Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Classificam-se as obras David de Michelangelo e Os Doze Profetas de Aleijadinho, respectivamente, como
gótica e rococó.
fauvista e romântica.
cubista e antiga.
renascentista e barroca.
Claude Monet é conhecido por suas pinturas com pinceladas curtas e evidentes. Esta é uma característica do movimento artístico conhecido como
Futurismo.
Fauvismo.
Fauvismo.
Impressionismo
As pinturas de Claude Monet são caracterizadas
por imagens sem contornos bem definidos das formas e o uso de pinceladas curtas e interrompidas.
pelo gênero natureza-morta produzida ao ar livre em diferentes momentos do dia.
pelo retrato, buscando a representação fiel do corpo humano.
pelo uso da imaginação e do desenho como procedimento básico para pintar.
Foram contemporâneos de Claude Monet e participaram do mesmo movimento artístico:
Van Gogh, Mondrian e Modigliani.
Picasso, Renoir e Gauguin.
Degas, Manet e Sisley.
Paul Klee, Rodin e Seurat.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na finalização de uma atividade de ateliê, propor aos alunos uma roda de conversa, na qual os trabalhos realizados são exibidos, analisados e cada aluno pode falar de seu processo de trabalho, é uma atividade
inadequada, porque não faz sentido mostrar trabalhos de crianças e adolescentes como produção artística.
inadequada, porque isso pode criar desconforto e competição entre os alunos.
inadequada, porque não existem formas de análise de produções artísticas que possam ser compartilhadas.
adequada, como forma de partilhar fruição e troca de repertório na resolução dos problemas da criação.
adequada, como forma de estabelecimento de critérios sólidos na avaliação de obras de arte.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O desenho é uma das formas de expressão dos sentimentos inconscientes do ser humano. Para desenvolver esta prática, é necessário que o Cuidador estimule o contato do aluno com:
artes visuais.
teatro.
dança
livros.
música.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A disseminação da leitura da obra de arte na educação ocorreu no Brasil, após a publicação do livro A imagem no ensino da Arte (1991), de Ana Mae Barbosa (In: Oliveira, 2007). Antes dessa disseminação, as atividades de artes visuais desenvolvidas na educação escolar estavam limitadas
aos estudos teóricos de crítica e estética.
ao desenho geométrico e à história da arte.
à decodificação da imagem e ao fazer artístico.
ao fazer artístico autoexpressivo e ao desenho geométrico.
aos estudos de crítica e à história da arte.
O acesso aos bens culturais é livre para toda a sociedade; por isso, estimular o conhecimento artístico e cultural dos abrigados é extremamente importante, pois possibilita, com objetivo de uma sensibilização pessoal:
a transformação do aluno para o artista.
o conhecimento contextualizado.
a inserção na elite cultural.
a negação à arte.
a separação social.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Barbosa (2007), a escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação. Isto não só é desejável, mas essencialmente civilizatório, porque o prazer da arte é a principal fonte de continuidade histórica, orgulho e senso de unidade para uma cidade, nação ou império.
Esse trecho indica que o objetivo da educação escolar é de formarartistas profissionais.
o conhecedor, o fruidor e o decodificador.
historiadores.
professores de arte.
técnicos que possam preservar as obras.
Modelagem é fazer o molde ou dar forma a algo. Para aplicar a modelagem com crianças, podem-se utilizar alguns materiais: argila, papel machê, massinha. A técnica da modelagem é sensorial, utilizando principalmente o sentido:
paladar.
audição.
tato.
visão
mãos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...