Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É correto afirmar sobre a metodologia da educação escolar em Arte:
A metodologia do ensino e aprendizagem em Arte é o conjunto de encaminhamentos teóricos e práticos, previamente pensado e organizado para a realização das aulas.
A partir do momento em que o professor faz o seu planejamento e define a sua metodologia, deve executar o seu programa de ensino a risca, sem promover alterações.
No ensino de Arte, não há necessidade de estabelecer, nos programas da disciplina, conteúdos teóricos porque a Educação Artística é uma disciplina, eminentemente, prática.
Na metodologia do ensino de Arte, não é necessário que os componentes curriculares (objetivos, conteúdos, métodos, meios de comunicação escolares em Arte e avaliação) estejam articulados, porque esta disciplina trabalha com a subjetividade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No processo de elaboração do plano de aula, é correto afirmar sobre os componentes curriculares básicos que:
os métodos não devem ser organizados de forma seqüencial.
o professor deve lançar mão de mídias produzidas pelos autores da área ou de áreas afins, mas deve evitar criar seus próprios recursos didáticos.
os objetivos devem ser sempre avaliados com relação à sua significação sócio-cultural e à finalidade educativa escolar em Arte (ajudar a compreender, interpretar e melhorar a cultura de seu país).
os conteúdos de Arte não precisam ser avaliados, mas os métodos, sim.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os componentes que se inter-relacionam, no processo artístico, e que não devem ser esquecidos, ao longo dos estudos escolares, são:
Artistas, obras, público e comunicação.
Obras, métodos e artistas.
Artistas, público e objetivos.
Objetivos, comunicação e público.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a avaliação no ensino de Arte, é correto afirmar que:
A avaliação não é necessária, porque a disciplina Educação Artística não exige que se dê nota ao aluno.
Ao professor compete reconhecer o caráter do aprendizado do aluno no que diz respeito às suas elaborações artísticas e estéticas sobre o mundo, observando todo o processo, desde o início do trabalho pedagógico, e avaliando-o.
O ato avaliativo deve considerar apenas os resultados, ou seja, a produção final do aluno, pois não é possível quantificar, ou melhor, dar notas para o processo.
O conhecimento teórico não deve ser considerado na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina Educação Artística.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Analise as afirmativas abaixo.
I- A arte na escola já foi considerada matéria, disciplina, atividade, mas sempre mantida à margem das áreas curriculares tidas como mais "nobres".
II- Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte foi incluída, no currículo escolar, com o título de Educação Artística, considerada "atividade educativa", mas não como disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.
III- A introdução da Educação Artística, no currículo escolar, não foi um avanço, principalmente, pelo aspecto de sustentação legal.
IV- Pode-se dizer que, nos anos 80, do ponto de vista da arte, em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início e meados do século XX. O correto está somente em:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Tendo em vista que para a criança como para qualquer ser humano, a percepção é feita de forma seletiva, é correto afirmar:
I- A criança atém-se a determinadas características dos objetos e, se quisermos ampliar esse conhecimento, precisamos ordenar as atividades.
II- À medida que trabalhamos para desenvolver a percepção ajudamos a "ver melhor, ouvir melhor, fazer discriminações sutis e ver as conexões entre as coisas".
III- A criança não se atém a determinadas características do objeto conforme explica a teoria da Gestalt.
IV- A criança está intimamente ligada a sua representação individual.
O correto está somente em:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte foi identificado pela visão humanista e cientificista, que demarcou as tendências pedagógicas das escolas:
Tecnicista e Liberal.
Tradicional e Nova.
Renovada e Tecnicista
Libertadora e Crítica
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Contextualizar a abordagem triangular é estabelecer relações entre a obra de arte, a história da arte e a sociedade da época em que a obra foi produzida. Neste sentido, a contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a:
Integração concêntrica
Interdisciplinaridade
Polivalência
Livre-Expressão
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a importância das linguagens artísticas, no ensino fundamental, julgue as afirmativas que seguem:
I- As artes visuais, além das formas tradicionais, incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas do século XX.
II- A escola não pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e no processo interpretativo de dança.
III- Conhecendo e apreciando músicas de seu meio sociocultural e do conhecimento musical construído pela humanidade, em diferentes períodos históricos e espaços geográficos, o aluno pode aprender a valorizar a diversidade sem preconceitos estéticos, étnicos, culturais e de gênero.
IV- O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, operando com um modo individual de produção de arte.
O correto está somente em:
I e II.
III e II.
I e III.
I e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A avaliação escolar, em Arte, numa perspectiva crítica enfatiza que:
I- Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais, informatizados).
II- Os alunos não devem participar da avaliação do processo de cada colega.
III- A avaliação em arte constitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, re-trabalhar os conteúdos, assim como o professor pode avaliar como ensinou e o que seus alunos aprenderam .
IV- A avaliação pode se basear, apenas e tão somente, no gosto pessoal do professor, mas deve estar fundamentada em certos critérios definidos e definíveis e os conceitos emitidos pelo professor devem ser, meramente, quantitativos.
O correto está em:
I e III.
II e III.
I e II.
I e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...