Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As imagens, em Artes Visuais, como produção de cultural e histórica, podem inferir nas seguintes contribuições para o processo de aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Compreensão sobre o valor das artes visuais na vida dos indivíduos e suas possíveis articulações com a ética que permeia as relações de trabalho na nossa sociedade

  • B.

    Elaboração de formas pessoais de registro e assimilação, sistematização e comunicação das experiências com formas visuais.

  • C.

    Aperfeiçoamento e compreensão dos elementos do movimento: partes do corpo, dinâmicas do movimento, uso do espaço e das ações.

  • D.

    Discussão, reflexão e comunicação sobre o trabalho de apreciação das imagens por meio da fala, da escrita ou dos registros (gráficos, sonoros, dramático).

  • E.

    Reflexão sobre as artes visuais e a cultura brasileira em sua diversidade e sua presença na comunidade e no cotidiano dos alunos.

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

No período da colonização do Brasil, a arte indígena foi bastante valorizada e compreendida pelos portugueses.

  • C. Certo
  • E. Errado

No programa AutoCAD, selecione a ação que NÃO PODE ser aplicada aos objetos de uma camada (layer) que se encontra em estado de uso corrente (current) :

  • A.

    ampliados (zoom);

  • B.

    editados (properties);

  • C.

    bloqueados (lock);

  • D.

    ocultados (freeze);

  • E.

    apagados (erase).

Ana Mae Barbosa, no seu livro 'Arte-Educação: leitura do subsolo', reproduz um texto de Vincent Lanier, (Devolvendo a Arte à Arte-Educação), no qual o autor, entre outras proposições, assim se expressa: "Não é necessária uma descrição do conjunto das idéias atualmente defendidas pelos arte-educadores. A maioria de nós conhece os diferentes conceitos que estão por aí. Lemos e relemos sobre criatividade, aptidão visual, arte-terapia, desenvolvimento intelectual, comunicação, atividades de lazer, design ambiental, treinamento profissional e educação estética, para nomear alguns"

(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Leia e assinale a alternativa destoante em relação à crítica que o autor faz em relação à amplitude de ações imputadas à arte-educação.

  • A.

    A maioria das idéias que em arte visam fornecer uma direção curricular para a área não reflete as contribuições específicas da arte-educação.

  • B.

    A influência da Psicologia Behaviorista e, em menor grau, da Sociologia e da Antropologia, dirigiram a atenção dos arte- educadores para referências sociais não artísticas

  • C.

    A experiência em arte é meramente um meio para algum fim meritório, importante não por si mesma, mas como veículo.

  • D.

    A arte deve ser um meio de clarificar os modos pelos quais o mundo social, econômico e político atuam e como isso pode ser incrementado

  • E.

    A postura de professores de arte, cuja principal referência deveria ser o domínio dos procedimentos estético-visuais, objetiva, em resumo, devolver à Arte à arte-educação.

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

O barroco mineiro, que sofreu bastante a influência portuguesa, não apresenta a ostentação característica das edificações baianas e nordestinas e as inovações são pouco expressivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente CAD, um corte transversal executado no modelo sólido tridimensional da ilustração abaixo, com descarte de uma das partes, resultará em :

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

"Os currículos são normalmente planejados para grupos e não para indivíduos, e é importante identificar ou prever aquelas artes populares que podem servir como o denominador comum mais abrangente do interesse da juventude. Apoiado numa observação genérica, naquilo que se tem escrito sobre o assunto e no senso comum, pareceria o 'indutor estético' mais difundido e abrangente entre os jovens encontra-se nas artes da mídia fílmica – particularmente cinema e televisão"

(Vincent Lanier in: BARBOSA, Ana Mae, 1997).

Dentre as proposições abaixo, assinale aquela que não corrobora com o que o autor chama de 'indutor estético'.

  • A.

    As artes da tela são dramáticas e musicais assim como visuais e, portanto, têm impactos multifacetados, sendo contemporâneas no estilo, não dependendo de métodos históricos de concepção.

  • B.

    Sua popularidade é compartilhada pelas massas e pela coletividade, em vez de estar limitada a uma elite, não importa quão numerosa, de classe, de educação ou de esfera social.

  • C.

    Seu caráter 'artístico' é freqüentemente mais óbvio que sutil, embora isso represente necessariamente um comentário sobre sua qualidade.

  • D.

    Trata de questões em que a maioria de nós não pode se identificar, portanto são menos relevantes do que museus de artes.

  • E.

    As artes da tela podem perfeitamente ser o caminho através do qual os arte-educadores possam atingir o jovem e incrementar o âmbito e a qualidade de sua experiência estética.

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

A arte plumária e a pintura corporal dos índios que habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram eram bastante simples em termos de cor e desenhos, utilizavam penas e pigmentos vegetais como matéria-prima.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Um dos estímulos que provocam respostas estéticas sem benefício da educação formal são as artes de massa. Pode-se dizer que as histórias em quadrinhos, roupas, cartazes, pôsteres, televisão, filmes e todas as outras parecem gerar respostas em todos nós, mesmo aqueles sem treinamento em arte, de uma maneira, pelo menos, similar à que experimentamos com relação às belas-artes"

(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. O uso da arte de massa diminui o valor que a estética visual pode ter para o ensino da arte.
  • B.

    A arte popular não se configura como uma maneira por meio da qual podemos ampliar o âmbito e a qualidade da experiência visual.

  • C.

    Podemos estabelecer currículos e estratégias de ensino capazes de demover o aluno dos envolvimentos que já existem em seu ambiente natural – o artesanato e as artes populares – para as Belas-Artes.

  • D.

    Inexistem paralelos viáveis nas artes plásticas com o campo da música popular de massa.

  • E.

    Impossível, no ensino de arte, a possibilidade de um currículo 'canalizador' entre as chamadas Belas-Artes e as Artes de Massa.

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

A arte popular brasileira é valorizada nas bienais de São Paulo e nas grandes exposições, como as dos 500 anos do Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...