Questões de Arquivologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os atributos presentes na forma física e na intelectual do documento arquivístico eletrônico são, respectivamente:

  • A.

    configuração da informação, articulação do conteúdo, anotações / texto, idioma, sinais especiais, selos, contexto tecnológico.

  • B.

    texto, idioma, sinais especiais, selos / configuração da informação, articulação do conteúdo, anotações.

  • C.

    configuração da informação, articulação do conteúdo, anotações / texto, sinais especiais, selos, contexto tecnológico.

  • D.

    texto, idioma, sinais especiais, selos, contexto tecnológico / configuração da informação, articulação do conteúdo, anotações.

  • E.

    texto, sinais especiais, selos, contexto tecnológico / configuração da informação, articulação do conteúdo, anotações.

Avalie as afirmativas apresentadas a seguir sobre o tema Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED):

I. Um sistema de GED economiza espaço físico e minimiza o custo de armazenamento do acervo.

II. A “Sociedade sem Papel” foi criada após o uso dos sistemas de GED.

III. Um sistema de GED deve garantir acesso irrestrito a todas as informações.

IV. Os softwares de OCR são capazes de identificar caracteres alfa-numéricos pelo seu formato.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • B.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

A conservação de acervos documentais é tarefa primordial nos arquivos, bibliotecas e museus. Entende-se por conservação:

I. a promoção da preservação e da restauração de documentos;
II. a promoção de ações que garantam climatização adequada do ambiente e sua desinfestação periódica;
III. a promoção de ações permanentes de restauração de documentos.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Com relação aos fungos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os fungos integram a divisão dos eumicetes. Constituem um grande grupo de organismos conhecidos popularmente como mofos, bolores, orelhas-de-pau, lêvedos, ferrugens, cogumelos e champignons. Suas necessidades nutricionais são variadas; por realizarem fotossíntese, exigem sempre alguma fonte externa de carbono orgânico para suas reações oxidativas e produção de energia.

  • B.

    A classe de fungos a que nos referimos como mofo se propaga pela disseminação de um pequeno número de esporos produzidos assexuadamente, chamados de conídios. Podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicos e são transportados pelo ar, deslocando-se para novos ambientes. Os esporos pousam em qualquer lugar e geminam onde encontram condições apropriadas.

  • C.

    A geminação pode ocorrer em horas. Os esporos desenvolvem tubos chamados hifas, cujas ramificações constituem uma trama no formato familiar de chapéu, conhecido como micélio. O micélio produz sacos de esporos que amadurecem e eclodem, liberando mais esporos que serão transportados por correntes de ar, insetos, animais ou pessoas para novas áreas ou objetos.

  • D.

    O mofo excreta enzimas que lhe permitem digerir matéria orgânica, provocando alterações e enfraquecimento do papel. Podem conter substâncias coloridas, como a melanina, que mancha o papel. Essas manchas não deformam o aspecto de desenhos e pinturas, mas levam à destruição do papel pela putrefação.

  • E.

    A presença de fungos no papel é observada quando surgem pequenas manchas amarelas ou acastanhadas de caráter sólido, observadas ao microscópio, bordas ramificadas e que se expandem com facilidade. Diferem das causadas por ferrugem pelo aspecto esponjoso, fixo e ocasional.

Assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    A degradação da celulose ocorre quando agentes nocivos como calor, ácidos, alcalinos e produtos oxidantes atacam as ligações celulósicas, rompendo-as ou fazendo com que se agreguem a elas novos componentes que, uma vez instalados na molécula, desencadeiam reações químicas que levam ao rompimento das cadeias celulósicas.

  • B.

    A acidez e a oxidação são os maiores processos de deterioração química da celulose. A acidez pode ser proveniente da própria fabricação do papel quando forem empregados produtos ácidos no clareamento das fibras, no encolamento das folhas ou no uso de alúmen. O alúmen é um ácido forte que, ao lado de outros elementos, reage e degrada o papel.

  • C.

    São considerados agentes de deterioração dos acervos de bibliotecas e arquivos os que levam os documentos a um estado de instabilidade física ou química, com comprometimento de sua integridade e existência.

  • D.

    Classificam-se os agentes de deterioração em fatores ambientais ou físico-químicos, fatores biológicos, problemas de manuseio ou agentes físico-mecânicos.

  • E.

    São considerados agentes ambientais ou físico-químicos temperatura, umidade relativa do ar, radiação de luz e poluentes atmosféricos. Os agentes biológicos são os microrganismos, os insetos, os roedores. Os problemas de manuseio ou físico-mecânicos seriam o armazenamento e acondicionamento, manuseio, acessibilidade e desastres como inundações, furtos e o vandalismo.

Sendo a preservação dos materiais de arquivo diretamente relacionada à qualidade das condições ambientais nas áreas de armazenamento, assinale a alternativa em que os elementos completam adequadamente o parágrafo a seguir, objetivando descrever as condições consideradas ideais pelos cadernos de conservação preventiva em arquivos e bibliotecas do CPBA para a armazenagem de documentos.
Manter a temperatura o mais próximo possível de _____ e a umidade relativa de _____, evitando-se de todas as formas as oscilações, porque o calor acelera muitas reações químicas, inclusive as de deterioração, que é duplicada a cada aumento de _____. Toda fonte de luz, natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervo, provocando consideráveis danos por meio da oxidação. O componente da luz que merece mais atenção é a radiação ultravioleta (UV). O limite de radiação ultravioleta deve ser de _____ UV (mW/lúmen).

