Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ana Mae (1998) aborda a questão da Multiculturalidade indagando "por que o professor de arte precisa trazer para sua sala de aula a preocupação com as diferenças culturais? A resposta, embora pareça óbvia, foi até agora pouco considerada pelos educadores: em uma sala de aula, especialmente na escola pública, inter-relacionam-se indivíduos de diferentes grupos culturais que terão sempre que lidar com os outros indivíduos também de diferentes culturas e subculturas.
Os grupos culturais que se imbricam podem ser identificados pela raça, gênero, opção sexual, idade, locação geográfica, renda, classe social, ocupação, educação, religião, etc.
As principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte são:
1. Como diferentes grupos culturais podem encontrar um lugar para a arte em suas vidas?
2. Entender que grupos culturais diferentes têm também necessidade de arte, embora o próprio conceito de arte possa diferir de um grupo cultural para o outro."
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à atitude, estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à multiculturalidade que deve levar o aluno a
compreender que a arte não pode conferir identidade às pessoas através de símbolos.
sensibilizar para problemas de deficiência física e diferenças de raça, nacionalidade e naturalidade, classe social, religião.
libertar-se de atitudes discriminatórias em relação a pessoas de origem étnica e/ou cultural diferentes.
ser capaz de responder à diversidade racial, cultural e de gênero de maneira positiva e socialmente responsável.
contextualizar produtos e valores estéticos, pois só ai, a atitude multiculturalista é desenvolvida
No sistema aditivo de cores, as cores primárias são:
azul, magenta e vermelho;
ciano, magenta e verde;
azul, verde e vermelho;
ciano, verde e vermelho;
azul, ciano e magenta.
No corte de perfil abaixo, os elementos 1, 2 e 3, indicados pelas setas são, respectivamente:
talude de corte; ponto de crista; talude de aterro;
talude de aterro; ponto de passagem; talude de corte;
talude de corte; ponto de passagem; talude de corte;
talude de aterro; ponto de crista; talude de aterro;
talude de corte; ponto de passagem; talude de aterro.
Para promover uma educação multiculturalista crítica em arte não é necessário
promover o entendimento de cruzamentos culturais, através da identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte, dentro e entre grupos culturais.
não incluir, em todos os aspectos do ensino da arte (produção, apreciação e contextualização), problematizações acerca de etnocentrismo, estereótipos culturais, preconceito, discriminação e racismo.
examinar a dinâmica de diferentes culturas.
desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais.
destacar a relevância da informação para flexibilização do gosto e do juízo acerca de outras culturas.
As curvas de nível apresentadas abaixo, nas plantas 1 e 2, representam, respectivamente:
vertente e vale;
vale e garganta;
vale e vertente;
garganta e vale;
vertente e garganta.
Ao desenvolver atividades de Expressão Verbal, buscando o aprimoramento do relacionamento e o ritmo grupal, através, por exemplo, de recitação coral, o professor mediador estará visando:
I. Relacionar os tipos de movimentos que identificam os personagens.
II. Relacionar os tipos de sons.
III. Relacionar os tipos de objetos, lugares, ambientes.
Que correspondem respectivamente a que elementos expressivos:
Gestos, sonoplastia e plástica.
Jogo dramático, marcação e improvisação espontânea.
Imitação, interpretação e figurino.
Espaço cênico, descontração e cenário.
Concentração, conflito dramático, fábula.
Nos projetos de arquitetura, observando a convenção ilustrada abaixo, a linha "traço e ponto" e o sentido da seta representam, respectivamente:
plano secante e parte descartada do corte;
contorno de secção e parte remanescente do corte;
eixo de secção e parte remanescente do corte;
O ensino da arte deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico permitindo ao aluno a ampliação da sua sensibilidade, percepção, reflexão e a imaginação, aprender arte envolve, exceto.
Basicamente fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.
Conhecer, apreciar refletir sobre as formas na natureza.
Conhecer sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
O ensino da arte engloba tanto suas especificidades quanto o que se refere a arte como manifestação humana.
Circunscrever as artes no Ensino fundamental a apenas duas linguagens: Dança e Teatro.
No desenho da planta-baixa de uma edificação, as linhas contínua larga, tracejada larga e contínua estreita devem, respectivamente, representar:
contorno de parede; projeção de cobertura; linha de chamada;
projeção de cobertura; linha de chamada; plano de corte;
contorno de parede; secção de pilar; projeção de cobertura;
linha de chamada; projeção de cobertura; contorno de parede;
secção de pilar; contorno de parede; plano de corte.
A circunscrição das artes no ensino fundamental, destaca quatro linguagens. Entre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta essas quatro linguagens.
Desenho, pintura, artesanato popular e arquitetura.
Danças folclóricas, artesanato popular, desenho e mamulengo.
Ritmos populares, música erudita, escultura e desenho.
Artes visuais, dança, música e teatro.
Arquitetura barroca, pintura renascentista, samba e cerâmica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...