Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ana Mae Barbosa propõe, em A imagem no ensino de arte, a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda, a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. Ela se refere à obras dos seguintes artistas:
Omar Rayo e Max Bill.
Maria Martins e Max Bill.
Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.
Tarsila do Amaral e Maria Martins.
Anita Malfatti e Van Gogh.
Ser contemporâneo de si mesmo é uma das lições que Ana Mae Barbosa ensina. Assim, o professor deve estar atento à vida que corre fora da escola, inclusive ao noticiário que nem sempre traz notícias felizes. A imprensa divulgou, recentemente, o falecimento da artista de intensa vitalidade criativa, pioneira do concretismo e neoconcretismo da arte brasileira:
Lygia Pape.
Lígia Clark.
Lavínia Fontana.
Fayga Ostrower.
Georgina de Albuquerque.
Em Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de
Viola Spolin, o modelo espontaneísta de Peter Slade e as concepções de Vygotsky sobre a construção do conhecimento na criança.
Joana Lopes fundamentada nos princípios do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a concepção de educação de Paulo Freire.
Augusto Boal, inspirada no trabalho de Brecht, e as concepções de Vygotsky sobre a construção do conhecimento na criança.
Viola Spolin fundamentada pelas concepções de Piaget, Vygotsky e a teoria de Wallon sobre a construção do conhecimento na criança.
Viola Spolin, inspirada no trabalho de Stanislavski, e a concepção piagetiana de construção do conhecimento na criança.
O planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como:
atividade
livre-expressão
área do conhecimento
articulação de conceitos
Da proposta pedagógica de Viola Spolin para a aprendizagem do teatro, é válido dizer que:
o que diferencia o método é a listagem de jogos de observação, jogos de memória e jogos sensoriais que cabe ao professor selecionar e adequar à situação de sala de aula.
o processo se fundamenta no jogo, na ação improvisada e no acordo grupal.
o objetivo é a interpretação teatral que surge da relação de jogo.
é um sistema de jogos recreativos que desenvolve a linguagem teatral através da relação entre o jogo e a educação social da criança.
é uma metodologia que propõe a fisicalização na linguagem teatral como preparação para montagens de espetáculos.
A "ênfase no fazer técnico e científico a partir de conteúdos reprodutivistas e a preocupação fundamental com o produto do trabalho escolar" (Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari), caracterizam uma concepção de ensino da arte identificada com a pedagogia denominada:
histórico-crítica
libertadora
tradicional
nova
Dentre os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como criadores e sujeitos do mundo. São eles:
os saberes de anatomia e a dança criativa.
o movimento expressivo e a improvisação de danças populares.
a atividade corporal e a composição coreográfica.
improvisação e a composição coreográfica.
a preparação corporal e a expressão corporal.
Segundo Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari (Arte na Educação Escolar), conhecer as artes visuais significa:
saber produzir imagens visuais com singularidade e criatividade
saber produzir imagens visuais e refletir, estética e artisticamente, sobre elas
reconhecer as características dos diferentes estilos de época nas imagens visuais
dominar técnica e artisticamente os materiais utilizados na produção de imagens visuais
Considere as frases abaixo.
I. ...ao seguir certos rumos a fim de configurar uma matéria, o próprio homem com isso se configura.
II. A arte é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer.
Os autores dessas frases são, respectivamente,
Giulio Argan e John Dewey
Fayga Ostrower e Luigi Pareyson
John Dewey e Luigi Pareyson
Fayga Ostrower e Giulio Argan
Fayga Ostrower e John Dewey
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte. Dentre esses conteúdos, destacam-se:
os elementos básicos das formas artísticas; os modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte
os elementos formais e técnicos dos códigos, os conceitos e categorias ligados aos padrões estéticos eruditos
a sensibilização, a experimentação e a livre expressão artística para o desenvolvimento do potencial criador
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...