.

  • B.

    avaliação em acervos acumulados.

  • C.

    critério de guarda eventual.

  • D.

    possibilidade de uso de acervo.

  • E.

    conhecimento das atividades típicas.

Os documentos de um arquivo possuem valores característicos que evidenciam suas funções. Assim, quando testemunham a política e os procedimentos adotados pelos órgãos, quando envolvem proteção de direitos a curto e a longo prazos e apresentam caráter probatório, e valor legal, podendo também registrar o controle orçamentário, são identificados como documentos de valor

  • A.

    intrínseco.

  • B.

    efetivo.

  • C.

    substancial.

  • D.

    primário.

  • E.

    precaucional.

Considere em um sistema de classificação o seguinte esquema:

 A representação correta do esquema é

  • A.

    085.1; 0.85.6; 0-8-5-6-1-1; 085-612 e 85-6-1-2

  • B.

    085.6; 085.61; 085.611; 085.612 e 085.619

  • C.

    085-6; 085-6-1; 085-6-1-2; 0-8-5-6-2 e 085-612

  • D.

    08510; 085611; 085612; 085123 e 0851234

  • E.

    0850; 085.611; 085-613; 0856-12 e 085.6123

Ao conjunto de propriedades dos materiais de embalagem que promovem a proteção de documentos de valor permanente, reduzindo o impacto da deterioração resultante de condições ambientais e manuseio inadequados, denomina-se

  • A.

    índice de neutralidade e rigidez

  • B.

    nível de acidez e alcalinidade.

  • C.

    gabarito de preservação.

  • D.

    qualidade arquivística

  • E.

    grau de estabilidade.

A Lei nº 5.433 de 8 de maio de 1969, regulamentada pelo Decreto no 1799 de 30 de janeiro de 1996, regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências, como a determinação de que a microfilmagem de qualquer espécie deverá ter o mínimo de cento e oitenta linhas por milímetro de definição com garantia da qualidade da imagem de reprodução e será feita sempre em filme

  • A.

    real

  • B.

    original

  • C.

    artificial

  • D.

    substituível

  • E.

    recondicionável

O Assistente Administrativo do Instituto Estadual do Ambiente é destacado para o desenvolvimento de atividades arquivísticas junto aos órgãos operacionais da instituição. Este funcionário atuará nos arquivos

  • A.

    setoriais

  • B.

    especiais

  • C.

    custodiais

  • D.

    permanentes

  • E.

    intermediários

O Departamento de Meio Ambiente da empresa de consultoria RIO ENGE criou uma sistemática de colocar os documentos recebidos ou produzidos diariamente numa seqüência alfabética, numérica ou alfanumérica, a partir de uma metodologia de arquivamento definida previamente. Assim, esta atividade se repete todos os dias, visando a manter uma coerência na própria rotina da administração. Esta atividade, arquivisticamente, é chamada de

  • A.

    gestão

  • B.

    laminação

  • C.

    conservação

  • D.

    manutenção

  • E.

    classificação

O Setor de Cartografia do Departamento de Urbanismo da Secretaria de Obras do Estado está organizando documentos específicos dos arquivos de engenharia, separando-os por proveniência e dimensões, visando a uma adequada recuperação da informação. Estes arquivos, com características peculiares, são identificados como arquivos

  • A.

    textuais

  • B.

    técnicos

  • C.

    especiais

  • D.

    materiais

  • E.

    especializados

A problemática sobre o desmatamento da Amazônia afeta, indistintamente, todo o planeta e algumas medidas foram anunciadas e devem ser tomadas para evitar a crescente destruição do "pulmão do mundo", como: "o controle da agropecuária na região" e o "envio de força-tarefa à região". Os novos postos das forças-tarefa estarão localizados nas seguintes cidades do Estado do Mato Grosso: 1 – Vila Rica, 2 – Sinop, 3 – Trevo do Lagarto, 4 – Barra do Garças e 5 – Cuiabá. Sabendo-se que nessas localidades serão organizados documentos arquivísticos sobre o tema desmatamento, a organização obedecerá ao método geográfico na modalidade Estado – Cidade – Correspondente. Desta forma, a ordem correta será:

  • A.

    1,2,3,4,5

  • B.

    4,3,5,2,1

  • C.

    4,5,2,3,1

  • D.

    5,4,2,3,1

  • E.

    5,4,3,2,1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...