Questões de Arquivologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O recolhimento dos acervos arquivísticos de valor histórico acumulados pelos órgãos do governo do Distrito Federal deve seguir alguns procedimentos. Assinale a alternativa que descreve um desses procedimentos, de acordo com a legislação do Distrito Federal em vigor.

  • A. As atividades técnicas que precedem ao recolhimento de documentos deverão ser custeadas pelo órgão central do sistema de arquivos do Distrito Federal.
  • B. Os documentos a serem recolhidos devem ser acondicionados em pastas suspensas.
  • C. A higienização e a organização desses documentos devem ser realizadas pela instituição arquivística pública.
  • D. O acervo deve ser acompanhado de um instrumento descritivo; e os documentos, classificados de acordo com o plano de classificação.
  • E. Os documentos históricos devem ser avaliados pela instituição arquivística pública.

De acordo com Schellenberg, os métodos de classificação podem ser divididos em três tipos: funcional, organizacional e por assuntos. Com relação à classificação por assuntos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A classificação por assuntos é utilizada para as atividades específicas de cada órgão ou empresa.

  • B.

    A classificação por assuntos deve ser utilizada para documentos não arquivísticos ou não orgânicos.

  • C.

    O assunto é o ato, que se refere a pessoas, entidades ou lugares.

  • D.

    A estrutura orgânica fornece a base para o agrupamento em grandes assuntos.

  • E.

    O principal meio de agrupar os documentos por assunto é associá-los às funções da organização.

O processo de conservação em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o em uma prensa hidráulica é conhecido como

  • A.

    silking.

  • B.

    banho de gelatina.

  • C.

    encapsulação.

  • D.

    laminação.

  • E.

    alisamento.

Acerca da eliminação de documentos no âmbito dos órgãos do governo do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

  • A. O edital de ciência de eliminação de documentos tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação.
  • B. O termo de eliminação de documentos tem por objetivo registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados.
  • C. A listagem de eliminação de documentos tem por objetivo dar publicidade ao ato de eliminação dos documentos arquivísticos sob a guarda de cada órgão.
  • D. Na listagem de eliminação, não é necessária a identificação do código do assunto dos itens ou dos conjuntos documentais listados.
  • E. A eliminação de documentos públicos será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, com a supervisão de servidor autorizado.

Assinale a alternativa que apresenta uma das exigências para a implementação de um programa de gestão de documentos.

  • A.

    Avaliar os documentos de acordo com o assunto.

  • B.

    Ter uma ferramenta informatizada.

  • C.

    Não permitir a migração de suportes.

  • D.

    Ter uma unidade político-administrativa responsável pela sua implementação.

  • E.

    Contemplar o ciclo de vida dos documentos.

Para proteger documentos impressos, manuscritos e outros documentos de papel ou fotografias, recomenda-se

  • A.

    a laminação.

  • B.

    o banho de gelatina.

  • C.

    a encapsulação.

  • D.

    a migração.

  • E.

    a emulação.

O princípio arquivístico que fundamenta as atividades de arranjo dos documentos de arquivo é o princípio

  • A. do registro universal.
  • B. da proveniência territorial.
  • C. da abrangência.
  • D. da pertinência.
  • E. da ordem original.

Um dos passos para a implementação de um programa de gestão de documentos é o(a)

  • A.

    levantamento preliminar.

  • B.

    recolhimento dos documentos.

  • C.

    transferência de documentos.

  • D.

    higienização dos documentos.

  • E.

    emulação dos documentos.

O início do processo de arranjo ocorre com

  • A. a eliminação dos documentos com valor informativo.
  • B. o recolhimento dos documentos.
  • C. a transferência dos documentos dos arquivos correntes.
  • D. a descrição dos documentos.
  • E. a higienização dos documentos.

A operação em que um documento é incorporado ao sistema de gestão de documentos denomina-se

  • A.

    localização.

  • B.

    rastreabilidade.

  • C.

    pesquisa.

  • D.

    disposição.

  • E.

    captura.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...