  • A. 21ºC - 45 a 55% - 10ºC - 75
  • B. 21ºC - 45 a 60% - 20ºC - 75
  • C. 21ºC - 30 a 55% 0 20ºC - 85
  • D. 20ºC - 45 a 50% - 10ºC - 85
  • E. 19ºC - 45 a 60% - 20ºC - 95

Os sistemas de acondicionamento, como mobiliário e embalagens de materiais duráveis e estáveis, são fundamentais para a preservação dos documentos.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    O acondicionamento tem por objetivo a proteção dos documentos que não se encontram em boas condições ou a proteção dos já tratados e recuperados, armazenando-os de forma segura. Devem ser confeccionados com material de qualidade arquivística e necessita ser projetado apropriadamente para o fim a que se destina.

  • B.

    Os principais materiais utilizados são os papelões de diversas gramaturas, empregados na construção de caixas, os papéis e cartões neutros ou alcalinos utilizados na confecção de fôlderes e pastas.

  • C.

    Os livros em mau estado de conservação podem ser protegidos, conforme o caso, em caixas ou envoltos em papéis ou ainda em jaquetas de poliéster. Cada situação requer uma análise e depende diretamente das condições em que se apresenta o documento.

  • D.

    Os infólios devem ser guardados na horizontal, em estantes especiais. As obras raras em precárias condições de conservação devem ser colocadas em caixas forradas com papel pH neutro-alcalino. Os livros podem ser guardados empilhados, e o limite por prateleira deve ser de 30 livros.

  • E.

    O armazenamento é o sistema que recebe o documento, acondicionado ou não, para ser guardado. Constitui-se de estantes, arquivos, mapotecas e armários que não devem ser confeccionados em madeira, fórmica ou metal sem tratamento.

A respeito das propriedades dos compostos que constituem a estrutura do papel, é correto afirmar que:

  • A.

    a celulose é o principal componente de matéria fibrosa que constitui a estrutura do papel. É um polímero linear à base de amido. É sintetizada pelos vegetais pelo processo de fotossíntese (reação química entre dióxido de carbono e água, na presença de clorofila e luz).

  • B.

    a lignina é um polímero natural, amorfo e de composição química complexa, que confere fragilidade às fibras de celulose. Devido à sua reatividade, pode se tornar fortemente colorida, o que explica o progressivo amarelecimento dos papéis.

  • C.

    hemilcelulose são polímeros de glicose constituídos por cadeias de moléculas longas e ramificadas. São responsáveis por diversas propriedades de pastas celulósicas.

  • D.

    a celulose não é solúvel em água. É essa propriedade que confere resistência ao papel quando submetido a qualquer tratamento com água e permite a separação da lignina, que se dissolve com o calor em solução de soda cáustica ou bissulfeto de cálcio.

  • E.

    os aditivos são materiais que, adicionados em pequenas quantidades, conferem determinadas características aos papéis. Fazem parte dos aditivos as cargas destinadas a dar transparência, lisura e printabilidade aos papéis e os agentes de colagem que atuam como aglomerantes das fibras e podem ter natureza ácida ou natureza alcalina.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A higienização é um tratamento para eliminar sujidades extrínsecas às obras; dessa maneira, ajuda na identificação de qualquer tipo de ataque de microrganismos ao acervo. O alto teor de umidade relativa em acervos umedece a poeira sobre os documentos fazendo com que ela penetre entre as fibras de papel causando manchas nos pontos onde há maior concentração de poeira.
II. Para a limpeza de livros em mesas de higienização, deve- -se primeiro limpar a lombada e pastas anterior e posterior com trincha, pincel macio ou flanela macia, dependendo do estado de conservação; depois, segurando o livro pela lombada e apertando o miolo, limpar os cortes com uma trincha ou pincel macios iniciando da cabeça do livro. O miolo deve ser limpo com pincel folha a folha, numa primeira higienização, e as folhas devem ser oxigenadas várias vezes.
III. Os papéis de arquitetura (em geral vegetal) podem ser limpos com pó de borracha, após testes. Muito sensíveis à água, esses papéis podem ter distorções causadas pela umidade que são reversíveis e de fácil remoção.

Assinale:

  • A.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Antes de qualquer intervenção, são necessários testes de solubilidade e de resistência das tintas e de resistência do suporte, medição do pH e limpeza mecânica.
II. A utilização de processos aquosos na conservação de papéis tem por finalidade a limpeza, neutralização ou tamponamento, como também a planificação e a eliminação de manchas.
III. A umectabilidade dos papéis pode ser aumentada utilizando água com temperatura elevada e com produtos que diminuem a tensão superficial do papel em relação à água, como, por exemplo, o álcool, facilitando a absorção da água.

Assinale:

  • A.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...