Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Constituem intervenções adequadas, na perspectiva da conservação dos documentos de arquivo,

  • A.

    permitir que o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio criem uma película de proteção nos papéis.

  • B.

    manter as janelas abertas, para que a luz natural do sol ilumine e aqueça o ambiente.

  • C.

    exercer política de controle ambiental de temperatura e umidade, evitando oscilações acentuadas.

  • D.

    expor os documentos em suporte-papel à radiação ultravioleta, seja natural ou artificial.

  • E.

    aumentar os níveis de acidez e oxidação da celulose, a fim de proteger livros e folhas avulsas.

A desacidificação, processo usado nos documentos em suporte-papel, consiste em

  • A.

    redução de alcalinidade.

  • B.

    controle do grau de umidade.

  • C.

    cálculo de danos provocados pelo calor.

  • D.

    elevação do pH.

  • E.

    combate à ferrugem por meio de encapsulação.

A arquivologia baseia-se, entre outros, no princípio da

  • a.

    pertinência, pelo qual os documentos refletem a estrutura, as funções e as atividades da instituição acumuladora.

  • b.

    reversibilidade, pelo qual os documentos detêm, simultaneamente, valores primários e secundários.

  • c.

    divisibilidade, pelo qual os documentos permanecem íntegros e autênticos mesmo quando alienados, dispersos ou mutilados.

  • d.

    multiplicidade, pelo qual os documentos prescindem do contexto em que foram produzidos.

  • e.

    cumulatividade, pelo qual os documentos se sedimentam de forma progressiva, natural e orgânica.

Considerando as características dos arquivos em cada etapa de seu ciclo vital, pode-se afirmar que

  • A.

    os documentos da fase intermediária correspondem aos que foram gerados no desempenho das atividades- fim da instituição de origem.

  • B.

    a freqüência de uso e a validade das disposições contidas nos documentos constituem critérios para a configuração dos depósitos de primeira e segunda idades.

  • C.

    o processo de avaliação decorre da transferência, isto é, da passagem dos documentos da fase intermediária para a permanente, depois de cumpridos os prazos estabelecidos nas tabelas de temporalidade.

  • D.

    o instrumento de pesquisa típico da fase corrente é o guia, por oferecer uma visão panorâmica das principais séries documentais que integram o acervo.

  • E.

    os critérios de classificação dos documentos correntes devem ser substituídos, nas instituições de custódia permanente, por aqueles que privilegiam temas ligados à pesquisa histórica.

O respeito à ordem original significa que deve-se manter, na organização dos arquivos permanentes,

  • a.

    a ordenação adotada no órgão de origem, independentemente de sua funcionalidade.

  • b.

    a lógica inerente aos diferentes contextos de produção e acumulação de documentos.

  • c.

    a disposição temática dos documentos, segundo um critério de pertinência.

  • d.

    os princípios hierárquicos da estrutura organizacional da instituição.

  • e.

    os invólucros e o sistema de notação utilizados na fase corrente.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo incluem-se

  • A.

    a redação de ofícios e seu encaminhamento.

  • B.

    a elaboração de tabelas de temporalidade e a eliminação de documentos desprovidos de valor.

  • C.

    o calendário de eventos e a programação cultural da instituição.

  • D.

    a microfilmagem e a digitalização de arquivos de valor intermediário.

  • E.

    o registro e a movimentação de documentos.

A quantificação final dos documentos textuais em suportepapel, nos depósitos com grandes massas acumuladas, é expressa, via de regra, por meio de

  • a.

    toneladas.

  • b.

    quilos.

  • c.

    caixas-arquivo.

  • d.

    metros lineares.

  • e.

    metros cúbicos.

Na caracterização dos documentos de arquivo, o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo determina

  • a.

    o gênero.

  • b.

    o formato.

  • c.

    a forma.

  • d.

    a vigência.

  • e.

    o suporte.

Entende-se por domicílio legal a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido. Nesse sentido, um arquivo público municipal é o destinatário, por excelência, dos documentos

  • a.

    da Igreja Matriz.

  • b.

    da Santa Casa de Misericórdia.

  • c.

    do Fórum.

  • d.

    do Cartório de Registro Civil.

  • e.

    da Prefeitura.

Um arquivo municipal detém a custódia de documentos produzidos na cidade pelo Poder Judiciário que ali funcionou ou funciona, por expressa delegação de seus órgãos competentes. O preceito jurisdicional aplicado, nesse caso, é o da

  • a.

    territorialidade.

  • b.

    organicidade.

  • c.

    compatibilidade.

  • d.

    transversalidade.

  • e.

    proveniência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...