Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É correto afirmar sobre a metodologia da educação escolar em Arte:

  • A.

    A metodologia do ensino e aprendizagem em Arte é o conjunto de encaminhamentos teóricos e práticos, previamente pensado e organizado para a realização das aulas.

  • B.

    A partir do momento em que o professor faz o seu planejamento e define a sua metodologia, deve executar o seu programa de ensino a risca, sem promover alterações.

  • C.

    No ensino de Arte, não há necessidade de estabelecer, nos programas da disciplina, conteúdos teóricos porque a Educação Artística é uma disciplina, eminentemente, prática.

  • D.

    Na metodologia do ensino de Arte, não é necessário que os componentes curriculares (objetivos, conteúdos, métodos, meios de comunicação escolares em Arte e avaliação) estejam articulados, porque esta disciplina trabalha com a subjetividade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No processo de elaboração do plano de aula, é correto afirmar sobre os componentes curriculares básicos que:

  • A.

    os métodos não devem ser organizados de forma seqüencial.

  • B.

    o professor deve lançar mão de mídias produzidas pelos autores da área ou de áreas afins, mas deve evitar criar seus próprios recursos didáticos.

  • C.

    os objetivos devem ser sempre avaliados com relação à sua significação sócio-cultural e à finalidade educativa escolar em Arte (ajudar a compreender, interpretar e melhorar a cultura de seu país).

  • D.

    os conteúdos de Arte não precisam ser avaliados, mas os métodos, sim.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os componentes que se inter-relacionam, no processo artístico, e que não devem ser esquecidos, ao longo dos estudos escolares, são:

  • A.

    Artistas, obras, público e comunicação.

  • B.

    Obras, métodos e artistas.

  • C.

    Artistas, público e objetivos.

  • D.

    Objetivos, comunicação e público.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a avaliação no ensino de Arte, é correto afirmar que:

  • A.

    A avaliação não é necessária, porque a disciplina Educação Artística não exige que se dê nota ao aluno.

  • B.

    Ao professor compete reconhecer o caráter do aprendizado do aluno no que diz respeito às suas elaborações artísticas e estéticas sobre o mundo, observando todo o processo, desde o início do trabalho pedagógico, e avaliando-o.

  • C.

    O ato avaliativo deve considerar apenas os resultados, ou seja, a produção final do aluno, pois não é possível quantificar, ou melhor, dar notas para o processo.

  • D.

    O conhecimento teórico não deve ser considerado na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina Educação Artística.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo.

I- A arte na escola já foi considerada matéria, disciplina, atividade, mas sempre mantida à margem das áreas curriculares tidas como mais "nobres".

II- Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte foi incluída, no currículo escolar, com o título de Educação Artística, considerada "atividade educativa", mas não como disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

III- A introdução da Educação Artística, no currículo escolar, não foi um avanço, principalmente, pelo aspecto de sustentação legal.

IV- Pode-se dizer que, nos anos 80, do ponto de vista da arte, em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início e meados do século XX. O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Tendo em vista que para a criança como para qualquer ser humano, a percepção é feita de forma seletiva, é correto afirmar:

I- A criança atém-se a determinadas características dos objetos e, se quisermos ampliar esse conhecimento, precisamos ordenar as atividades.

II- À medida que trabalhamos para desenvolver a percepção ajudamos a "ver melhor, ouvir melhor, fazer discriminações sutis e ver as conexões entre as coisas".

III- A criança não se atém a determinadas características do objeto conforme explica a teoria da Gestalt.

IV- A criança está intimamente ligada a sua representação individual.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte foi identificado pela visão humanista e cientificista, que demarcou as tendências pedagógicas das escolas:

  • A.

    Tecnicista e Liberal.

  • B.

    Tradicional e Nova.

  • C.

    Renovada e Tecnicista

  • D.

    Libertadora e Crítica

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Contextualizar a abordagem triangular é estabelecer relações entre a obra de arte, a história da arte e a sociedade da época em que a obra foi produzida. Neste sentido, a contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a:

  • A.

    Integração concêntrica

  • B.

    Interdisciplinaridade

  • C.

    Polivalência

  • D.

    Livre-Expressão

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a importância das linguagens artísticas, no ensino fundamental, julgue as afirmativas que seguem:

I- As artes visuais, além das formas tradicionais, incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas do século XX.

II- A escola não pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e no processo interpretativo de dança.

III- Conhecendo e apreciando músicas de seu meio sociocultural e do conhecimento musical construído pela humanidade, em diferentes períodos históricos e espaços geográficos, o aluno pode aprender a valorizar a diversidade sem preconceitos estéticos, étnicos, culturais e de gênero.

IV- O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, operando com um modo individual de produção de arte.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação escolar, em Arte, numa perspectiva crítica enfatiza que:

I- Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais, informatizados).

II- Os alunos não devem participar da avaliação do processo de cada colega.

III- A avaliação em arte constitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, re-trabalhar os conteúdos, assim como o professor pode avaliar como ensinou e o que seus alunos aprenderam .

IV- A avaliação pode se basear, apenas e tão somente, no gosto pessoal do professor, mas deve estar fundamentada em certos critérios definidos e definíveis e os conceitos emitidos pelo professor devem ser, meramente, quantitativos.

O correto está em:

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...