Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia e assinale a alternativa INCORRETA, em relação aos objetivos da avaliação em arte.
Os objetivos e os procedimentos didáticos devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos alunos.
Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais).
Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais).
A avaliação em Arte desconstitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, retrabalhar os conteúdos, assim como fica impossível ao professor (re)avaliar como ensinou e o que os alunos aprenderam.
Considerando a importância das manifestações artísticas para a formação da identidade nacional, julgue os itens a seguir.
Uma nação se afirma artisticamente na sociedade internacional de acordo com a cultura de seu povo, tendo em vista que a arte nacional será sempre um reflexo da história e da sensibilidade de cada povo.
Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações, ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral. Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda com as descrições à direita.
A relação CORRETA é
1F; 2C; 3G; 4B; 5E; 6D; 7A.
1E; 2A; 3B; 4D; 5G; 6C; 7F.
1F; 2C; 3G; 4D; 5B; 6E; 7A.
1F; 2E; 3A; 4F; 5C; 6B; 7D.
1B; 2C; 3G; 4D; 5E; 6F; 7A
A figura abaixo mostra um esquema isométrico de distribuição de água potável. A sua representação em planta é corretamente mostrada em:
Em relação ao ensino em arte que respeite os modos de aprendizagem do aluno, informe acerca da produção histórica e social da arte e integre processos lúdicos e prazerosos com conteúdos de arte, assinalando a alternativa CORRETA.
É desnecessário a escola incluir as informações sobre a arte produzida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo, criticamente, também aquelas produzidas pelas mídias.
No que se refere à arte, é dispensável ao aluno tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história.
O aluno pode observar ainda que os trabalhos artísticos envolvem a aquisição de códigos e habilidades que são inúteis dominar para incorporar a seus trabalhos.
A qualidade da ação pedagógica que considera tanto as competências relativas à percepção estética quanto aquelas envolvidas no fazer artístico pode contribuir para o fortalecimento da consciência criadora do aluno.
O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos artísticos da cultura erudita, dos modernos meios de comunicação e das novas tecnologias, mas é supérfluo na cultura popular
Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.
O folclore é um meio que o povo tem para compreender o mundo. Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, os objetos de cerâmica, madeira e couro, e ainda os tecidos, as rendas, os adornos e as miçangas.
A questão a seguir diz respeito a alguns tipos de instalações especiais. Numerando-se os espaços entre parênteses na ordem apresentada, assinale a opção correta:
1- pára-raios
2- escada pressurizada
3- sistema de detecção de fumaça e alarme de incêndio
4- sistema de combate a incêndio por CO2
( ) utiliza sistema de aterramento
( ) sua utilização garante um ambiente livre de fumaça, em caso de incêndio
( ) sistema mais utilizado em áreas de CPD, salas de painel de comando e telefonia celular
( ) uso indicado em cozinhas industriais, devido ao acúmulo de gordura nos equipamentos e coifas
(1); (2); (3); (4)
(2); (1); (4); (3)
(2); (1); (3); (4)
(1); (4); (2); (3)
(4); (2); (3); (1)
As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas e filosóficas e, no caso das artes, também artísticas e estéticas. No Brasil, importantes movimentos culturais atuaram na inter-relação quanto à formação dos professores em arte-educação. Estas visões humanísticas, (decorrentes da criação da Escola de Belas Artes do RJ e a presença da missão Francesa, no séc. XIX e, no século seguinte, da criação das universidades e Semana de Arte de 1922), foram profundamente marcadas nas tendências tradicionalista e escolanovista. Com relação às práticas educacionais no período tradicionalista e escolanovista, assinale a alternativa INCORRETA.
Há preocupação, por parte dos arte-educadores, em trabalhar o "Fazer Artístico" em consonância com a "História da Arte" e a "Contextualização da obra-de-arte".
Na escola tradicional, valorizavam-se as habilidades manuais, 'os dons artísticos', os hábitos de organização e precisão
Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado para o domínio técnico.
A disciplina Desenho, apresentada sob a forma de Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho Pedagógico era considerada mais por seu aspecto funcional do que uma experiência em arte.
Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando-se o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas dominantes.
Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.
A Folia de Reis é uma das várias comemorações de caráter religioso que se repetem há séculos no Brasil. Grupos de cantadores e músicos percorrem as ruas de pequenas cidades no mês de agosto.
Os símbolos definidos pela norma brasileira de sinalização de segurança contra incêndio e pânico, identificados pelos números 1 e 2, significam respectivamente:
cuidado, risco de explosão; proibido uso de equipamentos elétricos;
proibido produzir chama; cuidado, risco de choque elétrico;
cuidado, risco de explosão; cuidado, risco de choque elétrico;
proibido produzir chama; proibido uso de equipamentos elétricos;
proibido produzir chama; cuidado, degrau.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...