Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre modelagem Web, é CORRETO afirmar:

  • A. O balanceamento entre imagens e texto deve ser buscado na construção de uma página web. Contudo, dependendo da finalidade da imagem na página, podem-se utilizar diversas resoluções e formatos, visando otimizar a carga da página.
  • B. A quantidade de imagens em uma página web, independente de suas resoluções, em nada influencia no tempo de carga no browser.
  • C. Deve-se evitar a colocação de imagens em telas da web, pois uma página formada somente por texto é carregada mais rapidamente e consegue transmitir todo o conteúdo necessário.
  • D. O balanceamento entre imagens e texto deve ser buscado na construção de uma página web. Contudo, deve-se utilizar sempre a mesma resolução para as imagens, com a finalidade de manter a qualidade visual para a página.

O processo de desenvolvimento web envolve, essencialmente, duas fases: design da interface e a integração dessa interface com a estrutura de sistemas da organização. Sobre esse processo, analise a validade das afirmações a seguir.

I. Ferramentas como Corel Draw e Photoshop apóiam na construção da interface, enquanto PHP, JSP e ASP são utilizados para a construção de páginas dinâmicas onde as interfaces estarão inseridas.

II. Ferramentas como PHP, JSP e ASP apóiam na construção da interface, enquanto Corel Draw e Photoshop são utilizados para a construção de páginas dinâmicas onde as interfaces estarão inseridas.

III. Devido à sua total portabilidade, o Flash tornou-se um padrão de fato para o desenvolvimento de aplicações web de alta qualidade. Compatível com todas as tecnologias e browsers, dispensa o uso de recursos adicionais denominados plug-ins.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Somente a afirmação I é verdadeira.
  • B. Somente a afirmação II é verdadeira.
  • C. Somente a afirmação III é verdadeira.
  • D. Somente as afirmações II e III são verdadeiras.

Sobre aplicações web, analise as afirmações a seguir.

I. A dificuldade de se obter concessão governamental é um dos fatores que emperram a expansão de páginas de rádio e tevê na internet, encontrados apenas em poucos portais, consagrados e pioneiros na internet.

II. A ausência de ferramentas que auxiliem no desenvolvimento de páginas de rádio e tevê na internet obriga aos portais que fazem uso de tais recursos desenvolverem todas suas infra-estruturas e linguagens de criação, tornando o processo oneroso e muitas vezes inviável.

III. Um ponto a ser observado na construção de aplicações web é a certificação da existência dos recursos exigidos na máquina cliente ou no público-alvo. A criação de páginas com baixa portabilidade pode se tornar um fator impeditivo de visitação da página.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Somente a afirmação I é verdadeira.
  • B. Somente a afirmação II é verdadeira.
  • C. Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmação III é verdadeira.

Quais são os elementos básicos da linguagem visual?

  • A.

    Suporte, material cenográfico e ferramentas.

  • B.

    A bi e tridimensionalidade da Forma.

  • C.

    Os utensílios que podem ser considerados uma extensão do corpo do artista.

  • D.

    O ponto, a linha e o plano.

  • E.

    A superfície usada e as tintas.

"A preocupação com a educação em arte tem mobilizado pesquisadores, professores, estetas e artistas, os quais vêm procurando fundamentar e intervir nessas práticas educativas. No Brasil, desde o final dos anos 80, têm-se divulgado inúmeros trabalhos desta ordem, tanto aqueles elaborados aqui quanto os de outros países. São propostas que refletem atuações em arte".

(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993)

Leia e assinale a alternativa INCORRETA em relação ao texto acima.

  • A.

    Há uma despreocupação com as necessidades psicológicas dos alunos ou suas necessidades e problemas ambientais, comunitários e sociais;

  • B.

    Existe no ensino e aprendizagem pensados a partir da própria arte, como um sistema de conhecimento do mundo; no conhecimento da arte advindo do fazer artístico e também da apreciação e história da arte;

  • C.

    Há nas articulações dos atos perceptivos e verbalizadores dos alunos como base da experiência estética;

  • D.

