Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A obra está relacionada ao gênero de pintura denominado
paisagem.
retrato.
natureza-morta.
pintura histórica.
Cabe ao professor de arte, ao ensinar conceitos e princípios:
Confirmar que a memorização dos conteúdos não pertence a uma rede de significações.
Criar múltiplas oportunidades de interação dos estudantes com esses conteúdos, variando as formas de apresentálos.
Criar isoladas oportunidades de interação dos estudantes com esses conteúdos, variando as formas de apresentálos.
Não permitir ao aprendiz chegar a definições mais complexas, através das oportunidades de interações.
As obras de arte do período em que foi produzida a pintura Mona Lisa valorizavam o homem como centro do mundo. Esse conceito é denominado
antropologia.
antropofagia.
humanismo.
antropocentrismo.
Os três eixos norteadores da aprendizagem, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte no Ensino Fundamental, são
fruição, leitura e contextualização.
produção, estética e cultura.
fruição, contextualização e estética.
produção, fruição e contextualização.
É necessário que o professor conheça diversos procedimentos em arte para ensiná-los aos seus alunos. São alguns exemplos de conteúdos procedimentais que devem ser dominados pelos professores em artes visuais:
Pintura, desenho, gravura, silêncio, modelagem e utilização de softwares.
Pintura, desenho, gravura, jingle, modelagem e utilização de softwares.
Pintura, desenho, gravura, modelagem e utilização de softwares.
Pintura, desenho, gravura, coreografia, modelagem e utilização de softwares.
As produções artísticas contemporâneas à pintura de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, são classificadas como
românticas.
expressionistas.
modernistas.
renascentistas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte são
I. a arte como expressão e comunicação dos indivíduos. II. elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte. III. produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões. IV. diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias. V. a arte na sociedade, considerando os produtores em arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
O David da obra de Michelangelo representa um herói
mitológico.
folclórico.
ficcional.
bíblico.
A intenção de Michelangelo ao esculpir David era
utilizar ao máximo o bloco de mármore.
possibilitar que a estátua fosse vista de longe a olhos nus.
enaltecer o ato heroico de David.
ser reconhecido como um grande artista de sua época.
A obra David, de Michelangelo (apresentada para as questões 42 a 44) e Os Doze Profetas, de Aleijadinho, têm formas diferentes de representar o corpo. Em David, a beleza do corpo é o que mais se destaca, ao passo que, em Os Doze Profetas, destacam-se de forma mais eloquente os adereços e vestimentas de cada um dos profetas. A partir desta análise, esta correto afirmar que
Michelangelo relaciona o divino ao belo, enquanto a obra de Aleijadinho é imbuída de significados simbólicos articulados por meio do uso de adereços e adornos.
Aleijadinho fez sua obra em pedra sabão, material simples, ao passo que Michelangelo relaciona o divino ao uso de um material nobre (mármore).
David é um herói, de acordo com Michelangelo, daí ser representado nu, enquanto Os Doze Profetas são apenas homens, por isso estão vestidos.
Michelangelo viveu em um período mais romântico e teocêntrico, se comparado ao contexto em que Aleijadinho viveu e produziu sua arte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...