Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que
O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos? Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas a seguir.
I. Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva, capaz de gerar identidade e promover a interação.
II. Compreender e apreciar as diversas danças como manifestações culturais, sem hierarquizá-las.
III. Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em movimento para entender o valor dos exercícios físicos.
Assinale:
O Historiador da Arte Arnold Hauser escreve, em seu livro História Social da Arte e da Literatura, sobre a renascença: [...] o fato verdadeiramente notável a respeito da Renascença não era o artista ter se tornado um observador da natureza, mas o de ter-se a obra de arte convertido num estudo da natureza.
No sentido do texto, a obra de arte da Renascença, dentre as citadas abaixo, é exemplo pertinente de estudo da natureza:
No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como
O estilo Barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa.
Pode-se considerar que a temática predominante do Barroco brasileiro e a alcunha de seu escultor mais famoso são, res pectivamente:
A produção artística designada genericamente de Barroco está historicamente associada à Contrarreforma, um movimento de iniciativa da Igreja Católica em reação à Reforma Protestante. Considerando a imagem um elemento estratégico neste contexto, é correto dizer que a Contrarreforma
Em um exercício de percepção e análise de obras de arte, o docente apresenta as imagens acima e orienta sua apreciação e contextualização histórica.
Assinale a opção que identifica corretamente a linguagem da arte brasileira que essas obras exemplificam.
A obra, de autoria de um artista Neoclássico, que retrata um personagem da Revolução Francesa como mártir é
Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O. Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.
Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que norteia sua concepção formal.
Em ensaio intitulado Debret, o neoclassicismo e a escravidão, (1996), o crítico de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de formação da obra de Debret.
Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: decididamente, a existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com verdade a forma neoclássica para o Brasil.
A partir desta impossibilidade, a escolha de Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...