Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Rudof Laban, dançarino e téorico, desenvolveu um amplo estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Laban acreditava que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Sobre a Análise Laban de Movimento, é correto afirmar:

  • A. É um método de rigor científico que tem por função avaliar a saúde física do ator, de acordo com os critérios positivistas do século XIX.
  • B. É uma postura acrítica ante os movimentos históricos e que tem por função liberar o sujeito para experiência individual, desconectando-o de seu entorno político.
  • C. Concede ao dançarino uma estrutura rígida, sem nenhuma abertura para improvisação, e foi por isso utilizada no treinamento militar das tropas alemãs.
  • D. Utiliza metodologicamente categorias para a observação e análise do movimento.
  • E. Foi posteriormente denominada Método Pilates, já que passou a ser utilizada com fins exclusivamente terapêuticos.

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa.

Assinale a opção que identifica corretamente essa função.

  • A. Contribuir para a erudição do público a partir da fruição estética do patrimônio cultural.
  • B. Despertar em crianças e adultos o respeito pelas criações do passado custodiadas pelos museus.
  • C. Dar visibilidade ao trabalho de coleta, conservação e pesquisa realizado pela instituição museológica.
  • D. Instruir o público sobre a história e os conceitos da arte moderna.
  • E. Envolver o público em um processo ativo de conhecimento, apropriação e criação cultural.

“Experiências no campo da expressividade dos movimentos, das relações entre arte e vida, e a exploração de possibilidades de criar linguagens cênicas que dialoguem entre si são características de uma arte híbrida.” São coreógrafos e dançarinos que contribuíram com suas pesquisas tanto para a dança quanto para o teatro contemporâneo e influenciaram a linguagem do teatro‐dança:

  • A. Edy Star e Deborah Colker.
  • B. Pina Bausch e Rudolf Laban.
  • C. Klauss Vianna e Regina Shakti.
  • D. Débora Colker e Regina Shakti.

“Não existe silêncio. O que eles pensaram ser silêncio, por não saberem ouvir, estava repleto de sons aleatórios.” Esta fala, feita pelo compositor experimental John

Cage, a propósito da primeira execução, em 1952, de sua composição chamada 4’ 33”, refere-se

  • A. à acústica deficitária do Teatro em que a composição foi executada.
  • B. ao vazamento de sons aleatórios do lado externo do Teatro, que prejudicou a boa audição de sua composição.
  • C. à reação de parte do público que, na expectativa de assistir a uma apresentação do que se chamou de “noise music”, não foram capazes de identificar os sons previamente gravados que faziam parte da composição.
  • D. à reação de parte do público, que entendeu sua composição como uma escolha pelo silêncio, já que os músicos não produziram, durante sua execução, nenhum som.
  • E. à reação de parte do público, que entendeu sua composição como uma escolha pelo silêncio, já que a composição não previa nenhum som a ser produzido por instrumentos.

As obras reproduzidas acima são representativas de um importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de Janeiro, em meados do século XX. Esse movimento é identificado como

  • A. Neoconcretismo.
  • B. Expressionismo.
  • C. Surrealismo.
  • D. Dadaísmo.
  • E. Futurismo.

Em obra de Édouard Manet, “Retrato de Emile Zola”, realizado em 1868, vê-se no plano de fundo três figuras:

I. Uma gravura de origem japonesa, representativa de uma produção que passa a ser influência para os impressionistas.

II. Uma gravura que reproduz um quadro de um pintor espanhol no qual camponeses tomam vinho com uma divindade mitológica.

III. Uma reprodução de um quadro do próprio Manet, cuja composição faz referência a uma obra renascentista, e na qual uma figura feminina encara de frente seu observador.

A correta correspondência de I, II e III é, respectivamente:

  • A. Colinas no Verão, de Don Yuan − O triunfo de Baco, de Velásquez − Almoço sobre a relva, de Édouard Manet.
  • B. Cena do campo, de Jiao Bingzhen − Las Meninas, de Velásquez − Olympia, de Manet.
  • C. A Onda, de Hokusai − Las Meninas, de Velásquez − Aspargo, de Édouard Manet.
  • D. o lutador Onaruto Nadaemon da província de Awa, de Utagawa Kuniaki II − O triunfo de Baco, de Velásquez − Olympia, de Édouard Manet.
  • E. O Sonho, de Akira Kurosawa − Violino e uvas, de Pablo Picasso − Retrato de Emile Zola, de Édouard Manet.

Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes na cidade em que moram.

As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. A intervenção urbana ressignifica o olhar sobre o cotidiano.
  • B. A instalação é um tipo de arte que conta com a interação do público.
  • C. A escala da imagem se relaciona com a arquitetura a seu redor.
  • D. A gigantografia é um exemplo de arte popular espontânea.
  • E. O espaço da instalação incentiva a percepção da desigualdade social.

A metodologia dos Jogos Teatrais de Viola Spolin tem como premissa fundamental a de que

  • A. é direcionada para a capacitação de atores profissionais.
  • B. atende exclusivamente o âmbito escolar e infantil.
  • C. aborda o universo adolescente no treino dramático.
  • D. enfoca a educação de adultos, não necessariamente profissionais do teatro.
  • E. pode ser exercitada por todos que desejam se expressar através do teatro.

Acerca da vida cultural no mundo moderno, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Uma das mais significativas rupturas promovidas pelo Modernismo na tradição arquitetônica ocidental foi a rejeição de elementos ornamentais exteriores e o incremento de uma preocupação funcional com a ambientação do espaço interno das edificações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto acima refere-se a um dos mais importantes movimentos de vanguarda do século XX, para o qual é escolhido um nome que

  • A. está à altura da importância do movimento, que é apoiado pelo interventor político e de modo geral pelo poder instituído na República de Weimar (1956).
  • B. significa tão somente um apelido dado à Marcel Duchamp pelo grupo chamado de dadaísta e que se popularizou pela liderança exercida por este artista nos movimentos de vanguarda europeia.
  • C. carrega simbolismo arcaico, objeto de estudo da antropologia contemporânea e com o qual o conceito de non sense se alinha quanto à sua aplicação funcional.
  • D. é objeto de estudo da psicanálise, então em sua fundação, por abarcar simbolicamente as figuras ligadas às funções materna e paterna, de maneira alternada.
  • E. como diz o poeta Tristan Tzara, não significa nada, e por isso mesmo é a mais acurada representação de um movimento que questiona a razão utilitária aplicada à linguagem, tendo por método a aleatoriedade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...