Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e pós-moderna, por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula. A respeito da leitura da obra de arte julgue, as seguintes afirmativas:
I- Ler uma obra seria, então, perceber, compreender, interpretar a trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem.
II- Uma leitura torna-se significativa quando estabelecemos relações entre o objeto de leitura e nossas experiências de leitor.
III- Ler não é apreender as significações de um objeto. IV- No ensino da arte, a leitura tem sido concebida como algo mais prático.
O correto está somente em:
I e III.
II e III.
I e II.
I e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A democratização dos conhecimentos artísticos e estéticos apresenta-se como um campo privilegiado para os Temas Transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os Temas Transversais é correto afirmar que:
I- as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares.
II- em contato com as produções artísticas, os estudantes podem exercitar suas capacidades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa organizadas em torno das aprendizagens artística e estética.
III- a área de Arte não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas manifestações culturais.
IV- nos Temas Transversais, os temas contemplados são apenas o meio ambiente, e a orientação sexual e saúde, cabendo ao professor articular os mesmos com as questões emergentes.
O correto está somente em:
II e III.
I e IV.
III e IV.
I e II.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qual das alternativas abaixo expressa corretamente o que é planejamento de ensino?
A organização e sistematização das ações do professor e dos alunos, tendo em vista a consecução dos objetivos de aprendizagem estabelecidos.
Documento formal e burocrático que registra as ações de ensino ocorridas em uma disciplina.
Forma de registrar todas as informações sobre como ocorreu o processo ensino-aprendizagem da disciplina sob a responsabilidade de um único professor.
Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente.
Artes - Área: Fotografia/Fotógrafo - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com o uso da ferramenta Zoom Dynamic do AutoCAD marque com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s).
( ) A janela azul tracejada indica o limite mínimo de ampliação do desenho.
( ) A janela branca com um X indica o limite máximo de ampliação do desenho.
( ) A janela verde tracejada mostra o tamanho da área a ser visualizada.
A seqüência correta de cima para baixo é:
V, V, V.
V, F, V.
F, V, F.
V, V, F.
F, F, F.
Artes - Área: Fotografia/Fotógrafo - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O desenhista ao usar o AutoCAD utiliza com freqüência as ferramentas de precisão (object snap), um recurso que possibilita precisão nos desenhos. Uma das alternativas abaixo não apresenta um dos recursos desse comando. Assinale-a.
Center
From point
Extension
Point
Endpoint
Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.
A reprodução da Guernica pelos alunos abordará uma das ações mental e sensorialmente básica da "Proposta Triangular". Assinale a alternativa destoante em relação à Proposta Triangular.
O fazer artístico, gênese da própria sistematização em arte-educação, é o ponto de partida para a aprendizagem em arte; assim hierarquicamente, é a primeira ação a ser implementada em qualquer situação, na sala de aula.
A alfabetização para a leitura é fundamental, (leitura de palavras, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos), porque favorece a leitura de nós mesmos e do mundo em que vivemos.
A contextualização, ampliando o espectro da experiência, pode ser histórica, social, psicológica, antropológica, geográfica, ecológica
Consiste em erro o arte-educador restringir-se ao fazer artístico, que é apenas uma parte integrante da proposta triangular.
A contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a interdisciplinaridade.
Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.
Ana Mae refere-se à Proposta Triangular como "construtiva, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós-moderna por tudo isto e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula, sendo esta articulação o denominador comum de todas as propostas pós-modernas do ensino da arte" (BARBOSA, Ana Mae, 1998). Assinale a alternativa que corrobora a afirmação da autora.Educação estética é ensinar estética no sentido de formação sistemática de classificações e de teorias.
O que chamamos de educação estética de crianças, adolescentes e adultos é, sobretudo, a formação de artistas e produtores de arte.
É um erro pensar que há uma hierarquização de atividades, isto é, primeiro, a leitura da obra, depois, a contextualização e finalmente, o fazer artístico.
A Proposta Triangular não tem correspondido à realidade dos professores e à necessidade de instrumentalizar o aluno para o momento em que se vive.
É, unicamente, através da "Fazer Artístico", que se pode praticar uma educação multicultural.
Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.
Segundo a história da arte, o ator que representava nas peças populares de teatro originou-se dos bobos encarregados de divertir os senhores portugueses com mímicas e farsas populares.
Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações e ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral.
A relação CORRETA é1C; 2D; 3A; 4F; 5B; 6E; 7G.
1E; 2A; 3B; 4D; 5G; 6C; 7F.
1F; 2C; 3G; 4A; 5B; 6E; 7D.
1F; 2E; 3A; 4F; 5C; 6B; 7D.
1C; 2A; 3E; 4D; 5B; 6F; 7G.
"A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, e a mais essencial. Sobre o palco, atores fazem exatamente aquilo que fazemos na vida cotidiana, a toda hora e em todo lugar. Os atores falam, andam, exprimem idéias e revelam paixões, exatamente como todos nós em nossas vidas no corriqueiro dia-a dia. A única diferença entre nós e eles consiste em que os atores são conscientes de estar usando essa linguagem, tornando-se, com isso, mais aptos a utilizá-la. Os não- atores, ao contrário, ignoram estar fazendo teatro, falando teatro, isto é, usando a linguagem teatral". (BOAL, AUGUSTO: 2000)
Assinale a alternativa que não corresponde à acepção do autor em relação ao teatro do oprimido.
Nem todos os seres humanos são atores, mas todos são espectadores, porque observam. O teatro do oprimido é uma forma de prepará-los para serem espectadores
A proposta de Boal é um sistema de exercícios (monólogos corporais), jogos (diálogos corporais), técnicas de teatro imagem e técnicas de ensaio que podem ser utilizadas por atores (os que fazem da arte da interpretação seu ofício), como os não atores (isto é, todos).
Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores!
Teatro é algo que existe dentro do ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã para milhares de espectadores. Em qualquer lugar...até mesmo dentro dos teatros
O objetivo dos jogos teatrais é desenvolver em todos a capacidade de se expressarem através do teatro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...