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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, EXCETO os relativos a
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Para se trabalhar em um arquivo, entender a terminologia é fundamental, pois otimiza o desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, se um arquivista informar ao técnico de arquivo que os documentos administrativos destituídos de valor para a guarda definitiva foram destruídos, arquivisticamente ele está-se referindo a que tipo de procedimento?
Transferência
Avaliação
Avaliação
Triagem
Descarte
Ao avaliar documentos de arquivo, o arquivista deve levar em conta os valores primário e secundário dos documentos.
Sendo assim, a atividade de avaliação deve ser realizada a partir dadescrição
produção
eliminação
tramitação
incorporação
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Para a organização de arquivos, é importante ficar atento aos tipos de arquivamento, ou seja, à posição em que os documentos são dispostos.
Existem somente dois tipos dessas posições, que sãovertical e horizontal
textual e escrito
sonoro e filmográfico
micrográfico e informático
interno e externo
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Ao iniciar o processo de organização de acervos, em um departamento específico do BNDES, o arquivista encontra uma documentação antiga com indícios de ordenação da seguinte forma: 13-54-02, 16-67-13, 20-25-47, 09-26-67...
Imediatamente, o arquivista deve reconhecer que se trata de uma ordenação que utilizou o método de arquivamentodicionário numeral
numérico simples
terciário normal
decimal duplex
dígito terminal
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Assistência Técnica
Licenciamento e Tombamento
Operações Assistenciais
Execução Orçamentária
Bens Semoventes
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grupo, subgrupo, núcleo e símbolo
avaliação, codificação, destinação e eliminação
controle, anotação, retirada e empréstimo
levantamento, triagem, arquivamento e descarte
classificação, arranjo, armazenamento e notação
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A partir de 1971, o BNDES tornou-se empresa pública e, como todas as empresas públicas, teve que adotar o Código de Classificação de Documentos de Arquivo que serve para toda a Administração Pública relativa à atividade-meio, a partir de orientações emanadas pelo CONARQ.
Nesse sentido, o desenvolvimento de um código de classificação de documentos para as atividades-fim do BNDES tem que ser de competência dopróprio BNDES
grupo de câmaras técnicas específicas
conselho estadual de aquivos
arquivo nacional
sindicato dos arquivos
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Em muitos órgãos públicos, como no BNDES, existem muitos documentos que necessitam ser unidos a outros documentos ou processos, em caráter definitivo, pois deles fazem parte, prevalecendo para referência, o número do processo mais antigo.
Essa ação é conhecida arquivisticamente comoapensação
anexação
dação
dação
planificação
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A Gerência de Documentação do BNDES desenvolve o processo de avaliação documental e, algumas vezes, são identificados documentos cujos textos estão reproduzidos em outros, apresentando repetição da informação e qualidade técnica inferior, sendo cópias de originais e sujeitos a prazos prescricionais.
Por essas características, o arquivista identifica imediatamente que se trata de documentos cuja guarda éeventual
histórica
essencial
temporária
opcional
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