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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A fim de proteger os documentos em suporte-papel, utiliza- se a técnica da encapsulação, que consiste em
encerrá-los em recipiente hermeticamente fechado, submetendo-os a fumigação.
colocá-los entre duas superfícies de poliéster transparente cujas bordas são seladas.
reunir as folhas avulsas entre capas, fixando-as por meio de adesivo.
preencher suas eventuais falhas com polpa de papel, de forma manual ou mecânica.
utilizar agentes químicos para destruir insetos e micro-organismos xilófagos.
Para fazer a análise tipológica na perspectiva arquivística, parte-se do princípio da proveniência; mas, para realizá-la sob a óptica da diplomática, parte-se
do gênero.
do protocolo.
do destinatário.
da espécie.
da tramitação.
Manifesto de carga, documento em que se especificam as mercadorias embarcadas em navio ou avião, é exemplo de
espécie.
suporte.
gênero.
formato.
técnica de registro.
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A literatura arquivística preconiza que os documentos devem ser classificados de modo a refletir a estrutura orgânica da instituição que os acumula. Como a estrutura que se imprime a um órgão é determinada, em geral, pelos objetivos que justificam sua própria existência, a classificação não deixa de assumir, em certa medida, caráter
experimental.
funcional.
subjetivo.
empírico.
racional.
A análise diplomática de documentos produzidos em ambiente informatizado leva em conta, de acordo com o Projeto InterPARES, cinco tipos de contexto: jurídico-administrativo, de proveniência, de procedimentos, documental e
cultural.
tecnológico.
político.
social.
histórico.
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No planejamento de um programa de gestão arquivística, é fundamental
proceder ao descarte dos documentos desprovidos de valor jurídico e histórico.
desenvolver ações de micrografia, com vistas à redução da massa documental acumulada.
elaborar inventário dos documentos autuados, de modo a permitir seu uso por consulentes internos e externos.
definir os metadados a serem atribuídos aos documentos ao longo do seu ciclo de vida.
levantar os possíveis significados da documentação para a comunidade de pesquisadores.
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Considere:
As definições acima representam o que os autores, mencionados entre parênteses, entendem porbase de dados.
nformática.
comunicação.
documento.
informação.
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De acordo com a chamada estratégia documentária, defendida pela arquivista norte-americana Helen Samuels, a avaliação deve levar em conta, primordialmente,
os interesses dos historiadores.
as funções essenciais da instituição.
as atividades-meio ou facilitativas.
os direitos dos cidadãos.
a massa acumulada.
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O instrumento de destinação que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte dos documentos de arquivo é
a tabela de temporalidade.
a ficha de controle de eliminação.
o manual de avaliação.
o plano de retenção.
a tabela de equivalência.
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A maioria dos autores reconhece não haver, no arquivo intermediário, utilização secundária que justifique a elaboração de instrumentos de pesquisa. Em seu lugar, entre outros meios de busca, os arquivistas se valem de
vocabulários controlados.
relações de transferência.
inventários sumários.
guias de fontes.
catálogos seletivos.
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