Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, “decreto” é exemplo de espécie e “decreto sem número” é exemplo de tipo documental. Consoante normas de elaboração de atos normativos, sabe-se que somente são numerados os decretos que contêm regras jurídicas de caráter geral e abstrato; as de caráter singular produzem documentos em que a numeração é dispensada.

Os exemplos que ilustram corretamente os conceitos de espécie e tipo são:

  • A.

    decreto sem número (espécie) e decreto numerado (tipo).

  • B.

    decreto (espécie) e decreto de nomeação (tipo).

  • C.

    decreto de exoneração (espécie) e decreto de reintegração (tipo).

  • D.

    decreto singular (espécie) e decreto geral (tipo).

  • E.

    decreto de promoção (espécie) e decreto (tipo).

As questões de números 39 a 42 baseiam-se no texto abaixo.

Considerando a esfera de jurisdição em que o documento foi produzido, a instituição de custódia adequada para sua guarda permanente é o

  • a.

    Museu da República.

  • b.

    Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

  • c.

    Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil − CPDOC, da Fundação Getulio Vargas.

  • d.

    Arquivo Histórico do Exército.

  • e.

    Centro de Documentação da Marinha.

As políticas brasileiras de acesso a documentos de arquivo enfrentam problemas decorrentes de direitos contraditórios:

  • A. habeas data e habeas corpus.
  • B. direito de preempção e direito de inspeção.
  • C. direito à informação e direito à privacidade.
  • D. direito civil e direito penal.
  • E. imprescritibilidade e inalienabilidade.

Para a mudança de suporte com vistas à guarda prolongada de documentos, a literatura arquivística recomenda o uso de

  • A.

    disco óptico.

  • B.

    filme de sais de prata.

  • C.

    fita magnética.

  • D.

    videodisco.

  • E.

    disco rígido.

A decisão proferida por tribunal, em grau de recurso, gera como espécie documental

  • A.

    o alvará.

  • B.

    a certidão.

  • C.

    a circular.

  • D.

    a declaração.

  • E.

    o acórdão.

Na elaboração de programa descritivo que pretenda facilitar a pesquisa histórica, as instituições de custódia devem priorizar, na seqüência:

  • a.

    guias, inventários e catálogos.

  • b.

    catálogos, inventários e guias.

  • c.

    guias, índices e catálogos.

  • d.

    inventários, guias e índices.

  • e.

    índices, catálogos e inventários.

A famosa carta régia de abertura dos portos brasileiros às nações amigas, de 1808, se digitalizada e registrada em disco óptico, pode ser considerada documento do gênero

  • A.

    iconográfico.

  • B.

    textual.

  • C.

    fac-similar.

  • D.

    fotográfico.

  • E.

    audiovisual.

O instrumento de pesquisa elaborado por Flávio Guerra e publicado em Recife, em 1969, pelo Arquivo Público Estadual, sob o título de Alguns documentos de arquivos portugueses de interesse para a história de Pernambuco: Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo Histórico Ultramarino, é exemplo de

  • a.

    guia ou guia de fontes.

  • b.

    inventário sumário ou analítico.

  • c.

    repertório ou catálogo seletivo.

  • d.

    catálogo sumário ou analítico.

  • e.

    índice ou edição de documentos.

Como instrumento descritivo, o inventário toma por unidade

  • a.

    documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático.

  • b.

    a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação.

  • c.

    descritores ou palavras-chave que permitam a recuperação posterior do conteúdo dos documentos.

  • d.

    fundos e grupos de um ou mais arquivos, desde que relacionados com o mesmo tema.

  • e.

    a série documental, independentemente da ordem de classificação adotada.

Na elaboração de planos de classificação de documentos de arquivo, é preciso levar em conta, no âmbito da instituição de origem, entre outros elementos,

  • A.

    a estrutura organizacional, isto é, o conjunto de atividades conferidas legalmente ao órgão e suas unidades, para cumprimento de objetivos específicos.

  • B.

    as atividades, isto é, o conjunto de ações ou encargos desenvolvidos de modo contínuo e rotineiro, para cumprimento das competências do órgão.

  • C.

    as atribuições, isto é, o fracionamento e escalonamento da autoridade em diferentes níveis.

  • D.

    a hierarquia, isto é, o conjunto de ações desempenhadas por autoridades e servidores, para cumprimento das competências do órgão a que estão subordinados legalmente.

  • E.

    a competência, isto é, o conjunto de unidades administrativas ligadas por relações de hierarquia e coordenação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...