Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ana Mae, numa reflexão sobre a questão da multiculturalidade da arte e do museu, refere-se aos reclames dos dirigentes de museus contra os cânones culturais hegemônicos a eles impostos pelos conselhos e pelos patrocinadores. A principal queixa é a de que os museus refletem, apenas, a cultura de uma classe social, da classe dominante, a cultura do código alto, recusando-se a examinar a produção estética numa perspectiva multiculturalista, que transcenda os limites sociais. As exposições preferidas dos patrocinadores, corporações e governos, são de uma arte que supostamente está acima da contextualização político-social, que buscam refletir a sua glória pela associação com obras-de-arte descontextualizadas, porque são mais fáceis de inserir num sistema de significado mais amplo. Considerando a afirmação acima, assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

( ) Os museus estabelecem uma hierarquia oficial, valorizando a obra-de-arte que pode ser de grande qualidade, biodegradável, sem resíduos sociais, sem ressonâncias psicológicas, sem contato com a massa e de compreensão restrita à classe que a produz.

( ) Quanto mais ignorante esteticamente o público, mais fácil a recontextualização de acordo com os desígnios do patrocinador. Este tipo de flexibilidade é uma das máscaras da cultura global.

( ) A maioria dos museus apenas reforça o circuito comercial. Estão tendo seu troco. Reforçam tanto, que agora não podem competir com os altos preços do mercado que ajudaram a disparar e deixam de comprar as obras que seriam importantes para sua coleção, perdendo para grandes investidores.

A correlação CORRETA é

  • A.

    V – F – F.

  • B.

    F – V – F.

  • C.

    V – V – F.

  • D.

    F – F – F

  • E.

    V – V – V

Brent Wilson e Marjorie Wilson, refletindo sobre os desenhos das crianças, citam "'Não imponha suas próprias imagens a uma criança como exemplo para outra [...] Nunca deixe uma criança como exemplo para outra [...] Nunca deixe uma criança copiar qualquer coisa' (Lowenfeld 1957:14-15). Não há, talvez, nenhum ditado que tenha sido de maior influência na arte-educação" (in BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Com relação à posição dos autores quanto à influência da ilustração e da fotografia no desenho das crianças, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A crença enraizada que a arte das crianças desenvolve-se de maneira inata conduz a prática que suprimem, pelo menos, em sala de aula, as influências adultas mais óbvias, enquanto sutilmente 'motivam' as crianças a produzirem as concepções adultas de como a arte infantil deveria ser.

  • B.

    Nós encorajamos as crianças a produzirem a nossa imagem de uma arte infantil 'natural', 'criativa' e 'espontânea' ao mesmo tempo em que fechamos os olhos para os desenhos reais, os copiados, que poderiam revelar a verdadeira natureza do aprendizado artístico.

  • C.

    A arte das crianças de dois a oito anos realmente parece ser espontânea, florescendo de fontes interiores de criatividade, contendo símbolos universais. Portanto, é compreensível que a maior parte da nossa atenção deva centrar-se nestes estágios de desenvolvimento.

  • D.

    O grande interesse pela arte de crianças mais velhas, que pareciam ter sido influenciadas pela arte dos adultos resultou em um maior conhecimento e na exploração de todas as dimensões da arte de crianças.

  • E.

    Deixamos de perceber que somos todos afetados pelos costumes de nosso próprio tempo e lugar. O mesmo acontece com as crianças. É necessário compreender que o aprendizado mais importante de arte está intimamente ligado ao processo da perda da primeira inocência por meio do ganho da experiência temporal.

"Estudos Críticos é um termo coletivo que abrange um grande número de objetivos e métodos. Tradicionalmente, por vezes, esses objetivos aparecem como apreciação da arte, transmitindo o princípio pelo qual a criança deve se familiarizar com os grandes temas da pintura e da escultura – devoção religiosa, paisagem, figura, retratismo, natureza morta, e assim por diante – como aspectos vitais de sua herança cultural. Esse ponto de vista tem uma longa tradição originada na Inglaterra, por volta do século XVII, quando era considerado essencial para todas as pessoas cultas conhecer o nascimento da civilização na Grécia antiga e o seu renascimento nas cidades da Itália medieval". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale o item que não corrobora os ideais acerca dos Estudos Críticos no núcleo acadêmico.

  • A.

    Alguns professores acreditam que seu objetivo é garantir uma observação o mais minuciosa possível para as obras-de-arte, que, de outra maneira, seriam olhadas de relance.

  • B.

    Existem, porém, professores que só admitem sua importância, se o objetivo final for levar a uma prática artística, e, para esses, seu valor consiste nos procedimentos e técnicas que revelam.

  • C.

