Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ana Mae Barbosa propõe, em A imagem no ensino de arte, a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda, a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. Ela se refere à obras dos seguintes artistas:

  • a.

    Omar Rayo e Max Bill.

  • b.

    Maria Martins e Max Bill.

  • c.

    Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

  • d.

    Tarsila do Amaral e Maria Martins.

  • e.

    Anita Malfatti e Van Gogh.

Ser contemporâneo de si mesmo é uma das lições que Ana Mae Barbosa ensina. Assim, o professor deve estar atento à vida que corre fora da escola, inclusive ao noticiário que nem sempre traz notícias felizes. A imprensa divulgou, recentemente, o falecimento da artista de intensa vitalidade criativa, pioneira do concretismo e neoconcretismo da arte brasileira:

  • a.

    Lygia Pape.

  • b.

    Lígia Clark.

  • c.

    Lavínia Fontana.

  • d.

    Fayga Ostrower.

  • e.

    Georgina de Albuquerque.

Em Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de

  • a.

    Viola Spolin, o modelo espontaneísta de Peter Slade e as concepções de Vygotsky sobre a construção do conhecimento na criança.

  • b.

    Joana Lopes fundamentada nos princípios do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a concepção de educação de Paulo Freire.

  • c.

    Augusto Boal, inspirada no trabalho de Brecht, e as concepções de Vygotsky sobre a construção do conhecimento na criança.

  • d.

    Viola Spolin fundamentada pelas concepções de Piaget, Vygotsky e a teoria de Wallon sobre a construção do conhecimento na criança.

  • e.

    Viola Spolin, inspirada no trabalho de Stanislavski, e a concepção piagetiana de construção do conhecimento na criança.

O planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como:

  • A.

    atividade

  • B.

    livre-expressão

  • C.

    área do conhecimento

  • D.

    articulação de conceitos

Da proposta pedagógica de Viola Spolin para a aprendizagem do teatro, é válido dizer que:

  • a.

    o que diferencia o método é a listagem de jogos de observação, jogos de memória e jogos sensoriais que cabe ao professor selecionar e adequar à situação de sala de aula.

  • b.

    o processo se fundamenta no jogo, na ação improvisada e no acordo grupal.

  • c.

    o objetivo é a interpretação teatral que surge da relação de jogo.

  • d.

    é um sistema de jogos recreativos que desenvolve a linguagem teatral através da relação entre o jogo e a educação social da criança.

  • e.

    é uma metodologia que propõe a fisicalização na linguagem teatral como preparação para montagens de espetáculos.

A "ênfase no fazer técnico e científico a partir de conteúdos reprodutivistas e a preocupação fundamental com o produto do trabalho escolar" (Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari), caracterizam uma concepção de ensino da arte identificada com a pedagogia denominada:

  • A.

    histórico-crítica

  • B.

    libertadora

  • C.

    tradicional

  • D.

    nova

Dentre os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como criadores e sujeitos do mundo. São eles:

  • a.

    os saberes de anatomia e a dança criativa.

  • b.

    o movimento expressivo e a improvisação de danças populares.

  • c.

    a atividade corporal e a composição coreográfica.

  • d.

    improvisação e a composição coreográfica.

  • e.

    a preparação corporal e a expressão corporal.

Segundo Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari (Arte na Educação Escolar), conhecer as artes visuais significa:

  • A.

    saber produzir imagens visuais com singularidade e criatividade

  • B.

    saber produzir imagens visuais e refletir, estética e artisticamente, sobre elas

  • C.

    reconhecer as características dos diferentes estilos de época nas imagens visuais

  • D.

    dominar técnica e artisticamente os materiais utilizados na produção de imagens visuais

Considere as frases abaixo.

I. ...ao seguir certos rumos a fim de configurar uma matéria, o próprio homem com isso se configura.

II. A arte é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer.

Os autores dessas frases são, respectivamente,

  • a.

    Giulio Argan e John Dewey

  • b.

    Fayga Ostrower e Luigi Pareyson

  • c.

    John Dewey e Luigi Pareyson

  • d.

    Fayga Ostrower e Giulio Argan

  • e.

    Fayga Ostrower e John Dewey

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte. Dentre esses conteúdos, destacam-se:

  • A.

    os elementos básicos das formas artísticas; os modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte

  • B.

    os elementos formais e técnicos dos códigos, os conceitos e categorias ligados aos padrões estéticos eruditos

  • C.

    a sensibilização, a experimentação e a livre expressão artística para o desenvolvimento do potencial criador

  • D. a precisão e organização dos elementos técnicos, a partir da reprodução de modelos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...