Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ana Mae (1998) aborda a questão da Multiculturalidade indagando "por que o professor de arte precisa trazer para sua sala de aula a preocupação com as diferenças culturais? A resposta, embora pareça óbvia, foi até agora pouco considerada pelos educadores: em uma sala de aula, especialmente na escola pública, inter-relacionam-se indivíduos de diferentes grupos culturais que terão sempre que lidar com os outros indivíduos também de diferentes culturas e subculturas.

Os grupos culturais que se imbricam podem ser identificados pela raça, gênero, opção sexual, idade, locação geográfica, renda, classe social, ocupação, educação, religião, etc.

As principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte são:

1. Como diferentes grupos culturais podem encontrar um lugar para a arte em suas vidas?

2. Entender que grupos culturais diferentes têm também necessidade de arte, embora o próprio conceito de arte possa diferir de um grupo cultural para o outro."

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à atitude, estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à multiculturalidade que deve levar o aluno a

  • A.

    compreender que a arte não pode conferir identidade às pessoas através de símbolos.

  • B.

    sensibilizar para problemas de deficiência física e diferenças de raça, nacionalidade e naturalidade, classe social, religião.

  • C.

    libertar-se de atitudes discriminatórias em relação a pessoas de origem étnica e/ou cultural diferentes.

  • D.

    ser capaz de responder à diversidade racial, cultural e de gênero de maneira positiva e socialmente responsável.

  • E.

    contextualizar produtos e valores estéticos, pois só ai, a atitude multiculturalista é desenvolvida

No sistema aditivo de cores, as cores primárias são:

  • A.

    azul, magenta e vermelho;

  • B.

    ciano, magenta e verde;

  • C.

    azul, verde e vermelho;

  • D.

    ciano, verde e vermelho;

  • E.

    azul, ciano e magenta.

No corte de perfil abaixo, os elementos 1, 2 e 3, indicados pelas setas são, respectivamente:

  • A.

    talude de corte; ponto de crista; talude de aterro;

  • B.

    talude de aterro; ponto de passagem; talude de corte;

  • C.

    talude de corte; ponto de passagem; talude de corte;

  • D.

    talude de aterro; ponto de crista; talude de aterro;

  • E.

    talude de corte; ponto de passagem; talude de aterro.

Para promover uma educação multiculturalista crítica em arte não é necessário

  • A.

    promover o entendimento de cruzamentos culturais, através da identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte, dentro e entre grupos culturais.

  • B.

    não incluir, em todos os aspectos do ensino da arte (produção, apreciação e contextualização), problematizações acerca de etnocentrismo, estereótipos culturais, preconceito, discriminação e racismo.

  • C.

    examinar a dinâmica de diferentes culturas.

  • D.

    desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais.

  • E.

    destacar a relevância da informação para flexibilização do gosto e do juízo acerca de outras culturas.

As curvas de nível apresentadas abaixo, nas plantas 1 e 2, representam, respectivamente:

  • A.

    vertente e vale;

  • B.

    vale e garganta;

  • C.

    vale e vertente;

  • D.

    garganta e vale;

  • E.

    vertente e garganta.

Ao desenvolver atividades de Expressão Verbal, buscando o aprimoramento do relacionamento e o ritmo grupal, através, por exemplo, de recitação coral, o professor mediador estará visando:

I. Relacionar os tipos de movimentos que identificam os personagens.

II. Relacionar os tipos de sons.

III. Relacionar os tipos de objetos, lugares, ambientes.

Que correspondem respectivamente a que elementos expressivos:

  • A.

    Gestos, sonoplastia e plástica.

  • B.

    Jogo dramático, marcação e improvisação espontânea.

  • C.

    Imitação, interpretação e figurino.

  • D.

    Espaço cênico, descontração e cenário.

  • E.

    Concentração, conflito dramático, fábula.

Nos projetos de arquitetura, observando a convenção ilustrada abaixo, a linha "traço e ponto" e o sentido da seta representam, respectivamente:

  • A.

    plano secante e parte descartada do corte;

  • B.

    contorno de secção e parte remanescente do corte;

  • C.

    eixo de secção e parte remanescente do corte;

  • D. plano secante e visada do observador do corte;
  • E. contorno de secção e visada do observador do corte.

O ensino da arte deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico permitindo ao aluno a ampliação da sua sensibilidade, percepção, reflexão e a imaginação, aprender arte envolve, exceto.

  • A.

    Basicamente fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.

  • B.

    Conhecer, apreciar refletir sobre as formas na natureza.

  • C.

    Conhecer sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

  • D.

    O ensino da arte engloba tanto suas especificidades quanto o que se refere a arte como manifestação humana.

  • E.

    Circunscrever as artes no Ensino fundamental a apenas duas linguagens: Dança e Teatro.

No desenho da planta-baixa de uma edificação, as linhas contínua larga, tracejada larga e contínua estreita devem, respectivamente, representar:

  • A.

    contorno de parede; projeção de cobertura; linha de chamada;

  • B.

    projeção de cobertura; linha de chamada; plano de corte;

  • C.

    contorno de parede; secção de pilar; projeção de cobertura;

  • D.

    linha de chamada; projeção de cobertura; contorno de parede;

  • E.

    secção de pilar; contorno de parede; plano de corte.

A circunscrição das artes no ensino fundamental, destaca quatro linguagens. Entre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta essas quatro linguagens.

  • A.

    Desenho, pintura, artesanato popular e arquitetura.

  • B.

    Danças folclóricas, artesanato popular, desenho e mamulengo.

  • C.

    Ritmos populares, música erudita, escultura e desenho.

  • D.

    Artes visuais, dança, música e teatro.

  • E.

    Arquitetura barroca, pintura renascentista, samba e cerâmica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...