Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O conjunto articulado de informações referentes a uma unidade de descrição recebe o nome de

  • a.

    descritor.

  • b.

    palavra-chave.

  • c.

    dado.

  • d.

    verbete.

  • e.

    índice.

O principal instrumento de destinação de documentos é

  • A.

    o guia de fundos.

  • B.

    a tabela de equivalência.

  • C.

    a tabela de temporalidade.

  • D.

    o plano de classificação.

  • E.

    o inventário topográfico.

A Norma Internacional de Descrição Arquivística – ISAD(G) preconiza uma abordagem que vai do

  • a.

    geral para o particular, de acordo com os critérios de eliminação adotados.

  • b.

    geral para o particular, levando em conta contexto, conteúdo e estrutura.

  • c.

    geral para o particular, indexando os diferentes assuntos do documento.

  • d.

    particular para o geral, valorizando autor, título e imprenta.

  • e.

    particular para o geral, mediante a aplicação do método de classificação decimal.

Pode-se afirmar que, em ambiente eletrônico, os documentos de arquivo

  • a.

    ficam imunes a todo e qualquer processo de auditoria.

  • b.

    perdem, necessariamente, seu contexto de origem.

  • c.

    não podem prescindir dos metadados.

  • d.

    dispensam o uso de tabelas de temporalidade.

  • e.

    migram da arquivologia para a ciência da informação.

Helen Samuels afirma, em seu livro Varsity letters, que o arquivista precisa realizar pesquisas a fim de articular projetos coerentes. Tais pesquisas, em sua opinião, não se confundem com aquelas levadas a efeito pelo historiador, preocupado em responder a determinadas questões a partir da interpretação das fontes. A pesquisa arquivística tem por objeto precípuo

  • A.

    a instituição produtora dos documentos.

  • B.

    os fatos mencionados nos documentos.

  • C.

    as relações causais entre os fatos mencionados nos documentos.

  • D.

    as datas tópicas e cronológicas dos documentos.

  • E.

    a biografia dos signatários dos documentos.

Exposições destinadas a público não-especializado fazem parte, nos arquivos, de serviços de

  • a.

    editoração e depósito legal.

  • b.

    conservação e restauração de documentos.

  • c.

    difusão cultural e educativa.

  • d.

    armazenamento e controle de acervo.

  • e.

    processamento de dados.

Dentre os requisitos que garantem a autenticidade de documentos eletrônicos, um dos mais importantes é

  • a.

    a presença de marcas d'água.

  • b.

    a identificação do destinatário.

  • c.

    o selo e o timbre dos formulários.

  • d.

    o uso de caracteres cifrados.

  • e.

    a assinatura digital.

O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos (2001), sofreu críticas dos profissionais da área porque, entre outros motivos,

  • A.

    apresentou níveis heterogêneos de subdivisão das classes, valendo-se indistintamente de estruturas administrativas, funções, atividades, espécies e tipos documentais.

  • B.

    fez uso do método dígito-terminal, decompondo em grupos de três dígitos, a serem lidos da direita para a esquerda, os números de ordem atribuídos aos diferentes assuntos.

  • C.

    traduziu, com poucas concessões à realidade administrativa brasileira, código similar elaborado pelo Conselho Internacional de Arquivos para os países da Comunidade Européia.

  • D.

    limitou-se a identificar apenas dois níveis de classificação, permanecendo num grau de generalidade que não dá conta das rotinas do poder público brasileiro no cumprimento de seus objetivos.

  • E.

    dedicou-se exclusivamente às atividades-fim do Ministério da Justiça, a que estava subordinado o Arquivo Nacional, como exemplo a ser estendido aos demais órgãos do serviço público federal.

Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições

do órgão central, como

  • A.

    proceder ao arranjo dos documentos da fase corrente.

  • B.

    fazer a transcrição paleográfica dos papéis mais antigos.

  • C.

    promover a articulação entre os órgãos integrantes do sistema.

  • D.

    controlar empréstimos.

  • E.

    indexar o conteúdo dos documentos de guarda temporária.

Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições

dos órgãos setoriais, como

  • A.

    arranjar e descrever documentos recolhidos ao depósito permanente.

  • B.

    aprovar a padronização de formulários.

  • C.

    promover cursos de treinamento de pessoal administrativo.

  • D.

    emitir pareceres jurídicos sobre desclassificação de informações.

  • E.

    transferir documentos ao órgão central.

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