Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.

  • A. A educação em cultura visual busca fornecer uma definição do que é arte, distinguindo-a dos artefatos que não almejam expressar o belo.
  • B. O ensino e aprendizagem da cultura visual deslocam seu foco de interesse para o estudo formal da obra, seu estilo o e estrutura de composição.
  • C. Em função do caráter transdisciplinar do campo da cultura visual, a arte deixa de ter natureza ou valor distintivo, reduzindo-se a artefato cultural.
  • D. Os currículos da cultura visual a apresentam como construção social, abordável a partir de perspectivas inclusivas.
  • E. A cultura visual deve ser extraída do contexto geral da cultura, e, ao fazê-lo, evidencia as qualidades essenciais da arte e do objeto estético.

Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual incluem a moralidade cultural como um assunto importante para a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de gêneros e sexualidades.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e F.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.

Considere a imagem abaixo.

Este costume de se exprimir graficamente é uma manifestação do sistema de comunicação social. Como tal, a representação gráfica é portadora de uma mensagem cujo significado só pode ser compreendido no contexto social no qual foi formulado.

É correto afirmar:

  • A. A imagem representa um ato de afeto pois apresenta uma cena de beijo entre duas pessoas.
  • B. A imagem representa uma situação de manutenção da espécie pois apresenta uma mãe transferindo alimento de sua boca para seu filho.
  • C. Não é possível decifrar seu código visual, pois a imagem é composta por elementos icônicos, cuja completa significação perdeu-se definitivamente no tempo por não conhecermos o código social dos grupos que o fizeram.
  • D. Não é possível afirmar seu código visual no momento. Antropólogos e artistas do FUMDHAM ainda estão no início das investigações arqueológicas no Parque.
  • E. Para que a imagem seja compreendida em sua totalidade visual é fundamental uma política voltada a preservação do patrimônio nacional. Infelizmente a falta de verbas e subsídios ao Parque Nacional da Serra da Capivara impede uma investigação aprofundada relativa as temáticas de suas pinturas rupestres.

Percepção e análise de produções visuais são atividades intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.

Analise as imagens acima e assinale a opção que indica corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. III e IV,apenas.

Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens, o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a percepção dos alunos e sensibilizá-los.

As opções a seguir apresentam características do processo de análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A análise intertextual apresenta aos alunos obras diferentes em diálogo recíproco, para que aprendam a reconhecer o que é belo e o que não é belo.
  • B. o preparo dos alunos para ler imagens produzidas por artistas significa igualmente prepará-los para ler as imagens que os cercam.
  • C. a análise intertextual de imagens mostra que a percepção é sempre informada, sendo oportuno desenvolver habilidades para descobrir as questões que uma obra de arte revela.
  • D. o aprendizado artístico se apoia na ideia de mimese entendida no sentido grego da procura pela similaridade, e não como cópia ou reprodução fidedigna do original.
  • E. o procedimento adotado sensibiliza a percepção estética do aluno, contribuindo para sua alfabetização estética a partir da abordagem triangular.

O Instituto Inhotim situado na cidade de Brumadinho MG recebe milhares de pessoas de diversas faixas etárias, das mais diferentes formações acadêmicas e de todas as partes do mundo. Um dos principais objetivos do Instituto é a criação de um estreito diálogo entre dois acervos de grande importância. São eles, respectivamente:

  • A. arte e botânica.
  • B. artesanato popular e arte contemporânea.
  • C. arte moderna e arte contemporânea.
  • D. artes cênicas e artes visuais.
  • E. arte popular e arte erudita.

Analise as imagens a seguir.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

“Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador. [...]

O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. [...]

O documento que, para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. A sua objetividade parece opor-se à intencionalidade do monumento. Além do mais, afirma-se essencialmente como um testemunho escrito.” O historiador Jaques Le Goff propõe uma diferenciação fundamental entre dois conceitos: monumento e documento.

É correto afirmar que

  • A. o monumento, por ser resultado de uma intencionalidade, não merece atenção do historiador.
  • B. para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, a objetividade do documento parece opor-se à intencionalidade do monumento.
  • C. o monumento será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte de uma decisão do historiador, apresentando-se por si mesmo como prova histórica.
  • D. o monumento é um legado à memória coletiva e se caracteriza por sua conexão a um grande número de testemunhos escritos.
  • E. há pouca diferença entre documento e monumento, na medida em que ambos se apoiam na escrita.

Com base nas imagens e no texto, as afirmações a seguir caracterizam um aspecto das tatuagens como obra de arte, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A intervenção da tatuagem em imagens consagradas na visualidade plástica estimula a percepção visual.
  • B. A abordagem culturalista da tatuagem embasa a pesquisa das artes plásticas.
  • C. A tatuagem pode ser entendida como uma prática de body art.
  • D. A presença da tatuagem em museus de história e de artes mostra o caráter transversal de seu tratamento.
  • E. A pele humana é um suporte de inscrição artística como outro qualquer.

No excerto, o artista descreve o efeito de um tipo de procedimento expositivo característico do modernismo, que organiza as obras

  • A. em ordem cronológica.
  • B. por analogia de linguagem.
  • C. em categorias geopolíticas.
  • D. em grids vazados.
  • E. no modelo do cubo branco.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...