Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no texto acima e na figura V, julgue os seguintes itens.
Os efeitos da luz do dia produzem iluminação unidirecional.
Com base no texto acima e na figura V, julgue os seguintes itens.
O personagem no centro da composição é destacado pelos contrastes de luz e sombra.
Com base no texto acima e na figura V, julgue os seguintes itens.
O enquadramento produz uma cena estática.
Com base no texto acima e na figura V, julgue os seguintes itens.
O tratamento realista da personagem à esquerda em primeiro plano é característico da pintura ao ar livre.
Com base no texto acima e na figura V, julgue os seguintes itens.
A ausência de perspectiva é uma inovação na história da arte.
Nelson Screnci, artista fascinado pelo universo das imagens deixadas pelos grandes pintores, pintou em 1999 a obra Os Excluídos (I) a partir da obra Caipira Picando Fumo (II) de um grande pintor brasileiro.
A correta relação entre essas obras é:
Os Excluídos e Caipira Picando Fumo apresentam um jogo de intertextualidade na sua concepção.
Os Excluídos é uma citação da obra Caipira Picando Fumo de Almeida Júnior.
Os Excluídos é uma releitura da obra Caipira Picando Fumo de Almeida Júnior.
Os Excluídos é uma citação da obra Caipira Picando Fumo de Vítor Meireles.
Os Excluídos é uma obra contemporânea que apresenta uma evidente ruptura com o modelo acadêmico de Caipira Picando Fumo.
Em seu livro O sentido da arte, Herbert Read faz algumas conexões entre diversos artistas, pois acredita que os valores extremos da arte transcendem do indivíduo, da época e da circunstância. Identifique as conexões propostas entre:
I. Hyeronimus Bosch
II. Sesshu
III. Salvador Dali
IV. Jackson Pollock
V. Pierre Soulages
VI. Turner
as imagens surrealistas em I e III e as marcas da gestualidade em II e IV.
as imagens surrealistas em I e VI e as marcas da gestualidade em II e IV.
as imagens surrealistas em I e II e o registro da natureza em III e IV.
o "automatismo psíquico puro" do artista em II e III e o registro da natureza em IV e VI.
o "automatismo psíquico puro" do artista em I e III e o lirismo e simbolismo IV e VI.
Sem o olhar fecundador do artista, a matéria é inerte e muda: apenas aquele olhar formativo desperta-a para a vida da arte. Os problemas técnicos não se impõem ao artista, mas é ele quem sabe fazê-los nascer da matéria que lhe foi entregue pela tradição; a técnica, de per si, só forma o artesão, mas é o artista quem sabe torná-la capaz de mostrar a arte; a matéria pode ser resistência, obstáculo, causa de malogro, e é o artista quem sabe fazer dela uma ocasião, um veículo, uma garantia de êxito.
Este pensamento de Luigi Pareyson, reflete-se no pensamento dos estudiosos contemporâneos do ensino de arte que afirmam:
I. A exploração dos materiais é uma ação pedagógica necessária.
II. É necessário atribuir significados à matéria, pois ela também dá suporte à poética do artista.
III. A técnica pode refletir o contexto sócio-histórico-cultural de quando foi utilizada, e sua compreensão facilita perceber o significado das rupturas.
IV. Conhecer o processo de criação do artista permite perceber não somente sua poética pessoal, suas temáticas, as influências estilísticas, mas também o modo como enfrentou a resistência das matérias que escolheu para trabalhar.
É correto o que se afirma em:
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Para Luigi Pareyson, em seu livro Problemas da Estética: ler significa executar, e executar significa fazer com que a obra viva de sua própria vida, torná-la presente na plenitude da sua realidade sensível e espiritual. Pareyson distingue três aspectos da execução: a decifração, a mediação e a realização. Este último aspecto exige que o leitor de uma obra de arte:
faça uma releitura, se apropriando deste modo do que a obra lhe diz.
reconstrua, internamente, a realidade viva da obra, fazendo-a viver segundo aquela vida que o espectador ou o ouvinte considerem que lhe seja própria.
recrie a obra, não como cópia, mas como a expressão pessoal do que a própria obra lhe provoca.
reflita sobre o contexto social, cultural e histórico de quando a obra foi produzida.
responda o que sabe sobre a vida do artista.
Ilustre personalidade, estudioso de sua história sem deixar de lado o seu interesse pelo ensino através da arte. Também esteve no Brasil, influenciando o percurso do ensino de arte. Foi ele:
Johan Huizinga.
Victor Lowenfeld.
Ernest Gombrich.
Herbert Read.
Ernest Fisher.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...