Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A fim de proteger os documentos em suporte-papel, utiliza- se a técnica da encapsulação, que consiste em

  • A.

    encerrá-los em recipiente hermeticamente fechado, submetendo-os a fumigação.

  • B.

    colocá-los entre duas superfícies de poliéster transparente cujas bordas são seladas.

  • C.

    reunir as folhas avulsas entre capas, fixando-as por meio de adesivo.

  • D.

    preencher suas eventuais falhas com polpa de papel, de forma manual ou mecânica.

  • E.

    utilizar agentes químicos para destruir insetos e micro-organismos xilófagos.

Para fazer a análise tipológica na perspectiva arquivística, parte-se do princípio da proveniência; mas, para realizá-la sob a óptica da diplomática, parte-se

  • A.

    do gênero.

  • B.

    do protocolo.

  • C.

    do destinatário.

  • D.

    da espécie.

  • E.

    da tramitação.

Manifesto de carga, documento em que se especificam as mercadorias embarcadas em navio ou avião, é exemplo de

  • A.

    espécie.

  • B.

    suporte.

  • C.

    gênero.

  • D.

    formato.

  • E.

    técnica de registro.

A literatura arquivística preconiza que os documentos devem ser classificados de modo a refletir a estrutura orgânica da instituição que os acumula. Como a estrutura que se imprime a um órgão é determinada, em geral, pelos objetivos que justificam sua própria existência, a classificação não deixa de assumir, em certa medida, caráter

  • A.

    experimental.

  • B.

    funcional.

  • C.

    subjetivo.

  • D.

    empírico.

  • E.

    racional.

A análise diplomática de documentos produzidos em ambiente informatizado leva em conta, de acordo com o Projeto InterPARES, cinco tipos de contexto: jurídico-administrativo, de proveniência, de procedimentos, documental e

  • A.

    cultural.

  • B.

    tecnológico.

  • C.

    político.

  • D.

    social.

  • E.

    histórico.

No planejamento de um programa de gestão arquivística, é fundamental

  • A.

    proceder ao descarte dos documentos desprovidos de valor jurídico e histórico.

  • B.

    desenvolver ações de micrografia, com vistas à redução da massa documental acumulada.

  • C.

    elaborar inventário dos documentos autuados, de modo a permitir seu uso por consulentes internos e externos.

  • D.

    definir os metadados a serem atribuídos aos documentos ao longo do seu ciclo de vida.

  • E.

    levantar os possíveis significados da documentação para a comunidade de pesquisadores.

Considere:

As definições acima representam o que os autores, mencionados entre parênteses, entendem por

  • A.

    base de dados.

  • B.

    nformática.

  • C.

    comunicação.

  • D.

    documento.

  • E.

    informação.

De acordo com a chamada estratégia documentária, defendida pela arquivista norte-americana Helen Samuels, a avaliação deve levar em conta, primordialmente,

  • A.

    os interesses dos historiadores.

  • B.

    as funções essenciais da instituição.

  • C.

    as atividades-meio ou facilitativas.

  • D.

    os direitos dos cidadãos.

  • E.

    a massa acumulada.

O instrumento de destinação que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte dos documentos de arquivo é

  • A.

    a tabela de temporalidade.

  • B.

    a ficha de controle de eliminação.

  • C.

    o manual de avaliação.

  • D.

    o plano de retenção.

  • E.

    a tabela de equivalência.

A maioria dos autores reconhece não haver, no arquivo intermediário, utilização secundária que justifique a elaboração de instrumentos de pesquisa. Em seu lugar, entre outros meios de busca, os arquivistas se valem de

  • A.

    vocabulários controlados.

  • B.

    relações de transferência.

  • C.

    inventários sumários.

  • D.

    guias de fontes.

  • E.

    catálogos seletivos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...