Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o termo Gótico, NÃO é correto afirmar que

  • A. passa a ser utilizado no renascimento para designar um estilo arquitetônico.
  • B. vem de Godos, povo germânico que se encontrava além dos domínios do Império Romano e que o invadiu, contribuindo para sua queda.
  • C. pode se referir a algumas obras do Romantismo, movimento literário.
  • D. se refere a um Gênero musical dos anos 1980.
  • E. se refere única e exclusivamente a um estilo arquitetônico.

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos? Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva, capaz de gerar identidade e promover a interação.

II. Compreender e apreciar as diversas danças como manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III. Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

O Historiador da Arte Arnold Hauser escreve, em seu livro “História Social da Arte e da Literatura”, sobre a renascença: “[...] o fato verdadeiramente notável a respeito da Renascença não era o artista ter se tornado um observador da natureza, mas o de ter-se a obra de arte convertido num “estudo da natureza”.

No sentido do texto, a obra de arte da Renascença, dentre as citadas abaixo, é exemplo pertinente de “estudo da natureza”:

  • A. “A liberdade guiando o Povo”, de Delacroix.
  • B. "Ninféias”, de Monet.
  • C. "Lato destro”, de Anselmo.
  • D. Desenhos de anatomia humana, de Da Vinci.
  • E. “Rei Amenófis IV”, Autor desconhecido.

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

  • A. complemento das aulas de música, sobretudo quando se estudam as manifestações populares.
  • B. forma de integração e expressão individual e coletiva, possuidora de uma linguagem própria.
  • C. conteúdo da Educação Física, vinculado aos momentos comemorativos do calendário escolar.
  • D. aprendizado de habilidades técnicas que envolvem ritmo e graça nos movimentos.
  • E. oportunidade de melhorar o entrosamento social dos alunos pela prática de danças coletivas.

O estilo Barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa.

Pode-se considerar que a temática predominante do Barroco brasileiro e a alcunha de seu escultor mais famoso são, res pectivamente:

  • A. Arte sacra, Aleijadinho.
  • B. Arte sincrética, Mestre Athaíde.
  • C. Sincretismo religioso, mestre Vitalino.
  • D. Arte Acadêmica, Francisco Vieira.
  • E. Ex-votos, Aleijadinho.

A produção artística designada genericamente de Barroco está historicamente associada à Contrarreforma, um movimento de iniciativa da Igreja Católica em reação à Reforma Protestante. Considerando a imagem um elemento estratégico neste contexto, é correto dizer que a Contrarreforma

  • A. reabilita a tradição iconoclasta judaica em reação à iconolatria protestante.
  • B. investe no poder de sedução estética da imagem em reação à iconoclastia protestante.
  • C. investe no poder de sedução estética da imagem em reação à iconolatria protestante.
  • D. reabilita a tradição iconoclasta pagã em reação à iconolatria protestante.
  • E. investe no poder dialógico da imagem em reação à iconolatria protestante, de tradição judaica.

Em um exercício de percepção e análise de obras de arte, o docente apresenta as imagens acima e orienta sua apreciação e contextualização histórica.

Assinale a opção que identifica corretamente a linguagem da arte brasileira que essas obras exemplificam.

  • A. Modernista.
  • B. Neoclássica
  • C. Acadêmica.
  • D. Eclética.
  • E. Simbolista.

A obra, de autoria de um artista Neoclássico, que retrata um personagem da Revolução Francesa como mártir é

  • A. David, de Michelangelo.
  • B. David e Golias, de Caravaggio.
  • C. Marat, de David.
  • D. Bronco, de Golias.
  • E. Ulisses, de Joyce.

Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O. Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.

Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que norteia sua concepção formal.

  • A. Hierarquia.
  • B. Ornamento.
  • C. Função.
  • D. Assimetria.
  • E. Individualidade.

Em ensaio intitulado “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, (1996), o crítico de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de formação da obra de Debret.

Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: “decididamente, a existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com verdade a forma neoclássica para o Brasil”.

A partir desta impossibilidade, a escolha de Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi

  • A. desistir de fazer arte e passar a traficar escravos.
  • B. compreender que apenas a escrita pode descrever a situação política do país, e passa a relatar aos jornais franceses a desigualdade social entre brancos e negros.
  • C. abandonar a forma neoclássica, retornando ao clássico em sua origem, retratando figuras de modo idealizado no estilo românico, ignorando o tema da escravidão.
  • D. abandonar a forma neoclássica por um desenho mais solto, incorporando o gingado típico do carioca, passando a representar apenas os escravos, que em seu tempo livre, perambulavam pela cidade do Rio de Janeiro.
  • E. um meio menos sisudo do que a pintura, optar por manter um vínculo com a realidade do país, retratando cenas quotidianas da cidade do Rio de Janeiro do qual o trabalho escravo era parte indissociável, apesar da escolha pela aquarela.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...