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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Constituem intervenções adequadas, na perspectiva da conservação dos documentos de arquivo,
permitir que o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio criem uma película de proteção nos papéis.
manter as janelas abertas, para que a luz natural do sol ilumine e aqueça o ambiente.
exercer política de controle ambiental de temperatura e umidade, evitando oscilações acentuadas.
expor os documentos em suporte-papel à radiação ultravioleta, seja natural ou artificial.
aumentar os níveis de acidez e oxidação da celulose, a fim de proteger livros e folhas avulsas.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A desacidificação, processo usado nos documentos em suporte-papel, consiste em
redução de alcalinidade.
controle do grau de umidade.
cálculo de danos provocados pelo calor.
elevação do pH.
combate à ferrugem por meio de encapsulação.
A arquivologia baseia-se, entre outros, no princípio da
pertinência, pelo qual os documentos refletem a estrutura, as funções e as atividades da instituição acumuladora.
reversibilidade, pelo qual os documentos detêm, simultaneamente, valores primários e secundários.
divisibilidade, pelo qual os documentos permanecem íntegros e autênticos mesmo quando alienados, dispersos ou mutilados.
multiplicidade, pelo qual os documentos prescindem do contexto em que foram produzidos.
cumulatividade, pelo qual os documentos se sedimentam de forma progressiva, natural e orgânica.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Considerando as características dos arquivos em cada etapa de seu ciclo vital, pode-se afirmar que
os documentos da fase intermediária correspondem aos que foram gerados no desempenho das atividades- fim da instituição de origem.
a freqüência de uso e a validade das disposições contidas nos documentos constituem critérios para a configuração dos depósitos de primeira e segunda idades.
o processo de avaliação decorre da transferência, isto é, da passagem dos documentos da fase intermediária para a permanente, depois de cumpridos os prazos estabelecidos nas tabelas de temporalidade.
o instrumento de pesquisa típico da fase corrente é o guia, por oferecer uma visão panorâmica das principais séries documentais que integram o acervo.
os critérios de classificação dos documentos correntes devem ser substituídos, nas instituições de custódia permanente, por aqueles que privilegiam temas ligados à pesquisa histórica.
O respeito à ordem original significa que deve-se manter, na organização dos arquivos permanentes,
a ordenação adotada no órgão de origem, independentemente de sua funcionalidade.
a lógica inerente aos diferentes contextos de produção e acumulação de documentos.
a disposição temática dos documentos, segundo um critério de pertinência.
os princípios hierárquicos da estrutura organizacional da instituição.
os invólucros e o sistema de notação utilizados na fase corrente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Dentre as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo incluem-se
a redação de ofícios e seu encaminhamento.
a elaboração de tabelas de temporalidade e a eliminação de documentos desprovidos de valor.
o calendário de eventos e a programação cultural da instituição.
a microfilmagem e a digitalização de arquivos de valor intermediário.
o registro e a movimentação de documentos.
A quantificação final dos documentos textuais em suportepapel, nos depósitos com grandes massas acumuladas, é expressa, via de regra, por meio de
toneladas.
quilos.
caixas-arquivo.
metros lineares.
metros cúbicos.
Na caracterização dos documentos de arquivo, o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo determina
o gênero.
o formato.
a forma.
a vigência.
o suporte.
Entende-se por domicílio legal a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido. Nesse sentido, um arquivo público municipal é o destinatário, por excelência, dos documentos
da Igreja Matriz.
da Santa Casa de Misericórdia.
do Fórum.
do Cartório de Registro Civil.
da Prefeitura.
Um arquivo municipal detém a custódia de documentos produzidos na cidade pelo Poder Judiciário que ali funcionou ou funciona, por expressa delegação de seus órgãos competentes. O preceito jurisdicional aplicado, nesse caso, é o da
territorialidade.
organicidade.
compatibilidade.
transversalidade.
proveniência.
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