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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
O controle da climatização de um depósito de documentos deverá ser realizado por meio da leitura de aparelhos que medem a temperatura e a umidade do ar.
Para garantir a conservação de acervos, recomenda-se que a temperatura e a umidade devam ser mantidas, respectivamente, em:
Schellemberg estabeleceu um paralelo entre as áreas de atuação e as principais características dos arquivos e das bibliotecas e concluiu que:
I. nos arquivos, são encontrados documentos textuais produzidos e conservados com objetivos funcionais e preservados como um conjunto e não como unidades isoladas;
II. nos arquivos, o método de classificação é predeterminado e a avaliação é aplicada em unidades isoladas de acordo com os objetivos culturais;
III. nas bibliotecas, são encontrados documentos impressos e textuais, adquiridos por compra ou doação, havendo numerosos exemplares e significação orgânica entre eles.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Arquivos e bibliotecas são, por sua natureza, órgãos de documentação. De maneira geral, nos arquivos e nas bibliotecas encontram-se armazenados:
I. documentos - unidades de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;
II. documentos bibliográficos - gênero documental integrado por impressos, como livros, folhetos e periódicos;
III. documentos especiais - documentos em linguagem não-textual, em suporte convencional, que não exigem procedimentos especiais para seu tratamento técnico.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Um arquivo organizado com base no princípio da proveniência deverá estruturar-se:
I. garantindo a constituição e a unidade dos fundos arquivísticos;
II. observando as competências, funções e atividades exercidas pelo órgão gerador dos documentos;
III. de acordo com uma classificação por assuntos previamente estabelecidos.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
O princípio da proveniência é a base teórica que rege todas as intervenções arquivísticas, devendo ser observado na organização dos arquivos:
intermediários e permanentes, apenas.
correntes, intermediários e permanentes.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
Na organização de um arquivo de instituição pública, o código de classificação de documentos, referente às atividades-meio ou fim, tem seus "assuntos" hierarquicamente estabelecidos de acordo com:
as espécies documentais produzidas pelo órgão.
as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
as normas internas do órgão.
a tipologia documental produzida pelo órgão.
a estrutura organizacional do órgão.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
A passagem de um conjunto documental do arquivo intermediário para o arquivo permanente denomina-se:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
A proliferação dos documentos levou, pois, os arquivistas a encarregarem-se dos "arquivos vivos", a aplicarem-lhes a sua competência e a desenvolverem sobre eles novas capacidades. (...) E mesmo quando um arquivista pratica apenas a sua profissão em arquivos históricos, ele já não pode ignorar uma ou outra componente de sua missão. (...) O arquivista moderno pode contar com vários dados adquiridos. Assim, a utilidade da sua função é incontestável, quer seja como colaborador da administração, como responsável dos arquivos a conservar ou como apoio à investigação. As tarefas ligadas a essas funções modificaram-se consideravelmente. O arquivista é doravante considerado especialista no que se refere ao conjunto das suas responsabilidades, e isso quaisquer que sejam os termos pelos quais é designada a sua função.
(Rousseau, J. e Couture, C. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística)
Levando em consideração o texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Colaborar na administração tornou-se a principal competência do arquivista moderno.
II. No atual contexto, as atribuições do arquivista ampliaram-se, transformando-o em gestor de documentos e da informação.
III. A multiplicidade de funções adquiridas pelo arquivista na atualidade irá direcioná-lo para sua especialização na investigação histórica.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
O método de indexação coordenada, amplamente divulgado e utilizado em arquivos e bibliotecas, caracteriza-se:
I. pela atribuição de número de registro em ordem crescente em ficha-índice, com a finalidade de identificar e localizar o documento quando solicitado;
II. pelo registro, em ficha-índice, dos dados encontrados nos documentos sob a forma de palavras-chave ou de termos de um Thesaurus;
III. pela aplicação em documentos especiais tais como plantas, filmes, fotografias, etc.
Assinale:
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
Na organização de um arquivo, um plano de classificação de documentos se refere a:
um plano de ordenação física que ofereça as bases para guarda e conservação dos documentos.
um plano que estabeleça a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente.
um plano de ordenação física e destinação de documentos.
um plano de localização topográfica de documentos nos depósitos.
um plano geral de reprodução de documentos em um arquivo corrente.
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