    Outros docentes argumentam que seu objetivo é conseguir um entendimento do mundo abrangente, propiciando uma melhor e mais profunda compreensão deste, vendo-o como os artistas vêem.

  • D.

    Há os que sustentam que essa abordagem é insignificante para trazer os estudantes a compreensão do potencial socioeconômico da arte.

  • E.

    Existem docentes que afirmam ser esse o meio de evidenciar a história convencional – nações, guerras, dinastias, revoluções – fatos que deixaram traços nas obras-de-arte.

As manifestações artísticas ocorrem nas mais variadas formas e cumprem diferentes funções. Com relação às funções da arte, julgue os itens subseqüentes.

A arte está em todos os lugares, seja em uma escultura, um mural, uma pintura seja em objetos utilitários. É um elemento definidor da identidade de um povo.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Estudos críticos realizados sem análise da presença estética, seus processos formativos, suas causas espirituais, sociais, econômicas e políticas seus efeitos culturais e sem uma metodologia de ensino podem levar aos seguintes erros". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Leia as proposições abaixo e assinale com "V" (verdadeiro) os itens que correspondem aos Estudos Críticos e "F" (falso) para os que se contrapõem a esse princípio.

( ) Há o perigo da simplificação da equação entre olhar uma obra-de-arte, mesmo que detalhadamente, e apreciá- la.

( ) Uma obra-de-arte bem analisada considera, apenas, os aspectos como combinações de forma, cor, textura e massa.

( ) Deve-se, além de investigar os aspectos formais da obra-de-arte, buscar sua relação com os motivos religiosos, históricos, sociais, políticos, econômicos e outros que a originaram.

A correlação CORRETA é

  • A.

    F – V – F

  • B.

    V – V – F

  • C.

    F – F – F.

  • D.

    V – V – V

  • E.

    V – F – V.

"O ensino de arte em museus constitui um componente essencial para a arte-educação: a descoberta de que a arte é conhecimento. A arte pode assumir diversos significados em suas várias dimensões, mas como conhecimento proporciona meios para a compreensão do pensamento e das expressões de uma cultura". (ROBERT WILLIAM OTT in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale o item em desacordo com relação ao ensino de arte nos museus, segundo Robert William Ott.

  • A.

    Ensinar a crítica nos museus possibilita uma educação artística que auxilia os alunos no desenvolvimento, aprendizagem, percepção e compreensão da arte como expressão das mais profundas crenças e dos mais caros valores da civilização.

  • B.

    A arte ensinada no contexto das coleções dos museus reflete os valores estéticos intrínsecos da obra-de-arte e as preferências cognitivas dos alunos que estão nesse processo de aprendizagem, mas arte nos museus também reflete as condições culturais da sociedade

  • C.

    Aprender a entender as idéias e as aspirações de uma civilização e o reconhecimento das idéias artísticas como maiores contribuições para a sociedade requer uma passiva atuação em relação à arte.

  • D.

    A crítica de arte, ao contrário da crítica acadêmica, leva à compreensão de que a arte é um poderoso e significativo meio de comunicação na sociedade contemporânea.

  • E.

    A crítica é fundamentada em muitas concepções de arte e em muitas posturas diferentes de arte-educação, embora a relação da crítica nos museus com a oficina de arte na escola requeira um sistema específico de crítica a ser ensinado.

Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do ensino da dança no currículo escolar é motivar os alunos a apreciarem a dança, pautados em três ações: ver, criar e executar.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o ensino de Arte na educação básica, é correto afirmar:

  • A.

    As abordagens teórico-metodológicas orientam sobre o que seja ensinar e aprender Arte, porém poucas são aquelas que se preocupam com as elaborações estéticas e artísticas dos alunos.

  • B.

    O desenvolvimento estético é uma parte do conhecimento Arte, contudo não está relacionado com a cultura.

  • C.

    O estético em Arte diz respeito apenas à percepção sensível do objeto artístico.

  • D.

    A produção artística depende apenas de inspiração, pois o artista já nasce com o dom, por isso o professor não deve interferir na produção do aluno.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No ensino fundamental, a Arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos. A área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas assim consideradas:

  • A.

    Música, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Desenho.

  • B.

    Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Dança.

  • C.

    Dança, Teatro, Música e Desenho.

  • D.

    Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É considerado um dos critérios para a seleção dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança na educação fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte, a valorização:

  • A.

    da formação geral do aluno em detrimento do conhecimento específico das diversas linguagens artísticas.

  • B.

    dos conteúdos específicos da arte necessários à formação do artista.

  • C.

    dos conteúdos básicos que permitam ao aluno copiar obras de arte com perfeição.

  • D.

    do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...