Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e pós-moderna, por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula. A respeito da leitura da obra de arte julgue, as seguintes afirmativas:

I- Ler uma obra seria, então, perceber, compreender, interpretar a trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem.

II- Uma leitura torna-se significativa quando estabelecemos relações entre o objeto de leitura e nossas experiências de leitor.

III- Ler não é apreender as significações de um objeto. IV- No ensino da arte, a leitura tem sido concebida como algo mais prático.

O correto está somente em:

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A democratização dos conhecimentos artísticos e estéticos apresenta-se como um campo privilegiado para os Temas Transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os Temas Transversais é correto afirmar que:

I- as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares.

II- em contato com as produções artísticas, os estudantes podem exercitar suas capacidades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa organizadas em torno das aprendizagens artística e estética.

III- a área de Arte não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas manifestações culturais.

IV- nos Temas Transversais, os temas contemplados são apenas o meio ambiente, e a orientação sexual e saúde, cabendo ao professor articular os mesmos com as questões emergentes.

O correto está somente em:

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I e II.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das alternativas abaixo expressa corretamente o que é planejamento de ensino?

  • A.

    A organização e sistematização das ações do professor e dos alunos, tendo em vista a consecução dos objetivos de aprendizagem estabelecidos.

  • B.

    Documento formal e burocrático que registra as ações de ensino ocorridas em uma disciplina.

  • C.

    Forma de registrar todas as informações sobre como ocorreu o processo ensino-aprendizagem da disciplina sob a responsabilidade de um único professor.

  • D.

    Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente.

De acordo com o uso da ferramenta Zoom Dynamic do AutoCAD marque com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s).

( ) A janela azul tracejada indica o limite mínimo de ampliação do desenho.

( ) A janela branca com um X indica o limite máximo de ampliação do desenho.

( ) A janela verde tracejada mostra o tamanho da área a ser visualizada.

 A seqüência correta de cima para baixo é:

  • A.

    V, V, V.

  • B.

    V, F, V.

  • C.

    F, V, F.

  • D.

    V, V, F.

  • E.

    F, F, F.

O desenhista ao usar o AutoCAD utiliza com freqüência as ferramentas de precisão (object snap), um recurso que possibilita precisão nos desenhos. Uma das alternativas abaixo não apresenta um dos recursos desse comando. Assinale-a.

  • A.

    Center

  • B.

    From point

  • C.

    Extension

  • D.

    Point

  • E.

    Endpoint

Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.

A reprodução da Guernica pelos alunos abordará uma das ações mental e sensorialmente básica da "Proposta Triangular". Assinale a alternativa destoante em relação à Proposta Triangular.

  • A.

    O fazer artístico, gênese da própria sistematização em arte-educação, é o ponto de partida para a aprendizagem em arte; assim hierarquicamente, é a primeira ação a ser implementada em qualquer situação, na sala de aula.

  • B.

    A alfabetização para a leitura é fundamental, (leitura de palavras, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos), porque favorece a leitura de nós mesmos e do mundo em que vivemos.

  • C.

    A contextualização, ampliando o espectro da experiência, pode ser histórica, social, psicológica, antropológica, geográfica, ecológica

  • D.

    Consiste em erro o arte-educador restringir-se ao fazer artístico, que é apenas uma parte integrante da proposta triangular.

  • E.

    A contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a interdisciplinaridade.

Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.

Ana Mae refere-se à Proposta Triangular como "construtiva, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós-moderna por tudo isto e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula, sendo esta articulação o denominador comum de todas as propostas pós-modernas do ensino da arte" (BARBOSA, Ana Mae, 1998). Assinale a alternativa que corrobora a afirmação da autora.

  • A.

    Educação estética é ensinar estética no sentido de formação sistemática de classificações e de teorias.

  • B.

    O que chamamos de educação estética de crianças, adolescentes e adultos é, sobretudo, a formação de artistas e produtores de arte.

  • C.

    É um erro pensar que há uma hierarquização de atividades, isto é, primeiro, a leitura da obra, depois, a contextualização e finalmente, o fazer artístico.

  • D.

    A Proposta Triangular não tem correspondido à realidade dos professores e à necessidade de instrumentalizar o aluno para o momento em que se vive.

  • E.

    É, unicamente, através da "Fazer Artístico", que se pode praticar uma educação multicultural.

Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.

Segundo a história da arte, o ator que representava nas peças populares de teatro originou-se dos bobos encarregados de divertir os senhores portugueses com mímicas e farsas populares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações e ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral.

A relação CORRETA é

  • A.

    1C; 2D; 3A; 4F; 5B; 6E; 7G.

  • B.

    1E; 2A; 3B; 4D; 5G; 6C; 7F.

  • C.

    1F; 2C; 3G; 4A; 5B; 6E; 7D.

  • D.

    1F; 2E; 3A; 4F; 5C; 6B; 7D.

  • E.

    1C; 2A; 3E; 4D; 5B; 6F; 7G.

"A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, e a mais essencial. Sobre o palco, atores fazem exatamente aquilo que fazemos na vida cotidiana, a toda hora e em todo lugar. Os atores falam, andam, exprimem idéias e revelam paixões, exatamente como todos nós em nossas vidas no corriqueiro dia-a dia. A única diferença entre nós e eles consiste em que os atores são conscientes de estar usando essa linguagem, tornando-se, com isso, mais aptos a utilizá-la. Os não- atores, ao contrário, ignoram estar fazendo teatro, falando teatro, isto é, usando a linguagem teatral". (BOAL, AUGUSTO: 2000)

Assinale a alternativa que não corresponde à acepção do autor em relação ao teatro do oprimido.

  • A.

    Nem todos os seres humanos são atores, mas todos são espectadores, porque observam. O teatro do oprimido é uma forma de prepará-los para serem espectadores

  • B.

    A proposta de Boal é um sistema de exercícios (monólogos corporais), jogos (diálogos corporais), técnicas de teatro imagem e técnicas de ensaio que podem ser utilizadas por atores (os que fazem da arte da interpretação seu ofício), como os não atores (isto é, todos).

  • C.

    Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores!

  • D.

    Teatro é algo que existe dentro do ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã para milhares de espectadores. Em qualquer lugar...até mesmo dentro dos teatros

  • E.

    O objetivo dos jogos teatrais é desenvolver em todos a capacidade de se expressarem através do teatro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...