Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Rizzi (in: BARBOSA et al., 2003), dos anos 1990 em diante, temos aqui no Brasil, sistematizada por Ana Mae Barbosa, uma concepção de conhecimento em artes denominada:

  • A. Proposta Triangular do Ensino da Arte.
  • B. Socialização do Ensino Artístico.
  • C. Proposta Pedagógica Artística.
  • D. Proposta de Ensino Tecnicista.
  • E. Proposta de Expressão Criativa.

De acordo com Richter (in: BARBOSA et al., 2003) acerca do movimento de reflexão da cultura, a diversidade tem sido trabalhada não só dentro da perspectiva do “multiculturalismo” como também através da denominação de _____________, termo que, na opinião da autora, parece mais adequado, pois implica em uma inter-relação de reciprocidade entre culturas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A. interculturalidade
  • B. transversalidade
  • C. transdisciplinaridade
  • D. pluralidade cultural
  • E. interdisciplinaridade

Ferraz e Fusari (1992) sintetizam caraterísticas das abordagens metodológicas de acordo com a nomenclatura do ensino da arte, usada entre as décadas 1970 e 1990. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

( ) A Educação através da Arte vem se caracterizando pelo posicionamento idealista, direcionado para uma relação subjetiva com o mundo.

( ) A Educação Artística preocupa-se com a expressividade individual, com técnicas, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da Arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.

( ) A Arte-Educação apresenta-se como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de Arte nas escolas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F.
  • B. V – F – F.
  • C. V – V – V.
  • D. F – V – V.
  • E. F – F – F.

Ferraz e Fusari (1992) abordam uma concepção de Arte na educação escolar, com mobilidade de conceitos, que auxiliam na fundamentação de uma proposta de ensino aprendizagem, artísticos, estéticos, quais sejam:

  • A. Fazer – simbolizar – comunicar.
  • B. Fazer – representar – exprimir.
  • C. Apreciar – contextualizar – interpretar.
  • D. Apreciar – representar – exprimir.
  • E. Simbolizar – inventar – contextualizar.

Ao oferecer uma visão panorâmica do movimento construtivo- concreto brasileiro, a exposição, com curadoria de Aracy Amaral e Lygia Pape, funda o processo de difusão e institucionalização dessa produção no Brasil e no exterior, tornando-se assim um tópico importante na história das exposições no país.

Realizada em 1977 na Pinacoteca de São Paulo e, em seguida, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, trata-se da exposição

  • A. Nova Objetividade Brasileira.
  • B. Vontade Construtiva na Coleção Fadel.
  • C. Exposição Nacional de Arte Concreta.
  • D. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte.
  • E. O Desejo Construtivo.

Segundo Argan (1992), a corrente Surrealista, produto de uma mentalidade própria da época, teve o “Manifesto” intitulado Le Surréalisme et la peinture publicado em 1928 por:

  • A. Kurt Schwitters.
  • B. Max Ernest.
  • C. Marcel Duchamp.
  • D. André Breton.
  • E. Francis Picabia.

Segundo Pillar (1996), a modalidade de situação de Desenho Espontâneo trata-se de uma atividade não dirigida onde o sujeito é quem determina o que vai realizar graficamente, de acordo com interesses e preocupações próprios. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

( ) O Desenho Espontâneo propicia conhecer o universo simbólico, temático e conceitual da criança.

( ) O Desenho Espontâneo consiste em o experimentador pedir à criança que desenhe alguns objetos ou certas cenas.

( ) Essa modalidade de situação de desenho é amplamente utilizada na Psicologia para conhecer a vida afetiva, a psicomotricidade, a inteligência e a personalidade da criança.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F.
  • B. V – F – V.
  • C. V – V – V.
  • D. F – V – F.
  • E. F – F – F.

Acerca das leituras do desenho da criança, Pillar (1996) destaca dois autores, Luquet e Gardner, que abordaram os estágios de desenho e denominaram o primeiro contato da criança com o desenho de formas distintas, quais sejam:

  • A. Desenho livre e desenho involuntário.
  • B. Desenho voluntário e atividade motora não simbólica.
  • C. Desenho involuntário e atividade motora não simbólica.
  • D. Desenho espontâneo e desenho gráfico.
  • E. Desenho gráfico e atividade simbólica.

A imagem apresenta um trabalho da artista mexicana Frida Kahlo, cuja influência se extendeu pela obra de inúmeras outras artistas europeias e norteamericanas que passaram ou viveram no México nos anos 1930 e 1940. Apesar de sua recusa, muitos historiadores e artistas, como André Breton, atribuem sua produção aos princípios estéticos do

  • A. Concretismo.
  • B. Construtivismo.
  • C. Realismo socialista.
  • D. Surrealismo.
  • E. Dadá.

Em 2015, uma importante mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo exibiu a obra, descrita no excerto e mostrada na imagem, de

  • A. Richard Serra.
  • B. Mira Schendel.
  • C. Ron Mueck.
  • D. José Resende.
  • E. Mona Hatoum.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...