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Segundo o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, decreto é exemplo de espécie e decreto sem número é exemplo de tipo documental. Consoante normas de elaboração de atos normativos, sabe-se que somente são numerados os decretos que contêm regras jurídicas de caráter geral e abstrato; as de caráter singular produzem documentos em que a numeração é dispensada.
Os exemplos que ilustram corretamente os conceitos de espécie e tipo são:
decreto sem número (espécie) e decreto numerado (tipo).
decreto (espécie) e decreto de nomeação (tipo).
decreto de exoneração (espécie) e decreto de reintegração (tipo).
decreto singular (espécie) e decreto geral (tipo).
decreto de promoção (espécie) e decreto (tipo).
As questões de números 39 a 42 baseiam-se no texto abaixo.
Considerando a esfera de jurisdição em que o documento foi produzido, a instituição de custódia adequada para sua guarda permanente é o
Museu da República.
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil − CPDOC, da Fundação Getulio Vargas.
Arquivo Histórico do Exército.
Centro de Documentação da Marinha.
As políticas brasileiras de acesso a documentos de arquivo enfrentam problemas decorrentes de direitos contraditórios:
Para a mudança de suporte com vistas à guarda prolongada de documentos, a literatura arquivística recomenda o uso de
disco óptico.
filme de sais de prata.
fita magnética.
videodisco.
disco rígido.
A decisão proferida por tribunal, em grau de recurso, gera como espécie documental
o alvará.
a certidão.
a circular.
a declaração.
o acórdão.
Na elaboração de programa descritivo que pretenda facilitar a pesquisa histórica, as instituições de custódia devem priorizar, na seqüência:
guias, inventários e catálogos.
catálogos, inventários e guias.
guias, índices e catálogos.
inventários, guias e índices.
índices, catálogos e inventários.
A famosa carta régia de abertura dos portos brasileiros às nações amigas, de 1808, se digitalizada e registrada em disco óptico, pode ser considerada documento do gênero
iconográfico.
textual.
fac-similar.
fotográfico.
audiovisual.
O instrumento de pesquisa elaborado por Flávio Guerra e publicado em Recife, em 1969, pelo Arquivo Público Estadual, sob o título de Alguns documentos de arquivos portugueses de interesse para a história de Pernambuco: Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo Histórico Ultramarino, é exemplo de
guia ou guia de fontes.
inventário sumário ou analítico.
repertório ou catálogo seletivo.
catálogo sumário ou analítico.
índice ou edição de documentos.
Como instrumento descritivo, o inventário toma por unidade
documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático.
a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação.
descritores ou palavras-chave que permitam a recuperação posterior do conteúdo dos documentos.
fundos e grupos de um ou mais arquivos, desde que relacionados com o mesmo tema.
a série documental, independentemente da ordem de classificação adotada.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Na elaboração de planos de classificação de documentos de arquivo, é preciso levar em conta, no âmbito da instituição de origem, entre outros elementos,
a estrutura organizacional, isto é, o conjunto de atividades conferidas legalmente ao órgão e suas unidades, para cumprimento de objetivos específicos.
as atividades, isto é, o conjunto de ações ou encargos desenvolvidos de modo contínuo e rotineiro, para cumprimento das competências do órgão.
as atribuições, isto é, o fracionamento e escalonamento da autoridade em diferentes níveis.
a hierarquia, isto é, o conjunto de ações desempenhadas por autoridades e servidores, para cumprimento das competências do órgão a que estão subordinados legalmente.
a competência, isto é, o conjunto de unidades administrativas ligadas por relações de hierarquia e coordenação.
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