    Existe nos alcances e limites da interdisciplinaridade e entre os diversos métodos de ensinar aprender arte;

  • E.

    Há nas necessidades de mudança da formação do educador de arte.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que diz respeito aos elementos de visualidade e suas relações compositivas, é correto afirmar:

  • A.

    As Artes Visuais lidam com as relações entre espaço, tempo, ação e ritmo sonoro.

  • B.

    As Artes Visuais lidam com as relações entre espaço, tempo, luz e enredo.

  • C.

    Nas Artes Visuais, os elementos se apresentam sempre articulados, expressivamente, e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, simetria/assimetria, contrastes, tensões, proporção, dentre outros.

  • D.

    As modalidades compositivas, presentes na maioria das formas em Artes Visuais, são espaço, luz, ação e volume.

"Quando praticamos o ensino e a aprendizagem da arte, na escola, surgem, também, questões que se referem ao seu processo educacional. Uma delas diz respeito aos posicionamentos que assumimos sobre os modos de encaminhar esse trabalho consonância com os objetivos de um processo educativo escolarizado que atenda às necessidades de cultura artística no mundo contemporâneo."

(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993).

Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (pedagogias) com as descrições à direita (descrições).

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    1-B, C e D;

    2-A, E e H;

    3-F, G e I.

  • B.

    1- B, E e H;

    2- A, C e F;

    3-D, G e I.

  • C.

    1-A, C e F;

    2-B, E e H;

    3-D, G e I.

  • D.

    1- A

    2- B, I e G;

    3-D, F e E.

  • E.

    1- D, G e I;

    2- A, C e F;

    3- B, E e H.

"Apenas um ensino criador, que favoreça a integração entre a aprendizagem racional e estética dos alunos, poderá contribuir para o exercício conjunto complementar da razão e sonho, no qual conhecer é também maravilhar-se, divertir- se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se com descobertas. Com o objetivo de relacionar a arte com a formação dos alunos do ensino fundamental, serão apresentadas algumas características do fenômeno artístico."

(PCN-Arte, 1997)

Com relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, é INCORRETA a alternativa.

  • A.

    A obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.

  • B.

    A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.

  • C.

    A forma artística fala por si mesma, independente e vai além do artista.

  • D.

    A percepção estética não interfere na comunicação artística.

  • E.

    A personalidade é ingrediente que se transforma em gesto criador, fazendo parte da substância mesma da obra.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens com relação à leitura da obra de arte.

A leitura de um texto musical ou dramático deve trazê-lo à vida, tirar a obra de uma aparente imobilidade para devolverlhe a sua pulsação e fazer com que aquele conjunto de sons, de vozes, de gestos que o intérprete realiza seja a própria obra na sua realidade plena e completa.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educação em todo mundo. O equilíbrio, a configuração de uma identidade cultural e a flexibilidade para a diversidade cultural é um objetivo e, provavelmente, uma utopia, que colocará a educação em movimento constante, porque nem identidade nem os elementos do meio ambiente cultural são fixos."... "Hoje a necessidade de uma educação democrática está sendo reivindicada internacionalmente. Contudo, somente uma educação que fortalece a diversidade cultural pode ser entendida como democrática. Procurar igualdade, sem considerar as diferenças, é obter uma pasteurização homogeneizante."

(Ana Mae, 1998)

Considerando a citação acima, analise os itens abaixo:

I. Preceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo o que é feito pelo pobre é artesanato e não arte.

II. Os museus de arte do Terceiro Mundo são os mais ativos na quebra da divisão de classes na produção artística.

III. Os estudos de multiculturalidade, diversidade cultural e até de história cultural produzidas pelo Primeiro Mundo, não ajudam muito o Terceiro Mundo, porque são respostas a problemas de sua sociedade.

IV. No Brasil não há necessidade de estimularmos o multiculturalismo, pois é coisa de feminista histérica ou "crioulo".

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Todas as assertivas estão incorretas.

  • B.

    Todas as assertivas estão corretas.

  • C.

    I e IV são as únicas incorretas.

  • D.

    I e II são as únicas incorretas.

  • E.

    I e III são as únicas incorretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...